Para responder sua pergunta, primeiro devemos nos perguntar: chifres existem ou são coisas que colocam na sua cabeça?
Em minhas pesquisas descobri que chifres (de veados, por exemplo) sao formações epidérmicas e cornos (de boi) são formações ósseas. Portanto, chifres são coisas que colocaram na sua cabeça...
Chifres crescem e caem com o tempo, mas cornos são eternos... Mas pra quem levou um corno e acha que nunca vai perder, existe uma operaçao para tirar o chifre do boi, se chama mochar, voce corta o chifre na base e cauterisa com um ferro quente.
Os chifres geralmente começam a crescer no final do inverno, atingindo tamanho máximo no final da primavera e verao. Geralmente se quebram e caem no outono. Já os cornos sao para sempre e aparecem tanto em machos quanto femeas.
As vacas, galinhas e outras definições por aí não têm chifres, elas produzem serialmente... Assim como cachorros, cafajestes... A vaca na verdade deve colocar o chifre no boi, que por definição, é um touro castrado. Daí, talvez, esse nosso costume de chamar de chifrudo um sujeito traído> Aprendemos na escola que o boi é marido da vaca, e é ele quem tem os cornos, porém ele é castrado, e a vaca pula a cerca e foge pro curral do vizinho touro.
Espero ter esclarecido sua dúvida. ;)
2007-02-08 20:04:41
·
answer #1
·
answered by La Française 2
·
1⤊
0⤋
Da concepção popular associado a imagem ao sofrimento que é colocado na cabeça daquele que passa por esse tipo de experiência, no sentido que desorganiza sua cabeça e sua própria vida, como se estivesse sendo a imagem daquele que carrega algo que nao sabe sobre a cabeça. A imagem dos chifres é mitológica em relação ao macho. Ou seja no meu entender, foram feridos os brios do homem.
2007-02-10 18:42:06
·
answer #2
·
answered by ÍNDIO 7
·
0⤊
0⤋
Essa não é a questão,eu queria saber é por que mandam o traído frudo calar a boca,chiiifrudo
2007-02-09 07:01:25
·
answer #3
·
answered by Sonne 3
·
0⤊
0⤋
Não sei se e verdade, mas já li em um livro que esse termo veio te um homem que foi chifrado por um touro e ficou impotente, e por isso a mulher o traiu com um trabalhador da fazenda
2007-02-08 20:41:05
·
answer #4
·
answered by . 3
·
0⤊
0⤋
Não sei bem, mas é assim também na Itália e na Espnha, sugerindo origem latina. Imagino eu que tenha a ver com a indiferença dos machos de um rebanho de cabras ou ovelhas em ver suas fêmeas usadas pelos pastores para bestialismo.
2007-02-08 20:21:32
·
answer #5
·
answered by chefeclin 7
·
0⤊
0⤋
Chifrudo ou corno, é aquele ou aquela que é traído, sendo o terceiro o famoso RICARDÃO ou the big richard, para os americanos do norte e ingleses. Talvez nos primórdios da civilização ou mesmo os Vikings, que usavam capacete com chifres, tenham inventado essa denominação. Talvez, ainda, na região de pecuária, pelo fato de o touro cobrir até quarenta vacas, e tendo ele grandes guampas, cornos ou chifres, e sendo dono de um harém, inverteram-se as bolas e chifrudo ficou sendo ele e não as outras trinta e nove vacas (a maioria é de fêmeas, então a palavra do chifrudo ficou ofuscada)
2007-02-08 20:15:03
·
answer #6
·
answered by ciririka 7
·
0⤊
0⤋
Maninho, chifrudo vem do veado com sua extensa galharda e como o bichinho vive com a bundinha empinada para cima, associou-se que o veado não mete, mas dá! Aí, se a mulher tem um homem que não mete, então ela procura outro e o seu parceiro acaba se passando por veado, ou seja, chifrudo.
2007-02-08 17:44:42
·
answer #7
·
answered by kareca 4
·
0⤊
0⤋
Deve ser porque, chifre, o único que não vê é quem tem.
2007-02-08 05:49:14
·
answer #8
·
answered by frankestein 6
·
0⤊
0⤋