Movimento
Em Física, movimento é a variação de posição espacial de um objeto ou ponto material no decorrer do tempo.
* 1 Necessidade de referencial
* 2 Estudo do movimento
* 3 Notas Históricas
* 4 Ver também
Necessidade de referencial
O movimento é sempre relativo. Se não se tomar um referencial, não se poderá dizer se algo está em movimento ou parado. A necessidade do referencial pode ser entendida a partir do seguinte exemplo:
Imagine-se um pombo descansando sobre um árvore no centro de São Paulo. Aparentemente ele está parado. Porém a Terra continua girando em torno do Sol, e tudo que está sobre a superfície terrestre também se move. Logo, em relação ao Sol - mesmo tão distante ele pode ser considerado - o pombo está se deslocando conforme o tempo passa: em movimento. Se considerarmos o movimento realizado pela Via Láctea em relação a outras galáxias, o pombo está se movimentando também.
Se o pombo ficar confuso e sair voando da árvore, estará em movimento em relação à arvore, ao Sol (a não ser que chegue a velocidade de translação do planeta e em sentido contrário, o que é improvável) e às outras galáxias. O exemplo serve para ilustrar também o princípio pelo qual é possível considerar A em movimento com relação ao referencial B, ou B em movimento em relação ao referencial A: se o pombo for tomado como referencial, o Sol e as galáxias é que estão se movendo. A partir da constatação da expansão ou contração do universo, há um consenso na Física em aceitar que nada está em repouso absoluto.
Estudo do movimento
A ciência Física que estuda o movimento é a Mecânica. Ela se preocupa tanto com o movimento em si quanto com aquilo que o faz existir, inexistir ou cessar. Se abstraírem-se as causas do movimento e preocupar-se apenas com a descrição do movimento, ter-se-á estudos de uma parte da Mecânica chamada Cinemática (do grego kinema, movimento). Se, ao invés disso, buscar-se compreender as causas do movimento, as forças que movem ou cessam o movimento dos corpos, ter-se-á estudos da parte da Mecânica chamada Dinâmica (do grego dynamis, força). Existe ainda uma disciplina que estuda justamente o não-movimento, corpos parados: é a Estática (do grego statikos, ficar parado).
Notas Históricas
* Movimento Segundo Aristóteles
Segundo Aristóteles todos os corpos celestes no Universo possuíam almas, ou seja, intelectos divinos que os guiavam ao longo das suas viagens, sendo portanto estes responsáveis pelo movimento do mesmo. Existiria, então, uma última e imutável divindade, responsável pelo movimento de todos os outros seres, uma fonte universal de movimento, que seria, no entanto, imóvel. Todos os corpos deslocar-se-iam em função do amor,do amor,do amor, o qual nas últimas palavras do Paraíso de Dante, movia o Sol e as primeiras estrelas. Aristóteles]] nunca relacionou o movimento dos corpos no Universo com o movimento dos corpos da Terra.
* Movimento Segundo Galileu
Foi este italiano quem primeiro estudou, com rigor, os movimentos na Terra. As suas experiências permitiram chegar a algumas leis da Física que ainda hoje são aceites. Foi também Galileu que introduziu o método experimental: Na base da Física, estão problemas acerca dos quais os físicos formulam hipóteses, as quais são sujeitas à experimentação, ou seja, provoca-se um dado fenómeno em laboratório de modo a ser possível observá-lo e analisá-lo cuidadosamente. Galileu procedeu à várias experiências, como deixar cair corpos de vários volumes e massas, estudando os respectivos movimentos. Tais experiências permitiram-lhe chegar a conclusões acerca do movimento em Queda Livre e ao longo de um Plano Inclinado. Também o estudo do movimento do pendúlo, segundo o qual concluiu que independentemente da distância percorrida pelo pêndulo, o tempo para completar o movimento é sempre o mesmo. Através desta conclusão construiu o relógio de pêndulo, o mais preciso da sua época.
* Movimento Segundo Isaac Newton
Foi Isaac Newton quem, com base nos estudos de Galileu, desenvolveu os principais estudos acerca do movimento, traçando leis gerais, que são amplamente aceites hoje em dia. As leis gerais do movimento, enunciadas por Newton são:
Primeira Lei de Newton: Também conhecida como Lei da Inércia, enuncia que:
"Todo corpo continua no estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme, a menos que seja obrigado a mudá-lo por forças a ele aplicadas."
Segunda Lei de Newton: Também conhecida como Lei Fundamental da Dinâmica, enuncia que:
"A resultante das forças que agem num corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleração adquirida."
Terceira Lei de Newton: Também conhecida como Lei de Acção-Reacção, enuncia que:
"Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto à força que aplicou em B."
Tais leis são fundamentais no estudo do movimento em Física, e são essenciais na resolução de problemas relacionados com movimento, velocidade, aceleração e forças, em termos concretos.
...
2007-02-09 12:52:08
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
5⤊
0⤋
movimento é quando a distancia entre o referêncial e o observavel muda e repouso é quando não muda... simples...
2007-02-10 23:30:49
·
answer #2
·
answered by Alexandre 3
·
0⤊
0⤋
Repouso é a ausência de movimento e vice-versa.
2007-02-10 15:55:27
·
answer #3
·
answered by Antônio Gouveia 7
·
0⤊
0⤋
A quantidade de energia cinética do corpo.
2007-02-08 05:51:01
·
answer #4
·
answered by Obs. Phoenix 7
·
0⤊
0⤋
A maior diferença é o referencial, isto é, algo pode estar em movimento em relação a um referencial e em repouso em relação a outro.
Ex.: A Lua está em movimento se você está na Terra, contudo, se estiver na Lua ela está em repouso em relação a você.
Entendeu? Por isso se chama movimento relativo.
2007-02-07 23:30:58
·
answer #5
·
answered by Belphegore 5
·
0⤊
0⤋
repouso é quando um móvel se encontra completamente parado e movimento é quando este móvel começa a se desloca ou no caso do movimento circular muda a direção.
2007-02-07 18:05:13
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Primeira Lei de Newton
Princípio da Inércia
"Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele"
Esse princípio indica que a velocidade vetorial de um ponto material, não varia. Se o ponto estiver em repouso permanece em repouso e, se estiver em movimento, permanece com velocidade constante realizando movimento retilínio e uniforme. Na prática não é possível obter um ponto material livre da ação de forças. No entanto, se o ponto material estiver sujeito a nenhuma força que atue sobre ele, ele estará em repouso ou descreverá movimento retilínio e uniforme. A existência de forças, não equilibradas, produz variação da velocidade do ponto material.
A tendência que um corpo possui de permanecer em repouso ou em movimento retilínio e uniforme, quando livre da ação de forças ou sujeito a forças cuja resultante é nula, é interpretada como uma propriedade que os corpos possuem denominada Inércia.
Quando maior a massa de um corpo maior a sua inércia, isto é, maior é sua tendência de permanecer em repouso ou em movimento retilínio e uniforme.
Portanto, a massa é a constante característica do corpo que mede a sua inércia.
Um corpo em repouso tende, por sua inércia, a permanecer em repouso. Um corpo em movimento tende, por sua inércia, a manter constante sua velocidade.
Exemplo:
Um foguete no espaço pode se movimentar sem o auxilio dos propulsores apenas por Inércia.
Quando os propulsores do foguete são desligados ele continua seu movimento em linha reta e com velocidade constante.
2007-02-07 15:31:47
·
answer #7
·
answered by Julio Jr 4
·
0⤊
0⤋
A diferença entre repouso e movimento está nos diferentes pontos de vista dos observadores. Um objeto pode estar em repouso e em movimento ao mesmo tempo.
Imagine um trem que esteja correndo muito pelos trilhos de uma ferrovia. Uma pessoa sentada na estação vê o trem passar e afirma que ele está em movimento. Uma outra pessoa, sentada numa poltrona do trem, diz que o trem está parado. As duas pessoas têm razão.
Movimento é quando a posição do objeto muda com o tempo. Repouso é quando não muda. Como a posição depende do referencial do observador, o movimento também depende.
.
2007-02-07 15:04:10
·
answer #8
·
answered by Tau Ceti 5
·
0⤊
0⤋
Pela lógica repouso significa parado,descansando,aguardando e movimento o próprio nome já explica,correndo em circulação.,indo, vindo etc
2007-02-07 14:29:28
·
answer #9
·
answered by sesse 4
·
0⤊
0⤋
No repouso a gente fica esperando as coisas cairem do céu de mãos beijada, e em movimento nós corremos atrás pra conquistar , batalhamos, vamos pra guerra , támu sempre na luta ... sem sermão
2007-02-07 14:23:50
·
answer #10
·
answered by ? 2
·
0⤊
1⤋