A pioneira empresa automobilística, a Ford e o método de produção o fordismo: produzir ao máximo, com eficiência. Os trabalhadores tem que ter salário capaz de comprar o produto que fábrica.
Foi muito importante para impulsionar o consumo.
2007-02-05 10:16:49
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
o FORDISMO
o kra foi fordaaaa!
interresante para quem desconhece do assunto saber que ele foi quem começou a industrializaçao.
bom para quem quer saber mais ta ai em baixo.
Idealizado pelo empresário estadunidense Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Company, o fordismo se caracteriza por ser um método de produção caracterizado pela produção em série, sendo um aperfeiçoamento do taylorismo.
Ford introduziu em suas fábricas as chamadas linhas de montagem, nas quais os veÃculos a serem produzidos eram colocados em esteiras rolantes e cada operário realizava uma etapa da produção, fazendo com que a produção necessitasse de altos investimentos e grandes instalações. O método de produção fordista permitiu que Ford produzisse mais de 2 milhões de carros por ano, durante a década de 1920. O veÃculo pioneiro de Ford no processo de produção fordista foi o mÃtico Ford Modelo T, mais conhecido no Brasil como "Ford Bigode".
O fordismo, teve seu ápice no perÃodo posterior à Segunda Guerra Mundial, nas décadas de 1950 e 1960, que ficaram conhecidas na história do capitalismo como Os Anos Dourados. A crise sofrida pelos Estados Unidos na década de 1970 foi considerada uma crise do próprio modelo, que apresentava queda da produtividade e das margens de lucros. A partir da década de 1980, esboçou-se nos paÃses industrializados um novo padrão de desenvolvimento denominado pós-fordismo ou modelo flexÃvel (toyotismo), baseado na tecnologia da informação.
* PrincÃpios fordistas:
1. Intensificação;
2. Produtividade;
3. Economicidade.
e agora para quem quer conhecer mais sobre esse kra!
Henry Ford (Springwells, 30 de Julho de 1863 — Dearborn, 7 de Abril de 1947) foi um empreendedor estadunidense, fundador da Ford Motor Company e o primeiro a aplicar a montagem em série de forma a produzir, em massa, automóveis a um preço acessÃvel.
Este feito não é notável apenas pelo facto de ter revolucionado a produção industrial mas, também, porque influenciou de tal forma a cultura moderna que alguns académicos, sociólogos e historiadores identificam esta fase social e económica da história como Fordismo, geralmente relacionado, também, com o taylorismo. Henry Ford montou o seu primeiro motor sobre a bancada de sua cozinha.
Filho de emigrantes escoceses, sua mãe faleceu quando tinha apenas doze anos. Frequentou escolas rurais até seus quinze anos, trabalhando na fazenda de seu pai, tendo sempre demonstrado habilidades para invenções, particularmente na mêcanica. Cursou uma escola de comércio, todavia buscava sempre aumentar seus conhecimentos de mecânica. Depois de concluÃdo seu aprendizado, ligou-se à Westinhouse Engine, ocorrendo ali seu primeiro contato com motor de combustão interna em 1885.
Em 1886 ganhou oitenta acres de terra de seu pai. A razão deste retorno à s terras foi seu noivado com Clara J. Bryant, com quem acabou se casando. Fundou a Ford Motor Company com a ajuda de investidores em 16 de junho de 1903, sendo o primeiro a aplicar a montagem em série de forma a produzir, em massa, automóveis a um preço acessÃvel. Em apenas cinco anos ultrapassou seus concorrentes, transformando-se no maior produtor de automóveis do mundo. Henry Ford inventou o mÃtico Ford Model T, um dos automóveis mais vendidos de todos os tempos.
A alta produção conseguida por Ford tem como caracterÃsca marcante a cor do veÃculo, que era preta. Desta forma, ele conseguia montar os veÃculos sem ter que diferenciar o processo de pintura. Existe uma frase famosa de Ford sobre a escolha da cor do veÃculo: "Você pode ter o carro da cor que quiser, contanto que ele seja preto".
Nos anos 1930, Henry Ford empreendeu o cultivo de seringais na Amazônia brasileira (antiga Fordlândia), visando à produção do látex necessário à sua empresa. Contudo, a iniciativa não obteve êxito, tendo a plantação sido atacada por uma praga da folha.
2007-02-05 17:19:50
·
answer #3
·
answered by Gabriel Augusto de Francisco 2
·
0⤊
0⤋