Penso que a civilização dos presídios é o resultado de um sistema social injusto. A desigualdade social profunda existente em nosso país é a parideira da delinquência e do banditismo generalizado. Aliada à ela, temos a indiferença moral que as classes média e a elite brasileira nutrem e sempre nutriram pelas classes populares. As classes populares, por sua vez, encontram-se em profunda apatia, por um lado, cidadania é popularmente vista como um termo que aparece na televisão somente em época de eleição, exatamente para lembrar da obrigatoriedade do voto, por outro, a própria idéia de ser cidadão aparece esvaziada de sentido, já que há o desrespeito governamental constante e generalizado aos direitos básicos do cidadão, tais como, educação, saúde etc..
Num tal estado de coisas, a tendência é o aumento do número de excluídos da sociedade, aumentando, portanto, o número de presidiários, de crimes e delitos, aliás, o exemplo vem da classe governante, constantemente envolvida em crimes de corrupção. A não punição dos responsáveis gera um sentimento de impunidade, e de que a sociedade está entregue a rapinagem.
2007-02-08 03:07:39
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Ola!
Cada "preso" tem sua história familiar e social.
Acredito que se houvesse uma avaliação individual, muito séria, e uma triagem , e também penitenciárias diferenciadas para cada espécie de delito, talvez, fosse possível uma reabilitação.
Mas isso seria a longo prazo e mereceria muita dedicação.
Como nosso país está sofrendo com tantas outras coisas de importância igual ou superior a essa, acho muito difícil que isso se realize.
E o sistema prisional, como está hoje, não proporciona a reabilitação do indivíduo. Ao contrário, acaba por distorcer até os mais caros valores morais e éticos.
Beijinhos
2007-02-08 10:40:17
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Acredito na possível reabilitação de presos primários que tenham sido condenados por crimes não violentos (estelionato, furto de bicicleta e outras coisas do genero.
Preso que matou, estuprou, roubou usando arma de fogo, esses não tem mais conserto, tem que mofar na cadeia.
2007-02-08 10:07:57
·
answer #3
·
answered by fran 7
·
1⤊
0⤋
eu acreditaria na reabilitação se as pessoas presas tivessem que fazer trabalho pesado e braçal, como puxar pedra por exemplo, fazer buraco, trabalhar em minas de carvão, ou como na Argentina, limpar os campos semeados de guanchuma com as mãos. aí sim o sujeito que saísse da cadeia não quereria voltar nunca mais.
2007-02-08 09:53:36
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
♥ Va(v)p♥ -
À primeira vista parece que nossa índole não é favorável à reabilitação, haja vista que as coisas só pioram, o cara entra como ladrão-de-galinhas no presídio e sai doutorado em todo tipo de crime e alta-periculosidade.
A segunda questão traz em si a resposta; infelizmente sim!
Formação de uma classe HOMINAL que beira à bestialidade e a selvageria animal.
Abraços.
2007-02-08 09:41:38
·
answer #5
·
answered by munchausen 7
·
1⤊
0⤋
a reabilitação é possivel mas a sociedade dominate não está de fato interessada nelas as estruturaws prisionais fazem parte de todo um conjunto de estruturas punitivas que visam castigar e não reabilitar a própia arquitetura demontra este caráter repressor, todo ser humano é um processo e assim pode sim se regenerar
2007-02-08 09:34:05
·
answer #6
·
answered by SOSTENES B 1
·
1⤊
0⤋
Sou estranha a este conceito de uma "classe animal".
Acho que a primeira opção caracteriza melhor o fenômeno observado, sobre a vida nos presídios. Aquele espaço demonstra de forma simplificada o loteamento do Estado aqui fora exatamente como vc falou, sem disfarces e hipocrisia.É como um teatro (se não fosse trágico) da vida real. E isso tem relação direta com a sua outra pergunta, sobre a possibilidade de reabilitação dos presos. Oras, se o presídio é um retrato do nosso país, então a reabilitação de seus habitantes passa necessariamente pela reabilitação de toda a nossa sociedade. Mas aí, trata-se de reformas tão profundas que beiram a utopia, infelizmente...
2007-02-08 09:30:24
·
answer #7
·
answered by Claudia N 1
·
1⤊
0⤋
Nos moldes atuais de sistema prisional, não.
Mas é possível, em situação adequada.
2007-02-08 09:22:22
·
answer #8
·
answered by Mary 1
·
1⤊
0⤋
Amiga, aqui no Paraná, teve um deputado que elaborou o modelo perfeito de presídio visando a reabilitação.
Com muito esforço conseguiu erguer esse presídio na região de Foz do Iguaçu.
Quando você olha para aquilo e vê que tratar com dignidade faz nascer a dignidade e que isso não é utópico, realmente é um alívio.
Mas sabe, ninguém quer levar em frente o projeto, pois os políticos da oposição não querem admitir.....blábláblá....você já sabe o resto.
Esse mesmo político autor do projeto, será que o apoiaria se tivesse sido feito por alguém da oposição?
Infelizmente o sistema de governo não favorece o cidadão. Nem mesmo moeda com lastro próprio a gente tem.
Temos que decidir.
Ou políticos, ou vida com dignidade.
2007-02-08 09:14:55
·
answer #9
·
answered by Satori 6
·
1⤊
0⤋
Em outro país até pode ser, mas no Brasil é impossível.
2007-02-08 09:13:49
·
answer #10
·
answered by Valdir 5
·
1⤊
0⤋