English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Gostaria dos detalhes. As possibilidades de dispensa de cada uma das etapas.

A seleção geral é feito para todos aqueles que compareceram no mesmo dia do alistamento ou é tudo misturado? (com um número maior de pessoas)

2007-02-06 03:56:37 · 5 respostas · perguntado por No Fear! 1 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

5 respostas

Parece-me que os municipios isentos de tributação Federal (tipo Itapecirica da Serra - não sei o motivo), todos os moradores são isentos da prestação militar. Veja o artigo 30 ao final desta nota;

O alistamento, a seleção e as formas de prestação do Serviço Militar
O Serviço Militar está previsto na Constituição Federal do Brasil, na Lei do Serviço Militar e em seu Regulamento, os quais fixam as normas, os procedimentos, os direitos e os deveres de todos os cidadãos brasileiros. Entre os 18 e 45 anos de idade, todos estão sujeitos às obrigações militares.

No ano em que o cidadão brasileiro completa 18 anos, deve comparecer a uma Junta de Serviço Militar para efetuar seu alistamento, quando receberá o Certificado de Alistamento Militar (CAM). Chamadas na mídia nacional alertam a juventude brasileira para o cumprimento de suas obrigações para com o serviço militar. Anualmente, a classe – universo de cidadãos nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de determinado ano – se apresenta até o dia 30 de abril, para estar dentro do prazo.

A seleção é o passo seguinte a ser cumprido e destina-se a avaliar os alistados para o serviço militar inicial, quanto ao aspecto físico, psicológico e moral. A seleção é feita por comissões de seleção fixas e volantes, distribuídas por todo o território nacional, nos meses de julho, agosto e setembro. O convocado que faltar à seleção ou deixar de completá-la, estará em débito com o Serviço Militar, sendo considerado refratário, sujeito às sanções previstas na lei.

Ao término da seleção, aqueles que forem considerados aptos serão orientados a respeito da data e do local em que deverão comparecer para tomar conhecimento de sua designação. Os que forem considerados inaptos estarão dispensados do serviço militar e receberão um Certificado de Dispensa de Incorporação ou de Isenção, conforme o caso.

A designação é a fase em que o convocado toma conhecimento da organização militar onde deverá servir. Aquele que não se apresentar na OM determinada, dentro do prazo marcado, ou ausentar-se antes do ato oficial de incorporação ou matrícula, será declarado insubmisso, ficando em débito com a Justiça.

Os convocados que possuírem grau de escolaridade igual ou superior ao da 3a série do 2º grau poderão se candidatar à matrícula nos Centros de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) ou nos Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), cumprindo o serviço militar inicial como aluno e, posteriormente, se assim o desejarem, prestar serviço ao Exército como oficiais temporários.

Os jovens estudantes que, na época do alistamento, estiverem matriculados nas faculdades de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária, terão sua incorporação adiada por tempo igual ao da duração do curso. No ano seguinte, após a conclusão do curso, esses profissionais de saúde devem comparecer à Seleção Especial de Médicos, Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários. Os selecionados prestarão o serviço militar inicial por um ano, podendo continuar como oficiais do Serviço de Saúde por um período determinado.

A partir 1996, com a regulamentação do serviço militar feminino, ingressaram nas fileiras do Exército Brasileiro centenas de mulheres voluntárias, formadas em áreas profissionais de interesse do Exército.

Outra forma de prestar o serviço militar é por meio dos Tiros-de-Guerra (TG) – órgãos de formação de reserva que possibilitam aos convocados, mas não incorporados em organizações militares da ativa, prestar o serviço militar inicial nos municípios onde estão residindo. Desse modo, os jovens convocados recebem instrução, conciliando-a com o trabalho e estudo.

Para a instalação de um TG, a Prefeitura Municipal manifesta interesse ao Comando da Região Militar, que providencia, então, o início do processo de criação do Tiro-de-Guerra. O Exército fornece o fardamento destinado aos Atiradores e o material de natureza militar e providencia a nomeação de Instrutores, enquanto a Prefeitura Municipal fica responsável pelas instalações, pela área de tiro e pelo material de expediente do Tiros-de-Guerra.

A instituição dos TG constitui experiência brasileira coroada de êxito no cumprimento da missão de formar reservistas. Atualmente, existem mais de 200 TG em funcionamento, distribuídos em quase todos os Estados do Brasil.

Para maiores informações sobre o serviço militar, entrar em contato com a organização militar mais próxima ou com Prefeitura de sua cidade.

----------------------------------------------------------------------------------

Art 30. São dispensados de incorporação os brasileiros da classe convocada;

a) residentes há mais de um ano, referido à data de início da época de seleção, em Município não-tributário ou em zona rural de Município somente tributário de órgão de Formação de Reserva;

b) residentes em Municípios tributários, excedentes às necessidades das forças Armadas;

c) matriculados em Órgão de Formação de Reserva;

d) matriculados em Estabelecimentos de Ensino Militares, na forma estabelecida pela regulamentação desta Lei;

e) operários, funcionários ou empregados de estabelecimentos ou empresas industriais de interesse militar, de transporte e de comunicações, que forem, anualmente, declarados diretamente relacionados com a Segurança Nacional pelo Estado-Maior das forças Armadas (EMFA).

f) arrimos de família, enquanto durar essa situação;

2007-02-08 21:55:57 · answer #1 · answered by Marcia Rosana 3 · 4 0

A seleção é simples mas demorada. Aqui em BH funciona assim:
Primeiro te aconselho a chegar cedo para a apresentação, no mínimo meia hora antes do marcado. Quanto mais cedo você chegar, mais cedo você vai sair.
Você chega e aguarda com uma turma até te chamarem para a apresentação do CAM e da sua identidade. Logo após você aguarda mais um pouco até te chamarem pro primeiro exame: o odontológico. É simples, vc tem que abrir a boca e o soldado vai analisar seus dentes rapidamente. Depois te orientam a entrar na fila do exame de visão. O exame de visão é simples, você fica a uns metros de um quadro e o soldado vai pedir para você ler as letras tapando um olho depois o outro. Muitos nessa hora ja tentam dar um jeitinho de ser dispensado, mas acredite, não funciona a menos que você apresente um atestado médico. Meu conselho é que você siga todas as etapas da seleção de forma HONESTA. Os soldados sabem quando o jovem esta tentando forçar uma dispensa. Enfim, em seguida você vai para a pesagem e medida. Depois dessa etapa vem o exame médico, você é orientado a ir para uma das cabines, ficar de cueca e aguardar o médico. O médico te faz umas perguntas simples (de novo, não minta!), pede para que você faça uns movimentos e que abaixe a cueca até o joelho. Não sinta vergonha, é um exame rápido, o médico não encosta em você.. ele vai pedir para que sopre a mão com força e pronto. Você vai poder se vestir e seguir pra próxima etapa da seleção. Nesta etapa você vai preencher uma ficha com dados pessoais, numero de documentos e se você deseja servir o exército. Neste momento do teste você tem a oportunidade de se declarar ARRIMO DE FAMÍLIA (ou seja, aquele que sustenta sozinho a família com sua renda) o que é fator determinante para a dispensa. Toda informação que você der nesta ficha está passiva de comprovação com documentos, então, não minta. Após essa etapa, você vai para o teste psicológico. O teste psicológico é composto por 3 provinhas simples de lógica, com desenhos e etc. Depois do teste psicológico é feito o teste de aptidão, onde você demonstra quais suas preferências de atividade deseja fazer no exército. Esse teste é feito por um livrinho com 120 imagens de atividades possiveis no exército, e você escolhe as que mais te agrada. Depois dessa fase você vai para a próxima etapa da seleção, a entrevista. Esta hora é a mais importante se você não deseja servir o EB. Neste momento você tem a oportunidade de explicar toda a situação que o impede de servir o serviço militar, e pedir pela primeira vez para ser dispensado. Se precisar, mostre documentos que comprovem sua situação (isso conta muito). Depois da entrevista, aqueles que possuem motivos REAIS para serem dispensados já são liberados e podem ir embora, tendo que retornar depois a junta militar pra buscar o CR (certificado de reservista).

Cara, seja verdadeiro em todas as etapas, não tenta forçar a dispensa pois os soldados são acostumados com esses tipos de "jeitinhos" e ODEIAM. Seja franco, decidido, tenha argumentos se não deseja servir. E tenha em mente que não existe liberação do serviço militar atoa, já vai pra seleção trabalhando a ideia de que você pode pegar o serviço militar, SIM! É isso.. boa sorte!

2014-08-27 10:56:04 · answer #2 · answered by Pedro 2 · 10 0

ok, ate ai eu ja sei, mais isso não quer dizer que a pessoa ja esta servindo, depois disso acontece o que? sabe me dizer?

2015-01-09 04:11:18 · answer #3 · answered by Bernardo 1 · 3 0

ola pode me dizer oque é bia comando A/6

2016-01-05 22:33:06 · answer #4 · answered by ? 1 · 0 0

Po**a o cara faz uma pergunta simples, e os cara responde com um monte de texto

2016-02-16 09:48:30 · answer #5 · answered by Cadmiel 1 · 1 3

fedest.com, questions and answers