Quando foi?Desde que se criou a sociedade nas mais antigas civilizações e culturas. Só que os problemas apareciam de outras formas que não a do materiliasmo e consumismo (que são pragas que contagiam muitas pessoas tornando-as artificiais, rasas, sem conceitos e valores),e sim com o reflexo do que se acreditava na época.
Na sociedade atual os conceitos ultrapassados entram choques com os novos ou mais diferentes valores vigentes que implicam em não conseguir manter uma estrutura familiar sem ter os valores familiares (isso é óbvio).
Se refletirmos é possível entender que não adianta querer casar e ter um a família quem não possui valores familiares que exigem fidelidade, compromissos e as inevitáveis responsabilidades de uma família.
Não estou dizendo ser errado quem não se casa e não estrutura sua família.. pois vc pode adotar uma criança...e continuará a ter que possuir os valores que citei acima.
Se uma pessoa não consegue ser fiel ao seu parceiro ou não está pronto para assumir responsabilidades e compromissos (o que não quer dizer que é errado) então pense antes e não se case (pois a pessoa pode até separar-se de seu parceiro, mas filho é para sempre).
Juntando tudo que descrevi acima mais o fato de nossa sociedade atual ser extremamente materialista e consumista como é que se poderás criar um filho sem estabelecer alicerces éticos e/ou espirituais em nossa conduta???
Vivemos numa sociedade e cada criança que não possuir boa estrutura e formação será em potencial mais uma pessoa desajustada em nossa sociedade... trazendo problemas no convívio.
Não é errado não possuir valores familiares e sim querer construir uma família sem ter noção que não possui conceitos e valores adequados para isso.
Cada um teM o direito de ser e fazer o que quiser desde que não deixe os problemas para os outros resolver.
Abraço
2007-02-07 02:48:29
·
answer #1
·
answered by Rainha 6
·
2⤊
0⤋
é que houve um "amadurecimento" social e com ele, a corrupção e imoralidade, em uma sociedade capitalista que só visa o lucro, independente do ser e de sua formação, em sentido aos sentimentos. eu ainda consigo preservar alguns, entre familiares e amigos, pois já passei da fase em que o material.....supera os sentimentos. consigo conviver com isso, e estou habituando meus filhos a isso. mas tem vezes que vejo o sofrimento que causa a eles a perca de um bem material, ou a frustração de não poder adquirí-lo.
um beijinho carinhoso. kelly
seu amigo. ete.
2007-02-08 05:52:52
·
answer #2
·
answered by ete 5
·
1⤊
0⤋
Em parte, a culpa é dos pais...
Tudo porque nossos pais viveram no período da ditadura militar (podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.), por isso, passaram por momentos difíceis na vida.
Por causa disso, nossos pais querem dar pra gente o que eles não poderam ter. Todo pai é assim... dá ao filho aquilo que ele não teve condição de ter ou ganhar!
O que acontece é que, este comportamento, "estraga" os filhos, ou melhor, atrapalha na educação dos mesmos. Dar algo em troca de abraços ou de notas no colégio é o pior jeito de ensinar seu filho sobre a vida...
Um pai que age assim, passa ao filho a idéia que, tudo na vida é fácil de se conseguir, basta apenas chorar, bater o pé, tirar boas notas (que é obrigação do filho e estudante), etc...
Como os pais não tiveram luxo, então, querem dá-lo ao filho, mas, tudo tem limites, pois, o filho precisa entender que tudo nesta vida tem que ser merecido. Portanto, quando ele ganha um presente sem ter se esforçado, sem merecê-lo, não aprende o valor das coisas, incluindo o valor dos amigos (as amizades são por interesse, por causa de uma vídeo game, uma moto ou carro, um celular, um mp3 player...), o valor da família (família é chata, é careta, pais babacas e fáceis de enganar...), o valor pessoal (a cada dia que passa a auto estima dos jovens está diminuindo assustadoramente, por causa disso, eles necessitam de algo que chame a atenção dos colegas e das garotas, ou seja, não conseguem fazer amizades simplesmente pelo jeito de ser, pelo caráter ou educação...). Enfim, quando não se batalha por uma coisa, esta coisa não possui valor agregrado a ela, isto quer dizer que, tudo hoje em dia é descartável... por exemplo: se o meu celular é inferior ao do meu amigo, então ele não presta mais, pois está defasado, daí eu compro um melhor do que o dele e por aí vai...
2007-02-07 10:33:19
·
answer #3
·
answered by Danilo M. 4
·
1⤊
0⤋
Estes são sos valores de uma geração corrompida pelos meios de comunicação que valorizam sistematicamente o "ter" e ignoram o "ser". São os valores de uma geração; a nossa, que aprendeu erradamente que cada um tem que ser feliz do jeito que achar melhor, mesmo que pra isso, tenham que ir de encontro aos saudáveis padrões de comportamento ensinados por nossos pais. São os valores de uma geração que já encontrou tudo pronto: Casa dos pais pra continuar vivendo na fase adulta; grandes transformações políticas do país, já estabelecidas, cama arrumada, comidinha pronta sem ter nenhuma obrigação com nada, nem com ninguém. São os valores da geração "Big Broder"; da geração "Malhação" e da geração "Super Pop".
2007-02-07 09:43:03
·
answer #4
·
answered by Chaticha 3
·
1⤊
0⤋
Ai, nem me fale!
Que saudade do tempo em que um abraço era melhor que um brinquedo! Saudade da época em que as crianças brincavam descalças no quintal! Dos dias em que só descobríamos algo sobre o sexo, a sedução, quando estávamos biologicamente um pouco mais preparados para isso.
Bons tempos esses em que a família se reunia em torno da mesa para uma refeição e se divertia com as brincadeiras das crianças, as piadinhas dos adolescentes, as histórias do pai, a sabedoria da mãe!
Pra onde foram esses valores? Não sei. Peço a Deus sabedoria para poder ensiná-los aos meus filhos, mesmo que eu tenha que nadar contra a maré do mundo, mesmo que eu tenha de assumir uma postura de contra-cultura. Mesmo que eu tenha de ouvir estúpidos sociólogos falarem que o modelo família era ridículo e que "felizmente" eles estão caindo (quem foi que deu diplomas a esses caras?). Cresci em família e foi muito bom! Minha esposa cresceu numa família desestruturada e sofreu muito por isso. É uma pena submetermos nossas crianças a esses valores ridículos.
2007-02-07 08:59:40
·
answer #5
·
answered by Cleber S 2
·
1⤊
0⤋
Tudo começou quando a maioria esqueceu-se de exercer um ensinamento muuuito importante que Jesus nos passou...
Amar e respeitar ao próximo...
As pessoas hoje em dia só pensam em sí mesmas!
Não ouvimos mais falar que alguém deu a vida por um amigo, ou por um filho, ou até mesmo por um amor...
O mundo de hoje é mesquinho e o material está sobrepondo o que é espiritual!
Jesus nos ensinou que bem-aventurado é aquele que é simples e humilde, sem ganâncias e sem arrogância, mas pouquíssimos se preocupam com isso.
Se a humanidade pensasse um pouquinho mais, veria que o nosso tão desrespeitado mundo está começando a revidar!!! As catástrofes estão aí de prova, o mundo não está mais aguentando tanta desordem, tanta ignorância, tanta arrogância, tanta ganância!!!!
Tudo é por nossa culpa, estamos com os olhos fechados para o mundo à nossa volta, mas com os olhos bem abertos para os nossos tão queridos bens materiais...
Os pais não ensinam mais o valor da alma, não ensinam os filhos que tudo o que querem tem que batalhar, não ensinam que Jesus foi alguém qe não tinha nada neste mundo, mas tinha tudo dentro de sí, tudo o que ele precisava era acreditar em sí mesmo e em Deus.
Temos que pensar mais no próximo, ajudar quando for preciso, dar-se para que recebamos respeito e carinho...
Não só pensar-mos em nós mesmos, pensar que temos um mundo para cuidar e sa cada um fizer sua parte, quem sabe o amanhã não será glorioso!!!!!!!
2007-02-07 10:10:02
·
answer #6
·
answered by Vivy 3
·
0⤊
0⤋
Kelly! grande parte dessa culpa é dos pais, tem que dar o material mas ensinar os filhos a dar valor as coisas mais importantes que é o amor e o carinho, e mostrar que o materialismo não é tudo nessa vida, que a família vale muito mais.A maioria dos pais satisfazem os filhos materialmente e nem sequer dialogam com esses filhos.
2007-02-07 09:13:40
·
answer #7
·
answered by Vilma 7
·
0⤊
1⤋
minha culpa,minha máxima culpa.
2007-02-07 08:51:22
·
answer #8
·
answered by kanseideilusoes 4
·
0⤊
1⤋