A Graduação em Relações Internacionais
A PUC-Rio, através do seu Instituto de Relações Internacionais, tem a satisfação de apresentar seu novo curso de Graduação em Relações Internacionais, cujo funcionamento teve inÃcio no primeiro semestre de 2003.
Tornou-se um lugar comum dizer que a globalização é responsável por boa parte dos benefÃcios ou males que afligem as sociedades contemporâneas. Na verdade, o crescimento da importância dos acontecimentos internacionais na vida quotidiana é um fato indiscutÃvel. As informações cada vez mais freqüentes e detalhadas sobre conflitos que ocorrem longe daqui parecem sugerir que a maior integração global requer que sociedades dos mais diferentes pontos do planeta estejam envolvidas em sua solução. Muitas vezes, porém, torna-se difÃcil compreender como e porquê a polÃtica, a economia ou a cultura de um paÃs é influenciada pelo que ocorre fora dele, e porquê deverÃamos nos importar com problemas tão distantes. Para isso é preciso estudar como funciona "o mundo lá fora", ou seja, é preciso estudar Relações Internacionais.
A área de Relações Internacionais se dedica ao estudo das estruturas, processos, instituições, atores e normas que caracterizam o sistema internacional. Ao longo do século XX a consolidação da área como um campo de saber especÃfico teve como traços marcantes o estudo da guerra e da paz e o desenvolvimento de teorias e modelos de análise acerca das relações entre estados nacionais. A pesquisa sobre a dinâmica do sistema de estados continua sendo uma marca registrada das Relações Internacionais. Contudo, as importantes mudanças da polÃtica mundial ocorridas nas últimas décadas do século passado fizeram com que a reflexão sobre temas globais presentes no debate internacional, tais como direitos humanos, meio-ambiente, narcotráfico, movimentos migratórios, conflitos étnicos, exclusão social, entre outros, assumissem um lugar de destaque na produção acadêmica da área.
A complexidade do sistema internacional contemporâneo caracterizado por processos de transnacionalização, internacionalização, regionalização, e o surgimento de novos atores e de novas questões no cenário mundial que influenciam mais direta e claramente a vida das comunidades nacionais, tem provocado uma procura crescente por programas de ensino e pesquisa em Relações Internacionais. Além disso, a busca, pelo Brasil, de um novo padrão de inserção na esfera internacional, a abrangência de suas parcerias no plano mundial, seus compromissos regionais e sub-regionais e a diversidade de temas que fazem parte de sua agenda de polÃtica externa, vêm aumentando o interesse na área pelos estudantes que ingressam no ensino superior.
O Curso de Relações Internacionais da PUC-SP - reconhecido pelo MEC em 1999 - tem como cerne as disciplinas da área de Relações Internacionais e Ciência PolÃtica, estando a Coordenação do Curso a cargo do Departamento de PolÃtica da PUC-SP, dentro do qual se formou um núcleo de professores com pesquisa na área de RI. A grade curricular compõe-se também de disciplinas das áreas de Sociologia, Antropologia, História, Geografia, Economia e Direito, dentre outras, sem contar as disciplinas optativas (ver a grade curricular geral no final deste texto). A duração total do Curso é de oito semestres (quatro anos).
http://www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/iri/graduacao.html
Um convênio entre a PUC-SP e o Institut d’à tudes Politiques de Paris (Sciences Po) permite que estudantes de Relações Internacionais (RI) obtenham, em cinco anos, diplomas das duas instituições. Por meio do programa Diploma Integrado, o aluno cursa os cinco primeiros perÃodos na PUC-SP e depois continua os estudos no Sciences Po. Ao final do nono semestre, ele recebe o diploma de bacharel em RI da PUC-SP e, ao final do décimo, o equivalente ao Master Degree do instituto francês. Há, ainda, a possibilidade de realização de um estágio profissional na França, com duração de um semestre.
http://www.pucsp.br/paginas/ensino_pesquisa/cursos/rinternacionais1.htm
2007-02-06 17:12:44
·
answer #2
·
answered by cemporcentoelda 3
·
0⤊
0⤋