English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-06 13:26:06 · 13 respostas · perguntado por priscila" lokinha" 2 em Família e Relacionamentos Outras - Família e Relacionamentos

13 respostas

paixão...pra mim, é momento...qdo vc conhece alguem q te realiza ali, naqla hora..é tudo de bom...o amor, vem logo atras ...com o tempo, a convivencia e a falta q a pessoa faz qdo nao esta perto...aqle aperto ...aqla saudade demonstra o qto vc esta amando

2007-02-06 13:30:00 · answer #1 · answered by Acadêmicos de Direito D 1 · 0 0

na minha hulmide opiniao a diferenca basica que a paixao tem validade o amor nao e que uma nao coexisti sem a outra para existir uma amor antes foi nescessario uma paixao!
Como para existir um adulto e nescessario existir antes uma criança.

Agora uma resposta academica baseada em estudos e teses:

Quantas emoções o amor é capaz de desencadear! Para Bronislaw Malinowski, famoso antropólogo que estudou várias culturas, o amor é uma paixão em qualquer lugar do mundo, e atormenta a mente e o corpo, conduzindo muitos a um impasse, um escândalo ou uma tragédia. Raramente ilumina a vida fazendo com que o coração se expanda e transborde de alegria. Você concorda? É só dar uma olhada nas letras das músicas de amor e ver quanto sofrimento elas contêm. Mas é assim mesmo que as pessoas gostam. Identificam-se com a dor de quem canta e se sentem menos sozinhas. Mas dor de amor sempre existiu. No ano 1000 a.C., no antigo Egito, o amor já era retratado como um esmagamento do eu, e, portanto, semelhante a uma espécie de doença.

Entretanto, paixão, amor romântico e amor são sentimentos distintos, embora confundidos com freqüência. A paixão é sem dúvida a que causa mais tormentas. Sua característica principal é a urgência; é tão invasiva e poderosa que pode fazer com que sejam ignoradas todas as obrigações habituais. Perturba as relações cotidianas, arrancando a pessoa das atividades a que está acostumada, deixando-a completamente fora do ar. É comum se fazerem escolhas radicais e muitas vezes penosas — falta-se ao trabalho, larga-se o emprego, muda-se de cidade, abandona-se a família. O ardor sexual é um componente importante da paixão e por isso mesmo ela nunca foi aceita como base para o casamento. Ninguém ousava criar ligações duradouras a partir de um amor apaixonado.

A paixão é de certa forma um fenômeno universal, mas o amor romântico é específico do Ocidente. Aproveitou alguns elementos da paixão, se diferenciando dela em importantes aspectos. Ao contrário da paixão, em que ninguém consegue raciocinar, o amor romântico prevê uma vida a dois estável e duradoura. Geralmente ele está associado ao amor à primeira vista, ao casamento e à maternidade e também à crença de que o verdadeiro amor é para sempre. Desde o início se intuem as qualidades da pessoa, e a atração que se sente ocorre na mesma medida em que se supõe que ela vai tornar completa a vida do outro Por isso, a atração sexual que se sente no amor romântico é mais tranqüila, bem diferente do tesão enlouquecido que se vive na paixão.

Os homens nunca tiveram problemas para resolver a questão entre o amor romântico, carinhoso e terno do casamento e a paixão sexual pela amante. E a vida seguia em frente com o confinamento da sexualidade feminina ao casamento, e a mulher orgulhosa por ser considerada respeitável.

Na base do amor romântico observa-se a influência de um conjunto de práticas que povoam as mentalidades amorosas desde o século XII, quando surgiu o amor cortês. Entre elas estão: a não aproximação dos corpos, comunhão de almas propostas pelo cristianismo, a idealização do bem amado, abdicação ao amor a si próprio, completa fidelidade. Nesse tipo de amor espera-se que o outro preencha um vazio só percebido depois que a relação se inicia.

Falta falar do amor sem projeções e idealizações, que existe por si mesmo, só para amar e ser amado. O que se sente nesse amor? Prazer de estar com alguém, vontade de dividir nossas questões existenciais, participar da vida do outro e permitir que ele participe da nossa, ser solidário, torcer pela pessoa, sentir saudades. E claro que é possível amar muito uma pessoa e sentir tesão por ela. Ou não sentir tesão nenhum. Isso não faz a menor diferença no amor.

2007-02-06 13:34:52 · answer #2 · answered by Pati 3 · 1 0

PAIXÃO é o excesso de AMOR.

2007-02-06 13:27:43 · answer #3 · answered by L U K E 7 · 1 0

Engraçado essa pergunta, pois lia um tempo atrás um livro mais ou menos sobre isso e o q pude tirar dele é que a paixão é algo natural, ardente, maravilhoso, mais o amor, é algo inexplicável, isso mesmo o q acaba de ler é INEXPLICÁVEL, ñ se encontra na esquina sabe, como os romances dizem está além do brilho das estrelas, vc ñ explica, vc apenas sente...
Quiz responder essa pergunta pq pode-se dizer q estou amando muito, e estou muito feliz...

Espero q fique satisfeita com a resposta!

2007-02-06 18:36:23 · answer #4 · answered by Alê na área! 2 · 0 0

Paixão é algo repentino e inexplicável , traz uma sensação de bem-estar e felicidade.Atrai uma pessoa a outra , faz o individuo gozar de um desejo de explorar seus limites , entorpece e estimula ao mesmo tempo.

Amor é algo mais profundo,tem varias explicações , mas nenhuma é capaz de defini-lo bem.Amor não é causa , é consequência,nasce de um gesto , um sorriso, da convivência, da existência , e principalmente , do destino .Este sentimento faz algo espantoso com as pessoas,enobrece o espírito e faz as pessoas refletirem sobre si mesmas, fazem elas buscarem algo que antes seria impóssivel , o desejo de fazer outra pessoa (não si) feliz !!

Dizem que apaixonar é algo maravilhoso, mas amar é algo fora de escala e de qualquer explicação viável ou coerente ao senso comum , pode trazer dor , pode trazer frustrações , mas também traz uma felicidade que somente quem ama uma pessoa pode sentir.

Alguns confundem desejo , paixão e amor.

Desejo se satisfaz com a realização.depois pode desaparecer.

Paixão nos instiga ao desejo.

O amor é permanente e independe de desejos ou paixões.Pois ele não morre , mesmo que as pessoas não possam ficar juntas, ou seja, mesmo separadas,nutrem um forte sentimento, pelo qual nunca se apaga.

Desculpe se pareço confuso, mas uma resposta tem que ser dada de forma sincera e justa.

Boa sorte...

2007-02-06 15:49:01 · answer #5 · answered by Marko 3 · 0 0

Paixão dá e passa, amor é para sempre.

2007-02-06 13:51:46 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

A paixão é quando voce tem muito tesão pela pessoa e acha que esta amando loucamente.
O amor é um sentimento calmo e tranquilo, que sabe apreciar e admirar a pessoa amada como um todo. Sendo assim ve mais as qualidades que os defeitos. Por isso dizemos que o amor é cego.

2007-02-06 13:44:41 · answer #7 · answered by Sem juizo mas com sorte 7 · 0 0

Amar é amar a si mesmo acima de qualquer outro sentimento, não dando mais importância à outra pessoa do que a nós mesmos!

Paixão é lamber o chão que ele(a) pisa, construindo um altar para adorá-lo(a), só receber porradas em troca e ainda achar que o(a) outro(a) é um presente de Deus.

Abraço!

2007-02-06 13:35:43 · answer #8 · answered by Marko 6 · 0 0

Acredito q PAIXAO eh uma coisa passageira

E amor VERDADEIRO... eh pra sempre.

2007-02-06 13:32:59 · answer #9 · answered by [.Bell.] 3 · 0 0

O Amor Liberta.
A Paixão escravisa.

2007-02-06 13:32:57 · answer #10 · answered by LionRio 7 · 0 0

paixão é aquele amor descontrolado,intenso além do normal.
A paixão sempre passa,o amor prevalece.
Na paixão a emoção acaba sempre com a razão.
No amor a emoção não acaba com a razão.

2007-02-06 13:31:56 · answer #11 · answered by Rachell 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers