Todos. Visto q todos são formados por células e todas as celulas sofem osmose...
2007-02-07 06:18:46
·
answer #1
·
answered by silvania 2
·
0⤊
0⤋
A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com gradientes de concentração diferentes, muito importante na manutenção da vida de uma célula. A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico( menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos). A osmose ajuda a controlar o gradiente de concentração de sais em todas as células vivas. Este tipo de transporte não apresenta gastos de energia por parte da célula, por isso é chamado de transporte passivo. Quando uma célula é colocada num meio hipertônico, esta perde volume através de osmose ( estado de plasmólise ). Porém, quando colocada em meio hipotônico, a célula aumenta o volume ( estado de turgencia ) . Nas células animais, por vezes, a entrada de água supera a elasticidade da membrana e a célula arrebenta ( lise celular ). Esta situação não se dá em células vegetais devido á existência de parede constituída por celulose, que confere rigidez à célula.
Exemplo: Se uma hemácia for mergulhada numa solução hipertônica em relação ao seu citoplasma, ela perderá água por osmose e murchará. Esse fenómeno é chamado de plasmólise. Se a hemácia for colocada numa solução muito hipotônica (água destilada), o volume aumentará tanto que a célula rebentará, espalhando seu conteúdo pela solução. Essa ruptura é chamada plasmoptise, no caso da hemácia, hemólise.
A osmose inversa é um processo de separação em que um solvente é separado de um soluto de baixa massa molecular por uma membrana permeável ao solvente e impermeável ao soluto.
Em osmose inversa, as membranas retêm partículas cujo diâmetro varia entre 1 e 10 Å(2). As partículas retidas são solutos de baixa massa molecular como sais ou moléculas orgânicas simples. Por este motivo, a osmose é aplicada a processos como a dessanilização da água do mar ou a recuperação de águas residuais na indústria. Como as partículas são muito pequenas, a pressão osmótica das soluções é elevada. Para que a velocidade de permeado seja razoável, a diferença de pressão hidrostática através da membrana tem que ser elevada, atingindo valores entre 3 e 100 atm(2), dependendo do tipo de aplicação.
2007-02-07 00:56:33
·
answer #2
·
answered by OAS46 5
·
1⤊
0⤋
acho que isso é o fim, seria em todos orgaos
2007-02-07 04:29:46
·
answer #3
·
answered by kadu 3
·
0⤊
0⤋