English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

ensaios mecânicos

2007-02-06 10:21:15 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Engenharia

3 respostas

---A Resistência Mecânica está intimamente relacionada com a dureza. Sabe-se que acrescentar Carbono no aço aumenta sua dureza, porque o C possui um raio atômico menor do que o do Fe e vai entrar no interior das células unitárias formadas pelos átomos de Fe e irá aumentar o fator de empacotamento destas células, aumentando a dureza do aço como um todo.
---Também irá acontecer de uma parte destes átomos de Fe se precipitar como Fe3C (Cementita) que é um composto naturalmente duro, se tiver outros elementos de liga como o Tungstênio (W) no aço, ótimo, serão formados carbonetos de dureza ainda mais elevado como o W3C (Carbureto de Tungstênio).
---Se o aço for passar por um processo de têmpera (em água ou em óleo), a existência de uma certa quantidade de carbono irá proporcionar ainda mais temperabilidade ao material, tornando-o ainda mais duro, inclusive um aço para "pegar" têmpera tem que ter uma quantidade razoável de C, tipo 1030 (0,30 % de C) ou mais, normalmente quanto mais dureza mais fragilidade, então para reduzir os inconvenientes da têmpera, normalmente realiza-se revenimentos sucessivos e o material fica com uma dureza elevada e com pouca fragilidade.

2007-02-06 10:52:42 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

A resistência mecânica do aço aumenta com o teor de carbono até um certo limite devido às características da cristalização.
Um teor mais alto de carbono transformaria o aço em ferro fundido que é muito mais frágil

2007-02-07 00:00:42 · answer #2 · answered by Obs. Phoenix 7 · 2 0

a ligação química dos átomos de carbono com os atomos de ferro são fortes por que são covalentes... mas não necessariamente adicionar carbono significa aumentar a resistência... existe um fenônemmo nessa adição chamado 'grafitização'... causado exatamente pelo excesso de carbono nos aços e ferros fundidos... [por definição, aços são misturas de ferro com carbono, com teor de carbono inferior a 2%, acima dessa porcentagem têm-se o chamado 'ferro fundido']... mesmo com concentração de carbono inferior a 2%, pode ocorrer este defeito (grafitização), uma vez q é algo sempre inesperado no processo de fundição.
mas voltando ao foco da pergunta, não é apenas o teor de carbono q interfere no aumento da resistência... isso falando de metais ferrosos... a forma de resfriação é um fator muito importante também... a adição de outros metais [aços liga]...
enfim... espero ter ajudado... explanei meio por alto pq acabei de chegar da faculdade e tow cansadão mas não resisto a uma conferida no YR e no orkut.. rsrss..
a resposta do camarada ai de cima tá bem completa, só qus colocar a ressalva de q não necessáriamente só adicionando carbono vc aumenta a resistência...

2007-02-06 10:54:05 · answer #3 · answered by Meireles 2 · 1 0

fedest.com, questions and answers