English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Pô meu, tem político que não tem nem o ensino médio.
E só fazem leis pra eles!!!
Não tem um outro órgão que possa fazer leis? Como os juízes ou promotores, ministério público, etc?

2007-02-06 01:19:16 · 10 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Lei e Ética

10 respostas

Se o Brasil fosse um país democrático,nós deveríamos aprovar as leis,que deveria ser feitas por quem tem formação em relações internacionais ou direito,pq nas duas profissões se estuda direitos humanos e internacionais.Acho que as leis deveriam ser feitas por advogados,diplomatas,juízes,promotores,assim como vc citou,e deveriam,assim que saíssem,serem aprovadas pelo povo através de votação,isso sim seria democracia.Mas aqui no nosso país,a única democracia verdadeira é escolher os governantes,o que convém a eles,pois o voto é obrigatório,e são poucos os que tem consciência,então eles enganam os inconscientes e depois de eleitos fazem a festa no dinheiro,é por isso que eu acho que o voto não deveria ser obrigatório pq só votaria quem realmente entende o valor de um voto,embora seria a minoria,que calcualsse em proporção não é?Vc tem toda a razão,a maioria dos políticos são corruptos,e o larapião do Lula só estudou até os 13 anos,isso por que pra ser gari,deve ter ensino médio concluído hein?Onde o mundo vai parar?

2007-02-06 01:35:48 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

.

Olá Alberto,

vereadores, deputados estaduais e deputados federais (estes, com os senadores) compõem o poder legislativo e só o legislativo 'faz' as leis. a única forma de resolver a sua preocupação é parar de votar em analfabetos.

ocorre que a maioria da população é analfabeta (tecnicamente falando, pois são incapazes de compreender qualquer texto mais longo). dá no que dá pois os analfabetos votam em outros analfabetos.


.

2007-02-06 11:07:50 · answer #2 · answered by Tonho 5 · 1 0

Pois é Alberto, assim que acontece com a democracia.

Durante muito tempo na história da humanidade, o poder de tomar decisões ficou concentrado nas mãos de um só homem, ou de um pequeno grupo elitista onde todos manipulavam as opiniões conforme a conveniência de cada um.

Você já deve ter ouvido falar em absolutismo, onde um soberano manda e faz as leis. Então, nesse "sistema" quem sai em desvantagem é o povo, pois com certeza o soberano toma decisões que privilegiam ele mesmo e as pessoas do seu interesse, já que ele não precisa dar satisfação a ninguém.

Com o passar dos anos, das décadas e dos séculos, a forma de governar foi modificando, graças a intensas lutas populares. Foram surgindo teorias sobre partição dos poderes, o povo foi conseguindo participar mais da política até chegarmos no que hj chamamos de democracia.

Sabemos que é complicado deixar o poder totalmente nas mãos do povo. Pois cada um ia querer fazer o que lhe convém. Então, viraria um mundo selvagem, egoísta e viveríamos em plena guerra.

Para que isso não ocorra, chegamos num sistema em que as várias funções do poder de governar uma comunidade foram dividas: poder judiciário, poder legislativo e poder executivo. A separação ajuda cada poder executar sua função de maneira melhor e não deixa todo o poder concentrado nas mãos de uma só pessoa ou um só grupo, senão seria uma ditadura.

Pois bem, a idéia era essa. E como a democracia acontece? Cada cidadão da sociedade transfere o poder de decisões para um homem que se candidatou a fazer parte de um desses poderes. Essa transferência faz com que o candidato eleito aja em nome da coletividade, que foi quem lhe ajudou a ser um político.

O que acontece é que chegando ao poder, ao invés de pensar na coletividade, o político pensa em si mesmo e nas pessoas que lhe interessa, familiares e amigos. Voltamos novamente prá um estado absolutista, mas que o poder não está totalmente concentrado com um só homem, mas com vários. É por isso que o mensalão existe: para fazer com que vários homens se juntem em favor de uma mesma pilantragem.

Então, aqueles que fazem as leis no nosso país são escolhidos por cada cidadão, que lhe transferiu o poder de tomar decisões em nome do povo brasileiro. Mas eles não pensam no povo, pq a corrupção já está impregnada no sangue do homem.

O Poder Judiciário é o único que não depende de voto e eleição popular para escolher os membros, que são promotores, juízes, etc. Os outros dois poderes dependem de eleições diretas.

E o poder que tem a função de fazer leis é o Legislativo. E os membros deste poder são escolhidos por nós.

2007-02-06 10:42:06 · answer #3 · answered by Yspilon 3 · 1 0

Eles foram eleitos para isso !!!!!!!!!!!!!!

Cabe ao povo valorizar o seu voto e pensar nisso que vc falou
antes de votar


.

2007-02-06 10:16:04 · answer #4 · answered by candinha s CANsaDINHA 4 · 1 0

Para isso é que existe o Legislativo , composto por deputados e senadores. São ( ou deveriam ser) os fazedores das leis. O executivo deveria , como diz o nome, executar, e o Judiciário apreciar se essas leis não ferem a Constituição.
No Brasil, sempre ele, quem mais faz leis é o executivo!
Aqui, é a aberração da democracia.

2007-02-06 09:54:01 · answer #5 · answered by Gilberto C 5 · 1 0

o povo também pode propor leis, através da iniciativa popular, vc juntando um milhão de assinatura em cinco diferente estado, vc pode propor no congresso qualquer tipo de lei, mas normalmente quem fazem as leis são os políticos, se eles não tem capacidade ....ai e problema de quem colocou ele lá....
a pesar que sou da opinião em que o povo não elege ninguém, o político é que se faz ser eleito, pois vc tem que vota em uma lista pré concebida, não pelo povo, e aquele tiver mais dinheiro e melhor marketeiro se consegue se fazer eleger....

2007-02-06 09:30:28 · answer #6 · answered by JCA 5 · 1 0

NÃO, eles deviam melhorar e fazer com que as leis atuais fossem cumpridas. Já seria o bastante.

2007-02-06 09:30:07 · answer #7 · answered by Rubens 6 · 1 0

Olá Alberto,

Discordo, é justamente a não intervenção do Judiciário na criação das Leis que lhe garante ser justo.

O povo é que deve pensar melhor antes de apertar botões na urna.

B-jos para todos.

2007-02-06 09:32:07 · answer #8 · answered by Si 7 · 0 0

ninguem deveria ter o direito de fazer leis. ninguem é suficientemente importante para se dar a esse luxo.e na minha opinião as leis deveriam ser iguais em todo o mundo.

2007-02-06 09:32:25 · answer #9 · answered by joana_gti 2 · 0 1

hoje eles deveriam ser proibido desse privilégio. por serem parte interessadas em aprovar aquelas que venham a beneficia-los

2007-02-06 09:22:59 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers