* Creio que passa pela aplicação efetiva da amplitude dessa contextualização da psicopdagogia na educação.
É muito comum, na educação escolar, que os chamados fatores intervenientes no processo de aprendizagem estejam associados aos chamados “problemas”, “dificuldades”, distúrbios”, “deficits ou deficiências” no ato de aprender. Fatores esses existentes no sujeito que aprende e que acabam como portadores de uma “síndrome que precisa ser tratada”, com o encaminhamento para especialistas de diferentes áreas.
A Psicopedagogia vai levar-nos a questionar sobre as dinâmicas de funcionamento que possam estar na base dessa questão, ou, por outro lado, mobilizam-se sentimentos de impotência e inoperância em pais e professores, geralmente acompanhados de uma questão: “Onde foi que eu errei ???”
Com esta reflexão poderemos descobrir novos caminhos de sucesso nas várias vertentes educacionais!.....
Creio que esse caminho pode ser uma boa vertente para a educação e mudança de qualquer país... que pretende ser mais justo, mais coerente e humanizado...
2007-02-15 12:55:43
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Psicopedagogia é um estudo que se constrói a partir de dois saberes e práticas, quais sejam a pedagogia e a psicologia. O campo dessa mediação recebe também influências da lingüística, da semiótica, da neuropsicologia, da psicofisiologia, da filosofia humanista-existencial e da medicina.
No Brasil vivencia-se ainda a luta, para que se regulamente a profissão de psicopedagogo, de modo que este seja formado em cursos de pós-graduação e de graduação, a exemplo do que já acontece em Portugal.
Em 2005 foi reconhecido o primeiro curso de graduação em psicopedagogia nível graduação oferecido pela PUC/RS. Nesta época o Brasil já contava com outros cursos em andamento: no Centro Universitário La Salle,(Canos, RS) , no Centro Universitário FIEO (Osasco, São Paulo). Além desses , em 2006 foi recomendado pela CAPES o primeiro mestrado acadêmico com área de concentração em psicopedagogia._ A regulamentação brasileira tem avançado a partir do Projeto de Lei nº 128/2000 e da Lei nº 10.891.
veja mais no site citado abaixo...
2007-02-15 08:00:26
·
answer #2
·
answered by cemporcentoelda 3
·
0⤊
0⤋
Vou estudar um pouco este assunto PSICOPEDAGOGIA, daqui
a uns 3 ou 4 anos, volto para lhe explicar, os efeitos catastróficos
que o mesmo trará para a educação.
Perguntinha ..........
2007-02-12 17:44:54
·
answer #3
·
answered by Denis 6
·
0⤊
0⤋
A Psicopedagogia busca compreender a dificuldade da aprendizagem, muitas vezes os pais dão tudo para os filhos, mas não conseguem detectar aonde existe um problema ou até mesmo um bloqueio que terá de ser trabalhado. Precisamos de uma educação de qualidade, pois nossas crianças são o futuro do nosso País.
2007-02-08 11:10:51
·
answer #4
·
answered by Rejanesimioli 1
·
0⤊
0⤋