texto são conjuntos de palavras que formam frases, períodos, que se conectam, transformando idéias em palavras.
tem textos longo, verdadeiras enciclopédias e textos pequenininhos, uns testículos.
2007-02-05 23:20:21
·
answer #3
·
answered by pires_robsonluis 3
·
0⤊
0⤋
Oi,
Texto e textualidade
O texto (do latim textum: tecido) é uma unidade básica de organização e transmissão de idéias, conceitos e informações de modo geral. Em sentido amplo, uma escultura, um quadro, um símbolo, um sinal de trânsito, uma foto, um filme, uma novela de televisão também são formas textuais. Tal como o texto escrito, todos esses objetos geram um todo de sentido, propriedade a partir da qual iniciaremos nossa reflexão sobre nosso objeto de estudo.
Para tanto, será necessário definir algumas características do objeto - o texto -, salientando as implicações de cada uma delas, a fim de se aprofundar a análise e delimitar o ponto de partida.
a) A primeira dessas características é, como referimos, a do texto como um todo gerador de sentido, uma totalidade. Um fragmento, uma parte (frase, palavra) não possuem autonomia, não podem ser tomados isoladamente, na medida em que cada parte liga-se ao todo. Fora do contexto (o texto como um todo), uma determinada parte poderá ter seu sentido original alterado, impedindo a depreensão do que de fato se desejou transmitir - o real significado do texto como expressão do autor. Há ainda uma propriedade básica na organização dos textos, que é a coesão; além dessa, há outra, identificada com os mecanismos de constituição de sentidos, que é a coerência.
b) Por mais neutro que pretenda ser - como as instruções para uso de determinado equipamento ou uma notícia de jornal -, um texto sempre revela a perspectiva (a visão de mundo) que o autor constrói da realidade. Vale dizer que os textos são dotados de certo grau de intencionalidade, fenômeno mais notável em textos argumentativos;
c) A visão de mundo que está na base do discurso de um autor pode ser chamada de ideologia, o processo de produção de significados, signos e valores da vida social. O texto traz consigo, de modo mais ou menos evidente, valores identificados com certa cultura e formação histórica e social na medida em que o autor é um ator social que comunga com esses valores;
d) Pelo fato de ser um produto de uma época e de um lugar específicos, há no texto as marcas desse tempo e espaço. Por isso, nenhum texto é um objeto inteiramente autônomo, há sempre um diálogo estabelecido com outros textos e com o contexto. O texto, ainda que implicitamente, incorpora diferentes perspectivas a respeito de uma mesma questão. O que se tem é uma inter-relação entre textos que tratam do mesmo assunto, ou de assuntos semelhantes, com, eventualmente, abordagens diferentes. A esse respeito, Eni Orlandi afirma o seguinte: "o sentido está sempre no viés. Ou seja, para se compreender um discurso é importante se perguntar: o que ele não está querendo dizer ao dizer isto? Ou: o que ele não está falando, quando está falando disso?" Por exemplo, quando se defende a prática do aborto, não se reconhece a existência da vida, em sentido mais pleno, no útero, bem como o poder do Estado em regular o direito ao corpo.
-----------------------------------------------------
Em lingüística, texto é uma unidade de estudos acima das frases e períodos, dotada de fenômenos próprios e inexplicáveis pelas teorias gramaticais.
Esse estudo deu origem à lingüística transfrástica e esta à lingüística do texto, ou teorias do texto.
Um texto pode ser escrito ou oral, e em sentido lato pode ser também não-verbal.
Em artes gráficas, o texto é a parte verbal, lingüística, por oposição às ilustrações.
Um abraço
2007-02-05 23:14:21
·
answer #4
·
answered by Tin 7
·
0⤊
0⤋
resposta
texto=Em lingüística, texto é uma unidade de estudos acima das frases e períodos, dotada de fenômenos próprios e inexplicáveis pelas teorias gramaticais. Esse estudo deu origem à lingüística transfrástica e esta à lingüística do texto, ou teorias do texto.
Um texto pode ser escrito ou oral, e em sentido lato pode ser também não-verbal.
Em artes gráficas, o texto é a parte verbal, lingüística, por oposição às ilustrações.
2007-02-06 01:48:16
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋