No 1º ano de facul Taylor e Fayol são mto citados dentro do tema da Rev. Industrial que marca um período de mtas transformações tanto empresariais qto econômicas. O assunto é vasto + vou tentar sintetizar (sem ctrl "c" + ctrl "v" rsrsrs), por partes ...
1. História de Henri Fayol:
Publicou, em 1916, o livro Administração industrial e geral e, ainda, criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas.
Foi engenheiro e administrador francês, nasceu em 1841 e morreu em 1925.
2. Por que foi tão famoso?
A história tb indica que Fayol ficou famoso por idealizar a Teoria Clássica da Administração. Apesar de que foi Taylor quem, antes dele, fundamentou a administração como ciência qdo publicou seu famoso livro: Princípios de Adm. Científica.
3. Para Fayol, como era dirigir uma empresa?
Além de preocupar-se com aspectos da produção, Fayol fez da administração uma abordagem mais ampla que a de Taylor. As considerações de Fayol sobre a função administrativas merecem, ainda hoje, especial atenção inclusive nos estudos de Administração.
Para Fayol, as funções básicas da empresa eram:
Técnica, Comercial, Financeira, Contábil, Segurança e Administrativa. Na verdade, este 'ainda' é o modelo de funções básicas da maioria das empresas.
E qto aos princípios gerais de administração, segundo Fayol, são: divisão de trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando e direção, subordinação do interesse individual ao geral, cadeia hierárquica, etc.
---> aki não é possível se estender d+, mas posso te enviar meu trabalho por e-mail se desejar blz Jeremias, tá bem + completinho e corrigido!
Abraços!!!
2007-02-07 13:38:00
·
answer #1
·
answered by Naomy 3
·
2⤊
0⤋
Henry Fayol foi o criador da Teoria Clássica da Administração, resumindo para ele dirigir uma empresa de maneira correta seria basicamente organização, definição de trabalho para cada individuo issso que eu me lembre........
2007-02-06 04:26:37
·
answer #2
·
answered by Cris 2
·
0⤊
1⤋
Jeremias J,
Jules Henri Fayol (Istambul, 29 de Julho de 1841 - Paris, 19 de Novembro de 1925) foi um engenheiro de minas francês e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração e autor de
Administração Industrial e Geral (título original: Administration industrielle et générale - prévoyance organisation - commandement, coordination – contrôle).
Fayol era filho de André Fayol, um contramestre em metalurgia. Casou-se com Adélaïde Saulé e teve três filhos, Marie Henriette, Madeleine e Henri Joseph, o último sempre hostil às idéias do pai.
Criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas. Entre seus seguidores estavam Luther Guilick, James D. Mooney, Oliver Sheldon e Lyndal F. Urwick.
Também direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das idéias de Frederick Taylor e Henry Ford.
Seus princípios seguiam dois critérios principais:
A administração é o processo de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
A administração é função distinta das demais (finanças, produção e distribuição)
♫ Um abraço! ♫
2007-02-08 08:41:48
·
answer #3
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
2⤋
Não me lembro bem. Mas sei que foi ligado ao Taylor, numa experiência nos Estados Unidos. Henri Fayol (nascido em 1841 em Istambul e morto em 1925 em Paris) foi um teorista francês (naturalizado) da administração e gerência. Foi considerado como "o pai da teoria de gerência operacional moderna". associado frequentemente com o alfaiate de Frederick Winslow Taylor, suas teorias tratam da organização da produção no contexto de uma empresa do competidor que tenha que controlar seus custos de gastos de fabricação. Fayol foi o primeiro a identificar as quatro funções da gerência: planejamento,organização, condução e controle, embora sua versão fosse um tanto diferente: a planta, organiza, comanda, coordena, e controla. Acreditou que o número dos princípios de gerência que puderam ajudar melhorar a operação de uma organização é potencialmente ilimitado. Sua contribuição real, entretanto, não foi nos 14 princípios, mas seu reconhecimento e síntese formais destes princípios. Fayol graduou-se na academia de mineração de St. Etienne em 1860. O coordenador velho, de dezenove anos, começou na companhia de mineração de Commentry-Fourchambeau-Decazeville, agindo finalmente como seu diretor e controlando de 1888 a 1918. Baseado na maior parte de sua própria experiência de gerência, desenvolveu seu conceito da administração. Estes 14 princípios da gerência foram discutidos em detalhe em seu livro publicado em 1917, em "Indústria da Administração em Geral. Publicada em inglês como "Gerência Geral e Industrial", em 1949, é considerado um trabalho fundamental na teoria da gerência clássica:
1 - Especialização no trabalho. Especializar-se incentiva a melhoria contínua nas habilidades e o desenvolvimento das melhorias nos métodos.
2 - Autoridade. O direito de dar ordens e o poder de exigir obediência.
3 - Disciplina. De modo nenhum afrouxar, cedendo às regras. Os trabalhadores devem ser obedientes e respeitar a organização.
4 - Unidade do comando. Cada empregado tem uma e somente uma chefia.
5 - Unidade do sentido. Uma única mente gera uma planta e todos fazem sua parte nessa planta.
6 - Subordinação de interesses individuais. Quando no trabalho, somente as coisas do trabalho devem ser perseguidas ou pensado.
7. Remuneração. Os empregados recebem o pagamento justo pelos serviços, não o que a companhia pode pagar.
8 - Centralização. Consolidação de funções da gerência. As decisões são emanadas do alto.
9 - Corrente dos superiores (linha de autoridade). Corrente de comando formal que funciona do alto ao fundo da organização, como forças armadas.
10 - Ordem. Todo o material e pessoal têm um lugar prescrito, e devem permanecer lá.
11 - Eqüidade. Igualdade de tratamento (mas tratamento não necessariamente idêntico)
12 - Mudança do Pessoal. Turnover limitado do pessoal. emprego para os trabalhadores bons.
13 - Iniciativa. Pensar fora de um plano e fazer um exame para lhe fazer acontecer.
14 - Espírito de corpo (corporativismo. Harmonia, coesão entre o pessoal. É uma grande fonte de força na organização. Fayol indicou que para promover espírito de corpo, o princípio da unidade do comando deve ser observado e os perigos se dividem e se governam e o abuso de comunicação escrita deve ser evitado. Por seu lado, Frederick Winslow Taylor (Filadélfia, Pensilvânia, EUA,20 de Março de 1856 - Filadélfia, Pensilvânia, EUA, 21 de Março de 1915) Estadunidense, inicialmente técnico em mecânica e operário, formou-se engenheiro mecânico estudando à noite. É considerado o “Pai da Administração Científica” por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial.
Sua orientação cartesiana extrema é ao mesmo tempo sua força e fraqueza. Seu controle inflexível, mecanicista, elevou enormemente o desempenho das indústrias em que atuou, todavia, igualmente gerou demissões, insatisfação e estresse para seus subordinados e sindicalistas. Elaborou os primeiros estudos essenciais:
* Em relação ao desenvolvimento de pessoal e seus resultados, acreditava que oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade.
* Em relação ao planejamento a atuação dos processos, achava que todo e qualquer trabalho necessita, preliminarmente, de um estudo para que seja determinada uma metodologia própria visando sempre o seu máximo desenvolvimento.
* Em relação à produtividade e à participação dos recursos humanos, estabelecida a co-participação entre o capital e o trabalho, cujo resultado refletirá em menores custos, salários mais elevados e, principalmente, em aumentos de níveis de produtividade.
* Em relação ao autocontrole das atividades desenvolvidas e às normas procedimentais, introduziu o controle com o objetivo de que o trabalho seja executado de acordo com uma seqüência e um tempo pré-programados, de modo a não haver desperdício operacional.
* Inseriu, também, a supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases de um trabalho devem ser acompanhadas de modo a verificar se as operações estão sendo desenvolvidas em conformidades com as instruções programadas. Finalmente, apontou que estas instruções programadas devem, sistematicamente, ser transmitidas a todos os empregados.
2007-02-06 03:55:16
·
answer #4
·
answered by Origem9Ω 6
·
0⤊
2⤋