Adjetivo restritivo
É o adjetivo que limita, restringe o sentido do substantivo ou pronome a que se refere, denotando qualidade adicionada ao ser, ou seja, qualidade que pode ser retirada do substantivo. Por exemplo, "nem todo homem é inteligente", "nem todo fogo é alto", "nem todo leite é enriquecido", então inteligente, alto e enriquecido são adjetivos restritivos, em relação a homem, fogo e leite.
Sempre que o adjetivo estiver imediatamente após o substantivo qualificado por ele, teremos o seguinte: Se ele for adjetivo explicativo, deverá estar entre vírgulas e funcionará sintaticamente como aposto explicativo; se for adjetivo restritivo, não poderá estar entre vírgulas e funcionará como adjunto adnominal.
Por exemplo: "O homem, mortal, age como um ser imortal". Nessa frase, mortal é adjetivo explicativo, pois indica uma qualidade essencial do substantivo, por isso está entre vírgulas e sua função sintática é a de aposto explicativo.
Já na frase "O homem inteligente lê mais", inteligente é adjetivo restritivo, pois indica uma qualidade adicionada ao substantivo, por isso não está entre vírgulas e sua função sintática é a de adjunto adnominal.
Perceba que inteligente, apesar de não ser essencial a todos os homens, é especificamente ao universo de homens dos quais estamos falando. Caso o adjetivo restritivo esteja entre vírgulas, funcionará como predicativo. Por exemplo: "O diretor, preocupado, atendeu ao telefone." Perceba que preocupado não é uma qualidade essencial a todos os homens nem o é ao diretor de quem estamos falando; o diretor possui a qualidade de preocupado apenas em um determinado momento - essa é a diferença entre o adjunto adnominal e o predicativo.
Observe estas duas frases: "O lixo, proveniente dos hospitais, deve ter tratamento especial" e "O lixo proveniente dos hospitais deve ter tratamento especial". Qual a diferença entre elas? É que na primeira oração todo o lixo de determinado universo deve ter tratamento especial, pois todo ele provém dos hospitais; na segunda, somente o lixo proveniente dos hospitais deve ter tratamento especial, os outros não. Assim é que se estabelece a diferença entre um adjetivo explicativo e outro restritivo.
2007-02-05 10:34:04
·
answer #1
·
answered by cemporcentoelda 3
·
1⤊
0⤋
É a oração que funciona como o adjetivo restritivo, ou seja, denota uma qualidade adicionada ao substantivo, ou seja, uma qualidade não essencial
2007-02-05 12:18:40
·
answer #2
·
answered by Alvaro dos S. Saraiva 2
·
0⤊
0⤋
Adjetivo Restritivo e o que denota qualidade adicionada ao ser, ou seja qualidade que pode ser retirada do substantivo. Por exemplo:
NEM TODO HOMEM É INTELIGENTE
NEM TODO FOGO É ALTO
NEM TODO LEITE É ENRIQUECIDO
São adjetivos restritoos em relação a homem,fogo e leite.
Espero ter sido claro.
2007-02-05 10:55:34
·
answer #3
·
answered by Antônio Carlos 2
·
0⤊
0⤋
Adjetivo Restritivo denota uma qualidade adicionadas ao substântivo, ou seja, uma qualidade não essencial, não pode estar entre vírgulas e funciona como adjunto adnominal. Por exemplo: O homem que é inteligente lê mais.
O nome restritivo se deve ao fato de que a oração restringe o significado do substantivo anterior, ou seja, a oração apresentada significa que apenas os homens que são inteligentes lêem mais, os outros não.
Para vc ficar mais por dentro da gramática, abaixo vai o nome de um site que eu corro sempre para ele quando estou com dúvidas.
Um abraço.
2007-02-05 10:14:44
·
answer #4
·
answered by rebeca_laila 3
·
0⤊
0⤋
O termo RESTRITIVO não se aplica a ADJETIVOS, mas somente a ORAÇÕES ADJETIVAS (que podem ser EXPLICATIVAS ou RESTRITIVAS).
Exemplos :
A terra, QUE É UM PLANETA, está sendo dizimada pelo ser humano.
A oração QUE É UM PLANETA é uma ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA (pois ela, simplesmente, está dando um detalhe a mais, detalhe este que poderia, até, ser eliminado sem que se deixasse de entender o significado da frase).
Peguei o livro QUE ESTAVA SOBRE A MESA.
A oração QUE ESTAVA SOBRE A MESA é uma ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA (pois ela RESTRINGE, LIMITA, IDENTIFICA o livro que foi pego. Não se trata de um livro qualquer, mas daquele livro que, em particular, estava sobre a mesa.).
Sacou o espírito da coisa ?
2007-02-05 10:10:20
·
answer #5
·
answered by arthurgoncalvesfilho 4
·
0⤊
0⤋
resposta
Adjetivo Restritivo=é o que particulariza o significado do substantivo .
Exemplo = fogo verde
espero ter ajudado
2007-02-06 01:58:58
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Olá amigo, boa noite!
Os adjetivos podem ser classificados basicamente como explicativos e restritivos .
adjetivo explicativo = é o que exprime característicos inerente ao substantivo ao substantivo a que se refere .
Exemplo = Fogo quente
adjetivo restritivo = é o que particulariza o significado do substantivo .
Exemplo = fogo verde
Espero que eu tenha lhe ajudado.
Abraços.
Dana.
2007-02-05 10:15:14
·
answer #7
·
answered by Dana 2
·
0⤊
1⤋
adjetivo restritivo = é o que particulariza o significado do substantivo .
Exemplo = fogo verde
2007-02-05 10:07:30
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋