O Brasil pode dizer que é sim um país independente, no que se refere a sua liberdade político-administrativa, ou seja, o país é soberano em seu território.
Quanto a economia, esta é uma outra questão. Não existe uma total independência na economia em nenhum país do mundo, especialmente em países desenvolvidos.
O progresso econômico de um país baseia-se entre outros aspectos, nas relações internacionais que ele realiza, ou seja, importação e exportação. Se hoje há um grande número de multinacionais instaladas no Brasil, isso ocorre devido a falta de investimentos por parte do governo na área da educação e tecnologia, por isso, o país tem pouquíssimas referências nessas áreas, enquanto que os países da Europa, Estados, Japão, Coréia e China, investem pesado, pois saberm que um país só pode se desenvolver quando há investimento na educação, a começar pela base.
A Coréia do Sul por exempo, no início da década de 80, tinha uma economia bem abaixo da brasileira, e após o governo sul-coreano ter realizado uma limpa em seu corpo político e um investimento pesado da área de educação e teconologia, acabou se tornando hoje uma referência no desenvolvimento de produtos eletro-eletrônicos, ou seja, importam matéria-prima e exportam produtos manufaturados.
Não podemos confundir o que é independência com falta de investimento. Se o país, tem um grande número de multinacionais e poucas referências de grande empresas nacionais, isto não significa falta de independência e sim falta de competência no investimento de áreas importantes para o desenvolvimento do país.
2007-02-05 23:35:02
·
answer #1
·
answered by Douglas L 2
·
3⤊
0⤋
Historicamente é independente, mas com a globalização nenhum pais é literalmente independente. Todos interagem e todos precisam uns dos outros (em termos de importações e exportações). Praticamente todos os países estão na mesma situação que o Brasil nesta questão.
2007-02-05 22:33:28
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Concordo com a mystica. Nenhum país é totalmente independente, nenhum sobrevive sozinho isolado sem manter importação e exportação com outros países. Até mesmo os de 1º mundo necessitam disso p/ sobreviverem. Talvez vc tenha expressado mal a sua pergunta no sentido de querer dizer que de certa forma ainda somos colônia de exploração dos outros. É isso? Posso estar errada, mas penso que se ñ tivéssemos em nosso país empresas estrangeiras estaríamos ainda pior. Talvez o Brasil pudesse ser comparado com países como o Haiti em termos de desenvolvimentos se ñ tivéssemos os investidores estrangeiros. É claro que existe o lado negativo da coisa, mas se achas ruim com eles pode crer que seria muito pior sem eles.
2007-02-05 20:21:33
·
answer #3
·
answered by eu_zinha 5
·
1⤊
0⤋
Independencia não significa o que voce comentou, e sim a soberania, sua bandeira, seu povo, a patria , o País, Esse é o Brasil, que muito embora maltratado é um gigante deitado em berço explendidido, avançando no progresso e eliminando as farsas.
2007-02-05 20:11:10
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Não somos independentes assim como nenhum outros país é ( nem mesmo os E.U.A) pois o poder está na mão dos grandes empresários mundiais que são os papas do capitalismo e cosmopolitas ( homens do mundo ou seria melhor dizer homens que são senhores do mundo???).
Abraço
2007-02-05 20:00:06
·
answer #5
·
answered by Rainha 6
·
2⤊
1⤋
Não.
2007-02-06 01:19:14
·
answer #6
·
answered by Daniel . 6
·
0⤊
2⤋
Não somos não. Apenas mudamos a forma de escravidão. Somos escravos livres, presos por grilhões circunstanciais de desemprego e miséria, com uma educação inadequada a nossa realidade como nação. Os outros nos dizem o que fazer.Como papagaios , quando não nos dizem , o fazemos por livre e espontânea falta de visão ou acomodãção.Entregaqmos nossas riquezas com medo do tio Sam.Falta um cabra da peste no goveno, esperto, influente o suficiente para defender nossa identidade . Precisa estratégia de goveno sutil, bem elaborada, democrática, não demagógica,não anarquica.
2007-02-06 00:51:32
·
answer #7
·
answered by Paloma 4
·
0⤊
2⤋
A independencia conquistada por Tiradentes, é a independencia Política e Administrativa. Dependência econômica é outra história. Se as riquezas produzidas por um país não são suficientes para o sustento de seu povo, ou ainda que seja, estão sendo desviadas pela corrupção, como é o caso do Brasil, não significa dizer que não somos independentes. As multinacionais (empresas estrangeiras) como voce se refere, se vistas por outro prisma, o do desenvolvimento tecnológico por exemplo, muito contribuem para o progresso de um país.
Veja dados recentes, como a qualidade dos carros que eram fabricados no Brasil... -Já quanto a dependência política, como a de buscar dinheiro de Hugo Chaves e Fidel Castro, por exemplo, para custear as despesas eleitorais no Brasil, como fez o PT na eleição e reeleição do Lula, ficando assim de "rabo preso" com êles e suas visões distorcidas de democracia... isso é muito grave....
2007-02-05 20:17:55
·
answer #8
·
answered by Calib 7
·
0⤊
2⤋