English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

7 respostas

Olá, Sparthacus! influenciou com toda certeza! O positivismo influenciou o espiritismo e inclusive o marxismo.
Segundo o positivismo a humanidade evoluiria em graus. Assim o homem subiria de grau em grau como numa escada, sempre pra frente e sempre em direção ao alto. Veja que o espiritismo possui esta idéia da evolução em graus. A pessoa segundo o espiritismo passaria vida na terra e tendo aprendido nesta vida, seria "promovida" voltando em, um outro corpo numa outra vida, isto é encarnando como uma outra pessoa num outro corpo ou indo para um outro mundo mais evoluído.
Há sociedades secretas que admitem este tipo de evolucionismo como a Maçonaria, cuja salvação se baseia na gnose, isto é conhecimento e a sociedade Rosacruz. Ambas admitem a evolução em graus, inclusive a ordenação de seus membros.

2007-02-06 00:57:28 · answer #1 · answered by haroldo jose h 1 · 0 0

O epíritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica, como ciênciaprática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos;como filosofia, compreende todas as conseqüências morais que dimanam dessas mesmas relações.
Podemos defini-lo assim:
O espíritismo é uma ciência que trata da natureza origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.

2007-02-08 08:26:14 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Não, meu grande amigo Spartacus, seria comparativamente perguntar quem venceu a resistência escrava dos gladiadores, Crasso ou Pompeu?
A Doutrtina Espírita foi resultado das observações de Hipolyte Leon Denizard Rivail, cognominado Allan Kardec, a propósito da frenesi da sociedade parisiense por volta de 1850, que era as manifestações espirituais nas rodas de danças de mesas e objetos em movimento, sem que a ninguém se importasse questionar sobre as causas daqueles acontecimentos.
Kardec estabeleceu haver naquelas manifestações um princípio inteligente e por formas variadas de experimentos descobriu ser resultado da mediunidade inata a qualquer pessoa e passou a dedicar-se a pofundos estudos para explicar muitos fenômenos ainda ocultos pelos dogmas religiosos e que não encontravam embasamento nos tratados teológicos.
A conseqüência foi o surgimento da Doutrina Espírita.

2007-02-06 06:29:11 · answer #3 · answered by ? 6 · 0 0

Não sei, mas, se influenciou, bendita influência. Fui criado em uma familia católica. Na adolecência descobri os protestantes, através da Igraja Metodista. Foi uma experiência muito boa, mas havia umas coisas que eu não entendia direito, embora me esforçasse nos estudos. Tive a ponto de ser aspirante ao ministério na Igreja Metodista, mas não deu. Com 42 anos conheci o Espiritismo. Meu pai havia se suicidado e eu buscava uma resposta para isso. Li todos os livros da doutrina espirita. Isto abriu-me as portas do entendimento. Sabe o que o espiritismo tem de bom? É honesto. Não esconde o jogo. Se não sabe, diz que não sabe. Não enfeita. Mostra-nos a verdadeira grandeza de Deus e da Vida, por ELE criada. O ruim das religiões em geral é essa "posse de Deus". Deus está a serviço do homem e isso é inadmissível.

2007-02-06 05:59:41 · answer #4 · answered by Zé Paulo 7 3 · 0 0

Acredito que qualquer opinião baseada na ciência, tem muito mais chance de ser aceita que uma opinião baseada em um dogma inquestionável e místico.

A questão positivista, eu acredito seja resultado de um pensamento direcionado à simplicidade com que as coisas funcionam e a quebra da idéia de morte como o fim da linha.

Se a morte, que é o que aflige o homem desde os primórdios, é desmistificada como não mais o fim da linha, mas sim o começo de outra etapa, uma transformação e literalmente a verdadeira "vida", as pessoas passam a enxergar a morte como uma coisa positiva (exclui-se os casos de suicídio direto ou indireto).

O Espiritismo vê o mundo de uma forma positiva porque, como poderia um Deus justo, bom e inteligente criar algo de ruim?

A conclusão é muito óbvia. Tudo que existe é bom. Mesmo quando aparentemente é mal.

Devemos ter discernimento e inteligência para extrair o conteúdo positivo de tudo que acontece à nossa volta.

Se algo nos aflige, é porque não sabemos lidar com a situação no momento. Pense e reflita se não é isso mesmo.

Grande abraço.

2007-02-06 04:58:56 · answer #5 · answered by Philosophos 3 · 0 0

Pode ser que sim, a exatidão com que os fatos são "lançados" no espiritismo (condificado por kardec) demonstra que a ideia era apresentar uma resposta absoluta para os fenomenos que acontecem sem explicação, visões, mesas girantes, materialização, psicografia e outros fenomenos. Ajudou a quebrar paradigmas, e fazer com que o mundo na visão de um espirita, fosse mais simples do que se acreditava, bem, isso dah assunto.

2007-02-06 04:40:29 · answer #6 · answered by Marcio 4 · 0 0

Não acredito, a Ciencia Espiritual , nada haver com filosofia positivista. se é Ciencia, foi cientificamente comprovada.

2007-02-06 04:31:32 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers