English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Pobre não deixará de ser pobre, negro não deixará de escravo, mesmo disfarçado, e a idéia da reabilitação é uma utopia, uma idéia bonita, e só?

Será que somos por natureza, resignados à fatalidade social?

Não fazemos nada para mudar isso

Kisses

(Pergunta baseada em um texto de Veríssimo)

2007-02-07 23:22:09 · 8 respostas · perguntado por Math Girl 7 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

8 respostas

Veríssimo e m-e-r-d-a em matérial de Direito Penal, Sociologia e sistema carcerário são a mesma coisa!
A reabilitação é possível sim, o problema é que entre o que está escrito em nosso Código Penal e o que é feito na realidade há uma ENORME diferença e é aí onde está o X da questão. Muitos dos presos estão ali pois foram coagidos pelas dificuldades diversas da vida aqui em nosso país, outros por crimes passionais e diferentes motivos que indicam que a pessoa não é ruim por natureza, uma reabilitação bem feita daria conta do recado. Essa questão passa também pelas condições de vida que o Brasil dá a sua população, mais educação é igual a menos criminosos, maior distribuição de renda é igual a menos criminosos, mais ofertas de empregos é igual a menos criminosos e assim por diante, mas o que vemos no Brasil? Pouco emprego, má distribuição de renda, educação de péssima qualidade, etc.
Reabilitação é necessária e se for bem feita dá certo! Em todos os países desenvolvidos há nos seus respectivos sistemas penintenciários a idéia da reabilitação, isso aliado a boas condições quando o apenado sai, transforma-se em mais um cidadão que pode viver em paz sua vida, produzindo para a sociedade e pagando impostos, ou seja, reabilitado!
Agora imagine que eu, pai de família que trabalho 8 horas por dia e ganho uns R$ 500,00 para sustentar meus 2 filhos e minha esposa que é dona de casa, estou tomando uma no boteco da esquina em uma sexta-feira à noite para relaxar o estresse da semana, me vem um cidadão e passa a mão na bunda da minha mulher, eu já tendo bebido 6 garafas de cerveja, estava conversando com um amigo meu enquanto ela conversava com a esposa desse meu amigo, ou seja, todos na paz, sem fazer mal a ninguém, certamente que vou ficar p. da vida e sento a mão na cara do infeliz ele revida e começamos uma briga, no meio da confusão eu pego uma cadeira e bato no cara, no meio desse "rebú" não dá para mirar, né? Eu so jogo em direção a ele, essa cadeira bate na cabeça do indivíduo que cai desmaiado, a polícia chega, me leva, me prende, e como o cara ficou em coma com fratura no crânio eu começo a responder por homicídio culposo, sou condenado e vou preso. Agora eu lhe pergunto: eu sou um monstro? Eu não mereço, após pagar minha pena ser reintegrado à sociedade? Será que eu não tenho condições de reabilitação? Ou será que tendo sido por toda minha vida uma pessoa de bem e apenas por ter ocorrido esse incidente eu precise de reabilitação? Nesse caso creio que nem disso eu precise, pois eu não era um criminoso. Temos que passar a ver os apenados como seres humanos e não como monstros.
Sim! Que história é essa que pobre nunca vai deixar de ser pobre? Não vivemos na Idade Média nem na Índia (na Índia há o sistema de castas), através da educação o pobre passa a ser classe média e quem sabe até elite, eu mesmo conheço pessoas que moravam em uma pequenina casa no interior juntamente com 14 irmãos(isso mesmo! 14!) e estudaram, se qualificacam e hoje em dia estão muito bem, obrigado! E a questão dos negros é mais complicada, demorada, mas com luta, consciência e transformação social, ele vão ter espaço digno na sociedade e não estou falando de utopia nem de teoria, isso já ocorre na prática, observe o exemplo dos EUA, da África do Sul...
Cabe a cada um de nós contribuir para que a justiça social seja cada vez menos distante e cabe também principalmente aos donos do poder nesses país!
P.S.: para quem não tinha resposta, recebeu uma bem grande.

2007-02-08 01:49:05 · answer #1 · answered by Marcelus 3 · 2 0

Alguns se reabilitam. Oq podemos fazer pra mudar, se o governo nada faz por quem nunca cometeu delitos(nós meros mortais), ainda mais por quem os cometeu. Afinal, estamos em prisão domiciliar e eles o q fazem? (na verdade cárcere privado) enquanto eles andam com carro blindado e 5 ou 6 seguranças e pior agente q paga tudo isso pra esses calhordas. Pronto desabafei! Vou postar uma pergunta p/outros desabafarem tb.

2007-02-08 09:09:04 · answer #2 · answered by ♫♫♥ ♥ Cristinyr♥ ♫♫♫♫ 7 · 1 0

Eu tenho um pouco a idéia da Zug. Reabilitação só com trabalho, onde vc. possa ocupar o tempo ocioso com produtividade, gerando renda, que possa ser revertida em benefício próprio ou da família. Não adianta colocar "n" seres humanos confinados em pocilgas achando que vão sair dali reabilitados. Nesse sentido é utopia sim.

2007-02-08 09:08:20 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

postei um texto enorme, e sua pergunta foi excluída,
O presídio não passa de (escola, faculdade do crime), caramba, existem muitas regalias lá dentro, o que vemos aqui fora não é bem condizente com a realidade, ( fora a febem), muita injustiça, misturada com ganância e poder, mais tempo de prisão , teríamos que reformular o código penal, construir mais penitenciarias, separar o condenado do que esta esperando o julgamento, separar os presos por artigo ,,pra depois usar a mão de obra em pro deles e da nação, para quando saírem estarem reintregrados na sociedade
bjão baby

2007-02-08 09:08:12 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Não pois depende apenas da boa vontadade dos Gorvenartes
pese nisso beijos ler.

2007-02-08 17:07:12 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Va(v)p, AMEI sua pergunta, é uma pena que o tema não gere muito interesse na maiorira... prova da verdade que Veríssimo tratou.
Eu sou 100% A FAVOR da reabilitação por meio do trabalho.
Eles poderiam estar sendo úteis construindo móveis pra escolas públicas e etc... e não passariam TANTO tempo no marasmo...
Nem pra nós faz bem ficar `morgando´ sem fazer nada, imagina pra quem tem umas `roscas´ a menos na cabeça, já matou, roubou etc...????

Não acho utopia, o q existe é MÁ vontade por parte dos políticos que decidem o que fazem com o $ nosso!!!
Em vários países o trabalho nos presídios funciona. Aqui tb poderia funcionar... $ não falta, afinal, estamos na lista dos primeiros do mundo que pagam mais impostos..

2007-02-08 08:59:51 · answer #6 · answered by Zug♪ 6 · 1 1

sou totalmente a favor da reabilitação.
todo ser humano tem que se sentir útil.
falar ou ver em uma telinha de tv,não é o suficiente para expressar o que se passa em uma penitenciaria,só mesmo vendo para crer!coisas que a mídia não mostra!!porque? talvez não seja do interesse do nosso governo....quem sabe?

2007-02-08 13:03:39 · answer #7 · answered by Brunna S 1 · 0 1

Acho que a idéia de reablilitação faz parte da maioria dos brasileiros, até pelo fato de sermos um país cristão creio que a idéia de "perdão" , própria do cristianismo, contribuí para formação desta índole. POr outro laDO, paradoxamente, este mesmo cristianismo é um dos responsáveis pelo nosso gritante conformismo diante do "fatalismo social", baseado do mesmo jeito na idéia de perdão. É isso.

2007-02-08 09:45:15 · answer #8 · answered by Arthur R 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers