Karl MARX, o filósofo e economista prussiano, foi o rebelde autor de “O Capital”, com seu “socialismo científico”, gostava de expor conceitos ateus contra as instituições que lhes vinham de encontro, sempre inspirando a criação de novos seguidores que enfraqueciam a fé religiosa. Ainda que a Religião seja vista por alguns filósofos como um consolo de infelizes e injustiçados, tal instituição já se constitui num bem humano suficientemente virtuoso à própria manutenção, devendo ser prestigiado e incentivado, independente de opinião particular sobre a crença geral, a qual Marx tentou desprezar. Em seus sonhos de estabelecer uma nova ordem mundial baseada em princípios de Igualdade sem um conceito de Deus e controle sistematizado desrespeitando o direito alheio, principalmente das classes que lhe eram contrárias, sua utopia sem a presença de Deus, não prosperaria em nenhum lugar da terra, certo que, nos dizeres de um médico: “Não há nada mais difícil de realizar nem mais perigoso de controlar do que o início de uma nova ordem de coisas”. (Nicollo MACHIAVELLI - político e historiador florentino - 1469/1527). Por isso há resistência às mudanças: tudo que é novo e querem nos impor (cujos efeitos desconhecemos), nos assusta e se a nova ordem não estiver de acordo com nossas crenças, aí que mora o perigo. Montado em falsos conceitos ao fundar o Comunismo Marx tomou fatores profundamente materialistas, o que não floresce em regimes socialistas nem em outros regimes, já que o homem não é gado que vive só de cercado e comida, mas também é movido pelo anseio de desenvolver sua espiritualidade. Qualquer estudante moderno de Física, ao estudar as propriedades da matéria, sabe que o famoso “predeterminismo” de Laplace, como as conclusões de Lombroso, que deram origem ao atual “materialismo”, foi ultrapassado pelo Princípio da Incerteza, enunciado por Heinsenberg, daí, aderem à Física Quântica, como um lenitivo à sua falta de fé.
2007-02-05 08:29:15
·
answer #1
·
answered by Origem9Ω 6
·
0⤊
0⤋
Todas as ditaduras têm tendência a fracassar e o marxismo, não é exepção!
2007-02-05 17:16:26
·
answer #2
·
answered by Miguel P 6
·
0⤊
0⤋
Concordo com você. Todo o intento de sistematização do ser humano vai ser um fracasso. Mas o capitalismo (neo-liberalismo) esta acabando, não com um pais, mas com a terra toda. Os efeitos globais do consumo de matéria prima, pelos países industrializados pode acabar em um desastre ecológico que mataria milhões. Para milhares de pessoas falta agua, comida, e muitas vivem na pobreza causada pela má distribuição de verbas.
Para dizer que Marx errou não é necessário ser inteligente mas tente dizer o que é melhor.
2007-02-05 16:57:22
·
answer #3
·
answered by hillrivero 3
·
0⤊
0⤋
Acho que tem que separar a teoria da história do Marx, que tem contribuições importantes para o conhecimento do funcionamento do capitalismo, e o projeto marxista de economia planejada.
Não sei se esse projeto falhou porque era falho em si ou se porque os que tentaram implantá-lo eram incompetentes.
Vale lembrar que em todos os lugares em que se tentou implantar o socialismo os militares estavam à frente - e a gente sabe como a formação militar é totalitária e ditatorial.
2007-02-05 16:44:26
·
answer #4
·
answered by CiberNauta 5
·
0⤊
0⤋
Marx foi vítima dele mesmo. A utopia de que todos poderíamos viver bem, é ótima no papel, só que nunca colocaram em prática realmente aquilo que ele escreveu. Todo mundo só falou , mas ninguém nem sabia o que o homem havia escrito.
Marx foi desculpa para derramamento de sangue de infelizes vítimas de um sistema criado por um governo corrupto, desonesto e cheio de mal-caratismo. Não defendo Marx, mas tudo que ele escreveu, foi bem antes de tudo acontecer. Agora, se houveram pessoas que se aproveitaram das palavras dele para se fazer na vida e enganar toda uma nação, o homem não tem culpa, ele já estava mortinho da silva quando isso aconteceu e morto não pode protestar.Ele apenas escreveu um livro e não um projeto. Portanto, devemos ter muito cuidado com todas as pessoas que "pregam" algum tipo de coisa semelhante porque cd um interpreta do jeito que quer. Tanto é, que a Bíblia é interpretada como cada religião ou seita quer interpretar, por isso que existem milhares de seitas e religiões por aí. A Bíblia é uma só mas a interpretação depende de cada um.
2007-02-05 16:11:07
·
answer #5
·
answered by tuka 2
·
0⤊
0⤋
Não sei dizer ao certo o motivo do fracasso do Marxismo, mas seja como for, na minha opinião, o comunismo ou socialismo não teria chances nenhuma de sobreviver mesmo que tivesse dado certo. Como vemos, a URSS, antiga Rússia ficou muito atrás do que poderia ter alcançado, e somente hoje tem chances de se recuperar. Cuba, passa por muitas dificuldades, não consegue se sustentar. China, pra quem não sabe a China é parcialmente socialista, pois nas grandes cidades ela é capitalista, ela é dividida entre os dois. Como vemos, o socialismo jamais teria chance, uma vez que ele entra em crise não há como sair. Já o capitalismo, mesmo tendo crises, e fortíssimas como a queda da bolsa em 1929, ele consegue se reerguer novamente.
Minha opinião é essa. Não sei se respondi a sua pergunta, mas fica um ponto de vista.
Bjs
2007-02-05 16:02:50
·
answer #6
·
answered by Ale 4
·
0⤊
0⤋
O marxismo é a religião dos trouxas em economia, dos que têm espírito autoritário, dos limitados intelectualmente e dos que se acham os messias de uma nova ordem utópico-estatizante. Ele deveria ter morrido com Marx, mas ainda assombra muitas mentes que acham que as idéias dele são boas, só "não souberam implementá-las a contento". Pois bem, o inferno está cheio de boas intenções. Marxistas: arrumem suas malas!
2007-02-05 16:02:07
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Todas as pessoas têm boas intenções. O projeto de Marx falhou por vários motivos, o principal deles por infringir uma lei natural da conduta do ser humano: o livre-abítrio. Desrespeitando o livre-arbítrio, criam-se condições para conflito.
2007-02-05 15:52:57
·
answer #8
·
answered by Clóvis Moreira Santos 4
·
0⤊
0⤋