English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

As cotas vêm abrindo espaços para estudantes que não teriam condições de ingressar em faculdades por mérito próprio, pois o nível de aprendizagem desses colégios não ultrapassa o mínimo necessário para essa ingressão.
Recentemente pesquisas denunciaram que a maioria dos alunos aprovados por cotas são desistentes de suas vagas por não conseguirem acompanhar raciocínios simples, atrasando suas turmas.
Não é lógico que o que deve mudar é a atitude do estado? Elevar o nível das escolas públicas para que seus alunos não precisem usar de cotas que apenas lhe abrem um espaço que eles não conseguem preencher?

2007-02-05 05:22:35 · 9 respostas · perguntado por carlinha 1 em Governo e Política Lei e Ética

9 respostas

Olá "carlaly",

O problema é que, o que é "lógico" e o que é "feito", são coisa bem diferentes.

Sou completamente contra as cotas, porque acho que não se conserta um país, nem com novas leis (papel e tinta), nem com ameaças (como pena de morte ou perpétua), nem com cotas (discriminação), nem com nenhuma "gambiarra".

Precisamos é de educação básica e oportunidades!

Mas o brasileiro é egoísta, só se preocupa com os próprios benefícios e privilégios (do bolsa-esmola a propina de cada dia). As contas são somente mais um benefício ilusório como esse.

Gostaria que começassem pela USP e UNB, e veríamos enquanto o "conceito" duraria.

Observação 01: Bruno, eu estudo em uma Universidade Pública, na qual implantaram o sistema de cotas para índios, o único índio que ingressou no curso de Direito, já assistiu aula em quase todas as turmas, está quase jubilando e, no ano passado, na minha turma, reprovou por faltas. Por faltas, isso é ou não descaso?!

Observação 02: Junior, cite os números dos acórdãos e decisões monocráticas, coloque os "links" para as notícias do STJ e STF, para que possamos ver. Argumentos sem fontes não tem credibilidade.

Observação 03: Onde estudo a maioria significa dos alunos estudou toda a vida escolar ou a maior parte dela em escolas públicas, bem como a maioria não tem boas condições financeiras, dependendo do estágio para pagar transporte, livros e até custear as despesas para manter-se na universidade. Milagre? Não, empenho, mas em passar no vestibular e valorizar a vaga, não em ganhá-la de bandeja.

É isso.

B-jos para todos.

2007-02-05 08:20:49 · answer #1 · answered by Si 7 · 2 0

Concordo plenamente com você.
O problema é que o governo não está disposto a fazer nada a respeito, a não ser piorar. Para eles é vantajoso que se tenha muitas pessoas privadas de boa formação. Povo sem informação é mais fácil de se governar, não têm muito poder de contestação.
É uma lástima.
Então, quem tem que ajudar somos nós mesmos, como voluntários nesses programas voltados para as comunidades menos privilegiadas.

2007-02-05 13:45:01 · answer #2 · answered by Pensadora Livre 3 · 4 0

nos não necessitamos de cotas mas sim de um aprendizado melhor ;nossos professores ,um salário melhor :porque o futuro do brasil esta nas mãos desses maus assalariados .me desculpe pelo meu desabafo,porque só consigo fazer isso aqui.

2007-02-05 13:32:04 · answer #3 · answered by junior baiano 2 · 2 0

O nosso Presidente acredita na ascensão pelo atalho, tal qual aconteceu com êle próprio. Assim, queimando etapas, êle acredita que dá pra suprimir os conteúdos programáticos

2007-02-05 14:36:05 · answer #4 · answered by Calib 7 · 1 0

Começou muito bem, Carlaly!
Excelente questão, muito sabiamente colocada.
Concordo plenamente com você.
Que podemos fazer para o "estado" mudar?
Conte comigo!
E vamos melhorar as escolas técnicas, abrir mais e valorizar mais os técnicos!

2007-02-05 13:29:10 · answer #5 · answered by Vovó (Grandma) 7 · 1 0

Concordo com Bruno S,
Como ter igualdade, como dar chance de crescimento para os menos favorecidos se eles n tem como estudar, como fazer um curso superior?! Nas universidades federais a grande maioria que consegue entrar sao riquinhos que vieram de ensino particular e nas faculdades particulares o povao n tem como pagar!
Mas tb creio que as cotas não passam de uma forma de tapar o sol c uma peneira que o governo arranjou para enganar a populaçao, ao inves de melhorar o ensino, "dao vagas" .
O que nao podemos permitir e que o governo agora largue ainda mais o ensino publico de lado, tem que juntamente com as cotas, ir fortalecendo o ensino publico para que um dia as cotas nao sejam mais necessarias.

2007-02-05 13:53:09 · answer #6 · answered by Taty F.C. 3 · 0 2

Acredito que não seja por esta razão que desistem. Deve haver muito preconceito com eles, são apontados nos corredores como: oi cotista! E aí, blz! Assisti muito disso... Acho rídiculo o Brasil fazer vestibular, isso é uma vergonha! As universidades são para a elite, o povo deve pagar uma faculdade de curso vago e olha lá...A educação vai até onde é interessante p/ sistema. Pq vc acha que acabaram com o tecnicismo? Não é mais interessante ao sistema....

2007-02-05 13:43:57 · answer #7 · answered by suncler 3 · 0 2

Caro amigo. Sou estudante de Engenharia de Produção na UENF e vou exclarecer um pouco as coisas para vc abrir a mente e sair do atraso. Aqui foi feita uma pesquisa sobre o índice de reprovação entre os alunos cotistas e não cotistas. Para o seu saber, o percentual de cotistas aprovados foi maior do que os não cotistas. Não porque eles entraram tendo mais base, mas sim porque eles têm uma qualidade que é muito mais fundamental: Garra. São de longe muito mais esforçados que os outros. Por virem de famílias humildes eles não tem muitas oportunidades e quando têm eles sabem aproveitar. Outro fator, que me faz ser totalmente a favor das cotas é o seguinte: Fora de cotas aqui na UENF só entra ricaço. Mas dinheiro não é o problema. O problema é que eles, assim como vc, por terem nascido numa classe mais favorecida, não tem o mínimo nível de entendimento do mundo e de nossa sociedade e se acham o dono da verdade. Por em vez de vc ficar fazendo essas perguntas ridículas e sem cabimento, que só uma pessoa sem cultura nenhuma faria, vc não vai trabalhar como peão no sol quente, capinando o dia inteiro pra ganhar só dez reais no fim do dia. O mundo já tem muitos ignorantes que o fazem retroceder, não seja mais um.

2007-02-05 13:35:17 · answer #8 · answered by Anjo 1 · 0 2

Acho que deve existir sim cotas para alunos de rede pública e outros. Isso por que se os tais são desfavorecidos, tem que haver sim um geito de devolver esse desfavorecimento que eles têm.
Se alguem ai pensa diferente, eu convido a vir aqui no Rio de Janeiro, onde funciona a maior universidade do país, com melhor ensino, a UFRJ.
Você até pode ver pessoas estudando com condições pequenos, chamados popularmente de pobre. Mas olhe o pessoal que faz pós-graduação, mestrado. Vai lá e veja. Só em carrão, impotados, roupa de marca e etc. E ai? o que você me diz? Será que está havendo igualdade?
Por isso que eu defendo a cota em universidades. E discordo veementemente em relação ao que foi dito aqui, que os tais que ingressam por cota prejudicam a turma.

2007-02-05 14:46:58 · answer #9 · answered by Junior 2 · 0 3

fedest.com, questions and answers