Boa pergunta. Hoje, no mercado de trabalho, faz-se a apologia da esperteza. Um vendedor, por exemplo, é considerado esperto e muito valorizado se ele souber como envolver o cliente iludindo-o para que ele adquira seu produto.
Mas não acredito que seja só no Brasil.
O esperto sempre alega que:
1 - com a honestidade você é sempre passado pra trás
2 - a esperteza é uma maneira de crescer profissionalmente no mundo capitalista. Quanto mais esperto, mais certeza de sucesso;
3 - desonestos são os políticos que roubam muito, eu roubo pra sobreviver.
Se fôssemos investigar a fundo, descobriríamos que grandes gênios da ciência e da tecnologia têm suas idéias roubadas justamente dos espertos.
Infelizmente, meu amigo, o mundo é dos espertos.
Um detalhe:
Quem me negativou, só pode ser um "espertinho" ou não entendeu nada do que eu escrevi.
2007-02-07 00:35:28
·
answer #1
·
answered by ? 7
·
0⤊
1⤋
Oi
Você só utilizou o termo "cultura" de forma inadequada. Nenhuma população humana é desprovida de cultura. Utilize o termo "escolaridade", pois fica mais adequado ao entendimento.
Não é porisso que deixo de concordar plenamente com você.
Essa é a nossa cultura, meu caro Republica...
Nossa sociedade é classificada tecnicamente como um modelo de "sociedade de cortezia", ou seja, somos um povo muito discimulado e permissivo.
Queremos que os nossos governantes respeitem a lei, mas somos os primeiros a dar "um dèizinho" para o guarda de trânsito. Não deveríamos sermos presos também?
A nossa cultura está impregnada de inveja e isso deturpa a nossa visão de mundo.
Para o brasileiro, não basta vencer. É necessário fazer o outro perder, ou seja, a vitória só nos interessa quando é obtida através da derrota do outro.
Um ex colega de trabalho meu pediu um aumento de salário ao nosso chefe alegando que era mais velho de casa que um outro colega nosso e ganhava menos.
O chefe lhe disse que não poderia aumentar o seu salário, mas poderia rebaixar o salário do outro.
Ele aceitou e ficou satisfeito com o prejuizo do seu colega de trabalho mesmo não tendo ganho nada com isso.
Um detalhe: Ambos tinham curso superior e nível de vida classe média alta. Não eram peões analfabetos.
Infelizmente esse é o perfil cultural do povo brasileiro:
Criativo, permissivo, alienado, indolente, antiético e capacho (puxa-saco). Porisso pouco confiável.
Alguém pode ficar revoltado comigo por essa análise, mas ela não foi feita por mim, mas pelos departamentos de imigração americano, canadense, australiano e francês.
Sinto muito, pois sou brasileiro também e gostaria muito de ser mais respeitado lá fora (e aqui dentro também).
Essa é a causa de os homens brasileiros serem tratados como ladrões e as mulheres como prostitutas em grande parte dos países estrangeiros. Nem os paraguaios gostam da gente...
Abs
2007-02-07 08:56:22
·
answer #2
·
answered by Químico 7
·
1⤊
0⤋
porque esse é o conceito que a sociedade, a família, (raras exceções) incultem na mente das crianças desde o nascimento . Enquanto a mentalidade da sociedade não mudar, dificilmente algo poderá ser feito.
2007-02-07 08:47:34
·
answer #3
·
answered by Armadilha 4
·
1⤊
0⤋
caro amigo veja só o que esta acontecendo no brasil e que as pessoas estão se apegando mais a bbb e novelas e deixando para traz a cultura e São tachados como burros pelos próprios políticos que eles elegeram então ser esperto no brasil e sim passar os que não tem cultura para trás vão estudar bando de burros que cada vez mais vcs todos estão sendo passados para trás ..
2007-02-07 08:46:29
·
answer #4
·
answered by don juan 1
·
1⤊
0⤋
Por que o objetivo das pessoas no Brasil não é apenas se tornarem ricos, é ver o maior n´mero possível de gente caindo aos seus pés e lhe implorar dizendo: você é o maioral. Respondendo sua pergunta: o povo brasileiro está atrelado a leis enquanto osoutros povos, europeus e americanos são fás e atrelados aos costumes. Nós cumprimos as leis por obrigação e elas a cumprem por costume. è a famosa constituição consuetudinária (fundamentada nos costumes). nossa constituição é ciscurnstancial: a mudamos de acordom com os ventos dos interesseiros, desonestos, bandidos e traficantes. OU você acha que os representantes eleitos não são fincanciados por esta corja de critinos mal intencionados. Não é o povo que acha furos na lei~são os grandes e jamais serão pequenos até que o povo não os diminua. POr isso sou a favor de uma Revolução Civil ao estilo da Revolução Francesa. Não é a democracia que vai resolver isto é a Revolução da maioria.
2007-02-07 08:44:49
·
answer #5
·
answered by Francis 4
·
1⤊
0⤋
Porque os Brasileiros descendem em maioria de povos "espertos" como os Italianos e os Portugueses. Agora eu vivo em Inglaterra e aqui tb existem muito Ingleses espertos só que não mostram que são espertos, actuam dentro da lei.
Pedro Novo
2007-02-10 09:37:06
·
answer #6
·
answered by Pedro N 1
·
0⤊
0⤋
São os que não conseguem crescer na vida e usam os outros. É o famoso "jeitinho brasileiro".
2007-02-07 11:56:15
·
answer #7
·
answered by Dhàncköhr 2
·
0⤊
0⤋
...........é a deturpaçao cronica q se faz no brasil de tudo aquilo q deveria ser bom...aqui no brasil esta consolidada a cultura d q tudo aquilo q é bom é um sinal de fraqueza e debilidade e deve ser abortado e excluído por naum ter utilidade economica e social....
2007-02-07 08:32:43
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
pq soh consegue ser rico quem faz os outros de trouxa..quem dah propina, quem puxa-saco, quem tem mta sujeira debaixo do carpete, quem mata, quem ta por cima dos traficos ilegais, quem destroi a natureza, quem engana uma nação pra ficar com o dinheiro dos trouxas.
2007-02-07 08:40:38
·
answer #9
·
answered by Nalia85 2
·
0⤊
1⤋
quem é esperto é ladrão.
2007-02-07 08:27:54
·
answer #10
·
answered by kanseideilusoes 4
·
0⤊
1⤋