Caro Monster o formato padrão comercial é o MPEG 2, atualmente existem players de mesa que lêem formato DivX.
Um arquivo MPEG é um arquivo digital contendo vídeo e áudio digitais codificados seguindo determinados padrões de compressão e armazenados em um dado formato específico. O comitê ISO especifica separadamente o tratamento de áudio e de vídeo, permitindo streams sem áudio, por exemplo.
Na década de 80, foram definidos três itens a serem desenvolvidos:
1. Video e audio associados a uma taxa de 1.5 Mbps (mais tarde chamado de MPEG-1);
2. Imagens em movimento e audio associados a uma taxa de 10 Mbps (mais tarde chamado de MPEG-2);
3. Imagens em movimento e audio associados a uma taxa de 60 Mbps (mais tarde reduzido para 40 Mbps e então cancelado).
MPEG 1 era orientado como imagem digital armazenada em Mídia de armazenagem digital (DSM - Digital Storage Media). MPEG-2 foi orientado como broadcast. MPEG-3 para televisão de alta-definição (HDTV). Enquanto os padrões se desenvolviam ficou claro que as técnicas empregadas nos padrões poderiam ser usados em qualquer bitrate (quantidade de bits necessários para codificar um segundo de informação, seja esta vídeo, áudio ou ambos). Assim o título dos it que incluiam a taxa de transmissão, foram alterados para MPEG-1 e MPEG-2 e ficou claro que MPEG-2 poderia satisfazer as necessidades do HDTV, assim, o MPEG-3 foi descartado.
O DivX ® é um codec de vídeo criado pela DivXNetworks Inc.. Foi produzido para ser usado em compactação de vídeo digital, deixando os vídeos com a mesma qualidade e com alta compactação, ou seja, evitam que ocupem muito espaço no Disco rígido.
Para alcançar tal compactação é necessário muito processamento, o que pode fazer com que um computador tecnologicamente defasado não execute o vídeo com perfeição. O DivX é compatível com Windows, Linux, Solaris e Mac OS X.
Atualmente os arquivos DivX estão amplamente presentes nas redes dos programas de P2P, devido ao seu reduzido tamanho.
Como ele reduz o tamanho do vídeo. O método de compactação DIVX funciona como um MP3 para vídeo. Mas ao contrário do MP3 que apaga sons sobrepostos que nosso cérebro não conseguiria reconhecer, o DIVX tornando repetitivas as imagens que não se modificam no decorrer dos frames (quadros) que formam o vídeo.
Já existem no mercado duas tecnologias novas de DVD, com maior capacidade de armazenamento, mas que ainda não se popularizaram. São os formatos Blu-ray e HD-DVD. Estes formatos utilizam um disco diferente, que é gravado e reproduzido com um laser azul-violeta ao invés do tradicional vermelho. O laser azul possui um diâmetro menor, o que permite o traçado de uma espiral maior no disco, podendo render até 50 GB de capacidade no caso do Blu-ray. Ainda se discute qual formato irá substituir o atual DVD.
Os dois formatos têm suas vantagens e desvantagens: o Blu-ray tem maior capacidade de armazenamento, chegando a 25GB ou 50 GB com dupla camada, mas seus discos serão mais caros para serem produzidos. O HD-DVD por sua vez, é capaz de armazenar apenas 15Gb ou 30 GB com dupla camada, mas teria um custo menor de produção. Para que estes discos não sejam extremamente frágeis, e sejam danificados por qualquer contato, é adicionada uma camada protetora na superfície de leitura, o que os tornam mais caros para se produzir.
Apoiando o formato HD-DVD estão Microsoft, Intel e Toshiba, entre outros. Do lado do Blu-ray estão Philips, Apple e Sony entre outros.
O espaço extra dessas novas tecnologias de DVD será utilizado para comportar filmes e jogos em alta definição, de acordo com a nova geração de televisores.
Espero ter ajudado ;)
2007-02-06 04:03:52
·
answer #1
·
answered by Vinicius Feio 7
·
1⤊
0⤋