English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Em alguma guerra, antes de Cristo ou depois, o exercito Romano pode ter atacado o Egito alguma vez?

2007-02-05 05:06:11 · 8 respostas · perguntado por Natuskas 1 em Artes e Humanidades História

8 respostas

Várias vezes, inclusive Cleopatra suicidou para não ser levada presa.

2007-02-06 12:16:04 · answer #1 · answered by PMW 4 · 0 0

Natuskas,

Os romanos invadiram o Egito na época de Julio Cesare o imperador Romano que se apaixonou por Cleópatra, que tempos depois se apaixonou pelo general romano Marco Antonio

Entre 58 e 54 a.C., Júlio César dedicou-se à pacificação da Gália Cisalpina, o que lhe conferiu glória militar e maior poder, aumentando os efetivos de seu exército.

Submeteu celtas, helvécios, belgas e germanos, venceu os gauleses chefiados por Vercingetórix e realizou, em 54 a.C. uma expedição à Britânia, futura Grã-Bretanha.

Em Roma, a situação política e social piorava consideravelmente. César foi ao encontro de Pompeu, procônsul na Hispânia em 55 a.C., para consolidar o triunvirato. Depois da morte de Crasso na Síria, em luta contra os partos, o único impedimento de César para chegar ao poder máximo era o próprio Pompeu.

Este se inclinou para a aristocracia, enquanto César via diminuir seu prestígio em virtude do fracasso das campanhas na Britânia.
Quando em 52 a.C. Pompeu foi nomeado cônsul, o Senado tentou reduzir o poder e a força de César, mas este se mudou para a Gália Cisalpina a fim de estar mais perto de Roma.

A oligarquia romana instigou Pompeu a atacar César. No comando de suas tropas, em 49 a.C. cruzou o rio Rubicão e dirigiu-se à capital, depois de pronunciar a famosa frase Alea jacta est (A sorte está lançada). Ante a iminente guerra civil, Roma tremeu.

Depois de cruéis combates, César dominou toda a península italiana e aniquilou as forças hispânicas de Pompeu. Este fugiu para a Grécia, mas César o perseguiu e derrotou em Farsala, em 48 a.C. Com as forças arrasadas, Pompeu refugiou-se em território egípcio, onde foi assassinado.

As lutas pelo trono do fértil Egito e a insegurança que isso trazia ao poder de Roma tornaram necessária a intervenção do próprio César, que instalou Cleópatra no trono daquele país. Em 47 a.C., ele voltou à capital e aniquilou sem piedade os últimos partidários de Pompeu.

Outorgou-se então o título de ditador e concentrou todo o poder possível em Roma se tornando o chefe máximo do exército. Reformou as instituições, conferiu maior celeridade à justiça, estimulou o crescimento econômico do estado, aperfeiçoou o governo das províncias e promoveu a celebração de festas para alegrar o povo.

Além de notável estrategista e hábil político, César foi homem de grande cultura, interessado pela lingüística e pela gramática, como atesta o tratado De analogia (Sobre a analogia), de que restam fragmentos.

Orador eloqüente, mostrou-se também polemista vigoroso em Anticatones, orações contra Cícero.
Vítima de uma conspiração de que participaram alguns de seus antigos partidários, como Marco Júnio Bruto e Caio Cássio, republicanos que faziam oposição ao poder autocrático, César morreu assassinado no edifício do Senado, em torno de 15 de março de 44 a.C.

♫ Um abraço! ♫

2007-02-08 16:37:59 · answer #2 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

vc devia perguntar quem eles não atacaram XD

2007-02-05 20:11:10 · answer #3 · answered by nirvana 4 · 0 0

Atacou no século I A.C., na guerra civil havida entre Marco Antônio e Otávio Augusto, tendo Cleópatra como pano de fundo.
O Egito, que já era, nominalmente, submissa aos romanos, teve sua independência finalmente cerceada, tornando-se mais uma província do Império Romano, pouco depois da batalha naval de Actium.

2007-02-05 19:58:53 · answer #4 · answered by Santana 2 · 0 0

Roma só cresceu, como império, à custa do ataque e subjugação dos povos conquistados, entre eles, encontra-se o Egito.

2007-02-05 16:11:02 · answer #5 · answered by Miguel P 6 · 0 0

Bem, o Web já detonou. São públicos e notórios todos os ataques de Roma à todas as cidades,queriam dominar todo o mundo conhecido da época, mais ou menos como os nazistas num passado recente e como os americanos hoje! Só que suas quedas também foram brutais, o que esperamos,a analogia também ocorra! Um abraço! ;-)

2007-02-05 14:13:59 · answer #6 · answered by ◘ Ysis ◘ 7 · 0 0

alem do q o webmaster disse
os romanos atacando a cidade de
alexandria sem querer queimaram
a biblioteca
foi um absurdo oq se perdeu de conhecimento

2007-02-05 13:37:11 · answer #7 · answered by jaderdavila 6 · 0 0

Várias, o fim da dinastia dos faraós aconteceu quando Roma dominou definitivamente o Egito.

Nunca ouviu falar Cleópatra, Júlio César, Marco Antônio?

2007-02-05 13:11:02 · answer #8 · answered by WebMaster 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers