English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-07 06:47:05 · 9 respostas · perguntado por dani_onlline 1 em Artes e Humanidades Artes Visuais Escultura

9 respostas

A estátua de 38 metros de altura e mais de mil toneladas levou cinco anos para ser construída. Pode-se dizer que ela foi criada a seis mãos. O engenheiro Heitor da Silva Costa fez o primeiro projeto, o artista plástico Carlos Oswald se encarregou do desenho final e o escultor francês Paul Landowski modelou as peças que compõem a estátua. Sua construção começou a ser planejada em 1921, quando religiosos e autoridades do governo se reuniram em uma associação chamada Círculo Católico, no Rio de Janeiro, para discutir a idéia. Dois anos depois, foi realizado um concurso de projetos, vencido por Heitor da Silva Costa, e uma campanha nacional arrecadou fundos para a obra. Além do Corcovado, o Pão de Açúcar e o Morro de Santo Antônio também foram lembrados como possíveis pontos para o monumento. A vontade de integrar a obra à natureza, porém, favoreceu a primeira montanha, cercada por uma bela porção de Mata Atlântica. Segundo o projeto original, o Cristo deveria segurar o globo terrestre em uma mão e uma cruz na outra. Mas a idéia de fazê-lo com os braços abertos caiu no gosto da população carioca e acabou prevalecendo. A construção de fato só teve início em 1926. A cerimônia de inauguração da estátua, em dia 12 de outubro de 1931, foi, obviamente, cheia de pompa, contando com a presença do então presidente Getúlio Vargas. Havia ainda um plano para que o ilustre cientista italiano Guglielmo Marconi - inventor do telégrafo sem fio e nome fundamental no desenvolvimento do rádio - acionasse, diretamente da Itália, as luzes que iluminariam o Cristo.
A idéia mirabolante partiu do jornalista Assis Chateaubriand, que combinou com Marconi que ele, a partir de um iate na baía de Nápoles, emitiria um sinal elétrico que seria captado por uma estação na Inglaterra e retransmitido para uma antena em Jacarepaguá, de onde as luzes seriam acesas. Mas o mau tempo não permitiu que esse artifício tão engenhoso fosse colocado em prática - um contratempo curioso, mas insignificante para a história do monumento que se tornaria símbolo do Rio de Janeiro e do Brasil em todo o planeta.
Obra de mestre

1. A estátua foi feita na França pelo escultor francês Paul Landowski - pois acreditava-se, na época, que profissionais brasileiros não teriam experiência para executar a obra. Antes de a obra ser trabalhada em seu tamanho original, foram preparadas várias maquetes de gesso - como a que aparece na foto acima. À direita, a poetisa Margarida Lopes de Almeida, cujas mãos serviram de modelo para as do Cristo
2. A estátua veio da França para o Brasil em pedaços. Só a cabeça era composta por 50 peças e cada uma das mãos media 3,2 metros de comprimento. Para levar esses objetos gigantes ao alto do Corcovado, foi usado o trem que ligava o morro à parte baixa do Rio de Janeiro, ferrovia existente desde o final do século XIX
3. Gigantescos andaimes de madeira e ferro permitiam aos operários o acesso aos pontos mais altos da obra, enquanto as peças eram erguidas por um sistema de cabos e roldanas. As várias partes do Cristo eram ocas e foram encaixadas aos poucos na estrutura metálica montada para sustentar o peso da estátua
4. A primeira parte a ficar pronta foi a cabeça. O Cristo foi surgindo, portanto, de cima para baixo. Todas as peças da parte externa foram revestidas com pastilhas de pedra-sabão, material que, apesar de ser facilmente riscado, resiste bem ao tempo e às variações de temperatura

2007-02-07 06:56:50 · answer #1 · answered by Raphael M 6 · 0 0

Os pedreiros. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.

2007-02-07 06:50:48 · answer #2 · answered by baretta 6 · 2 0

Importante que se diga que quem venceu o Concurso para escolha da Estátua que ficaria no topo do Corcovado foi o Escultor Lorenzo Petrucci com uma obra na qual Cristo segurava a Cruz com uma mão e o mundo com a outra e não Heitor da Silva Costa.

2014-02-27 09:56:11 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Gostaria de alguma informação sobre os nomes e serviços que prestaram os artífices operários que trabalharam na obra do Cristo Redentor, pois, tive notícia recente que meu avô paterno, que nasceu na Europa, provavelmente na Áustria, era pintor de afrescos e telas, trabalhou na construção do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Se alguém puder me orientar como saber, agradeço muito!

2014-02-05 00:52:18 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

A diretora de cinema Maria Izabel Seabra de Noronha apresentou na reunião do Conselho Diretor do Clube do dia 23 de outubro o documentário "A construção do Cristo Redentor – 75 anos".

Antes da exibição, Maria Izabel disse que a história da construção do Cristo Redentor vem sendo "mal contada" nos últimos anos.

– Pelas pesquisas que tenho desenvolvido nos jornais, a história se perdeu por volta de uns 30 anos atrás. A construção da estátua do Cristo Redentor, que sempre ouvi ser obra do meu bisavô, Heitor da Silva Costa, no conhecimento popular era presente do governo francês e obra de um francês.

Segundo ela, as pesquisas também foram feitas no Clube de Engenharia por ser o único lugar onde ainda existem as plantas originais do Cristo Redentor.

O documentário enfatiza que a obra foi construída por um brasileiro e com dinheiro de brasileiros, com o intuito de comemorar o primeiro centenário da independência política do país. Segundo a diretora, a idéia era comemorar a data com um monumento "em honra e glória a Jesus Cristo Redentor", como dizia seu bisavô.A partir daí foi feita uma concorrência para a escolha do melhor projeto e do melhor lugar para construí-lo, resultando daí a preferência pelo Corcovado.

2007-02-09 06:35:02 · answer #5 · answered by Abiel-the face 3 · 0 0

resposta
Cristo Redendor=A estátua do Cristo Redentor fica a 709 metros acima do nível do mar, e se localiza na cidade do Rio de Janeiro, no topo do morro do Corcovado. Dos 38 metros da estátua, oito deles estão no pedestal. Foi inaugurado às 19:15 do dia 12 de Outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras.
História=A construção de um monumento religioso no local foi sugerida pela primeira vez em 1859, pelo padre lazarista Pedro Maria Boss, à Princesa Isabel. No entanto, apenas retomou-se efetivamente a idéia em 1921, quando se avizinhavam as comemorações pelo centenário da Independência.

A estrada de rodagem que dá acesso ao local onde hoje se situa o Cristo Redentor foi construída em 1824. Já a estrada de ferro teve seu primeiro trecho (Cosme Velho-Paineiras) inaugurado em 1884. No ano seguinte, 1885, o segundo trecho foi concluido, completando a ligação com o cume. A ferrovia, que tem 3.800 metros de extensão, foi a primeira ser eletrificada no Brasil, em 1906. Pedra fundamental=A pedra fundamental da estátua foi lançada no dia 4 de abril de 1922, mas as obras somente foram iniciadas em 1926. Dentre outras pessoas que colaboraram para a sua realização, podem ser citados o engenheiro Heitor da Silva Costa (autor do projeto escolhido em 1923), o artista plástico Carlos Oswald (autor do desenho final do monumento) e o escultor francês de origem polonesa Paul Landowski (executor da escultura).

Alguns historiadores especulam que o monumento seria um presente da França para o Brasil em resposta a alguma tentativas de invasão.[1]
Inauguração=Na cerimônia da inauguração estava previsto que a iluminação do monumento seria acionada a partir da cidade de Nápoles, de onde o cientista italiano Guglielmo Marconi emitiria um sinal elétrico que seria retransmitido para uma antena situada no bairro carioca de Jacarepaguá, via uma estação receptora localizada em Dorchester, Inglaterra. No entanto, o mau tempo impossibiltou a façanha, e a iluminação foi acionada diretamente do local. O sistema de iluminação original foi substituído duas vezes: em 1932 e no ano 2000.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) em 1937, o monumento sobre obras de recuperação em 1980, quando da visita do papa João Paulo II e novamente em 1990. Outro conjunto de obras importantes foi feito em 2003, quando foi inaugurado um sistema de escadas rolantes para facilitar o acesso à plataforma de onde se eleva a estátua.
Símbolo=Conhecido como símbolo não só da cidade do Rio de Janeiro, mas também do Brasil, a estátua do Cristo Redentor tem seus direitos de uso comercial pertencentes à Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro, embora haja disputa por parte dos herdeiros dos envolvidos na concepção da obra. Há que se observar, ainda, que a estátua está situada em logradouro público, estando portanto sujeita a ter sua imagem captada pelas lentes dos milhares de turistas que a contemplam e que trasformam este ponto turístico numa verdadeira "torre de Babel". Atualmente, existe uma disputa internacional com mais de vinte outros monumentos, o título de uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.[2] Construção=A construção do Cristo Redentor ainda é considerada uma dos grandes capítulos da engenharia civil brasileira.O dono do projeto levou sua vida inteira construindo a estátua.

2007-02-09 00:26:33 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Foram os pedreiros sob a batuta do engenheiro Heitor da Silva Costa, autor do projeto, que passou sua vida inteira construindo a obra, considerada um dos grandes capítulos da Engenharia Civil brasileira. A contrução teve início em 1926 e foi inaugurada em 1931. E cá pra nós, é simplesmente uma maravilha!!!!!!!!!!!

2007-02-07 06:59:07 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Chuck Norris construiu o cristo!

pois ele belisca o muro, fala blaile, e acesa internet atravez de uma calculadora!

2007-02-07 06:58:17 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

e operários.

2007-02-07 06:53:59 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers