Ao se estabelecer os padrões da raça Retriever do Labrador, estipulou-se que estes cães devem ter uma coloração marrom escura no nariz, lábios e redor dos olhos. Também é importante que apresentem cor da pelagem sólida, isto é, sejam apenas de uma coloração, sendo aceitáveis pequenas nuances mais claras, principalmente nas áreas glabas.
Alguns criadores e apreciadores da raça, no entanto, vêm chamando a atenção para os Labradores chocolates. Muitos deles apresentam nariz, lábios e contorno dos olhos marrom clara. Também a coloração chocolate da pelagem destes animais tende a não ser totalmente uniforme e apresentar mesclas mais claras por todo o corpo. Tudo isso “contraria” as regras impostas para a raça, apesar de lhe dar um certo charme. Embora o problema seja puramente estético, ele tem gerado muita discriminação, deixando os criadores com medo de fazer investimentos em cães chocolates. Muitos criadores chegaram a se desfazer dos cães dessa cor.
Chamamos a atenção para o fato de não haver nada errado com estes cães. O que acontece é apenas uma falta de pigmentação em alguns pontos. Não justifica tanta discriminação. Além disso, o problema é facilmente corrigido. Por ser o chocolate um gen recessivo do Labrador preto, para corrigir o problema basta introduzir periodicamente um preto nos cruzamentos. Isso deixará a prole com mais pigmentação, como determina o padrão da raça.
2007-02-05
07:32:22
·
7 respostas
·
perguntado por
Bagalho
4
em
Animais de Estimação
➔ Cães