Me desculpe te contradizer (provavelmente não será a melhor resposta) mas absolutamente anda além de sua sensação mostra que o tempo está passando mais rápido!
Para medir o tempo utiliza-se mecanismos de precisão, como oscilação de cristais de quartzo (no caso dos relógicos caseiros) e de átomos de césio (no caso dos relógios atômicos "profissionais").
Um dia tem 24 horas sempre. Em qualquer relógio atômico do mundo a cada 9.192.631.770 oscilações dos átomos de Césio, conta-se um segundo. Isso não muda desde que eles foram inventados!
Ou seja, segundo você afirma com tanta convicção, o tempo está passando mais rápido, então duas coisas podem estar acontecendo:
1 - Diminuiu-se a quantidade de oscilações dos átomos e NENHUM observatório de tempo, técnico ou cientista do planeta percebeu isso (e olhe que eles são medidos por máquinas de altíssima precisão e pessoal altamente qualificado).
2 - O "tempo real" entre as oscilações do átomo diminuiu.
Agora veja, sabemos que os mesmos 9.192.631.770 pulsos por segundo continuam acontecendo hoje pois continua-se construindo relógios atômicos pelo mundo. Então vejamos o que pode estar ocorrendo:
Se o "tempo real" entre os pulsos que contam nosso tempo diminuiu por algum fenômeno quântico universal desconhecido, esse fenômeno valeria para TODO o universo e não só para os átomos de césio dos relógios atômicos. O que isso quer dizer: se existisse de alguma forma uma contração universal no tempo, nós não a "sentiriamos" pois estamos inseridos no universo da mesma forma que os átomos de césio dos relógios atômicos! Ou seja, para alguém FORA do universo, tal mudança poderia ser perceptivel, mas para alguém DENTRO dele, isso seria absolutamente transparente.
Prova disso é que a Terra continua dando uma volta ao redor de seu eixo em 24 horas, ou seja em 794.243.384.928.000 trilhões de osiculações de átomos de césio dentro de um relógio atômico.
Se o que você "sente" estivesse realmente acontecendo, esse numero não seria exato, os fenômenos astronômicos estariam todos embananados, os aviões do planeta estariam todos atrasados, os GPSs não funcionariam, a desova das tartarugas e a hibernação das marmotas não seria na data correta, etc...
Agora vamos a parte que talvez te interesse e seja a real motivação dessa pergunta, a "ressonância de Shumman".
Por algum motivo ainda inexplicado, o teólogo (e não astrônomo ou cientista) Frei Leonardo Boff editou um texto no Jornal do Brasil em 2004 sobre uma tal "Ressonãncia de Shumman". Segundo ele uma alteração nessa ressonânia estaria causando disturbios de precepção de tempo nos seres do planeta.
Veja o texto e depois retorne:
http://www.umanovaera.com/Uma_Nova_Era/Ressonancia_Schumann.htm
Não se sabe porque cargas d'água o teólogo resolveu relacionar a ressonância de shumman (que realmente existe) com nossa percepção de tempo. Ele inventou uma relação esdruxula, sabe-se lá baseado em quê.
Veja uma resposta sobre o assunto dada pelos especialistas do Observatório Nacional:
--------------------------------
Eu gostaria de saber o que há de verdadeiro, deixando as especulações místicas e opiniões pessoais isentas de observação e maior rigor na análise, o que a ciência conhece sobre o dito campo de ressonância Schumann e suas implicações para a vida na Terra, que foi objeto de recente artigo de Leonardo Boff, disponível no link: http://www.adital.org.br/asp2/noticia.asp?idioma=PT¬icia=11197
Frei Leonardo Boff, nesse texto, mistura fatos e conclusões. Os fatos, em sua maioria, são verdadeiros. As conclusões são "enviesadas". Pelo que eu saiba, investiga-se a ressonância de Schumann no quadro da regulação dos relâmpagos. Possui uma distribuição de freqüências de 5 a 50 Hz (ref. http://www.oulu.fi/~spaceweb/textbook/schumann.html). Seu máximo é em torno 7,8 Hz, mas existem picos secundários em 14, 20 26 33, 39 e 45 Hz.
Se há relação entre a freqüência da ressonância de Schumann e as freqüências cerebrais dos animais vertebrados, desconheço. Situações de "crises de abstinência" das freqüências de Schumann nos astronautas, desconheço. Finalmente, não existe qualquer informação do valor das freqüências de ressonância de Schumann no passado. Esse efeito é mal e porcamente detectado nos dias de hoje, o que se dirá de evidências fósseis de tal efeito em outras eras. Se tal efeito tivesse importância capital nos seres vivos e se estamos assistindo a uma mudança em seus valores em até 80%, os resultados a se esperar deveriam ser catastróficos assim que tais mudanças se manifestassem.
Leonardo Boff é um autor sério. Leio seus textos com vivo interesse, sobretudo aqueles relacionados à ética e a espiritualidade. Mas é preciso considerar que, enquanto teólogo, suas considerações extravasam o nível do teórico, fazendo dele mais um metafísico do que qualquer outra coisa. É no plano metafísico que devemos considerar o que diz Leonardo Boff. Se o levarmos para o plano prático, o autor, às vezes, parece "viajar na maionese".
Com relação à Ressonância Schumann citada por Boff, gostaria de saber algum dado sobre o físico alemão W.O. Schumann (onde consultar).
Que eu saiba, Wolfgang Schumann ainda está em atividade, trabalhando no Laboratório de Fotoelasticidade na Suíça.
------------
Por exemplo, se você leu o texto Boff afirma que os astronautas são submetidos a um "simulador da ressonância de shumman" no espaço, porém você pode pesquisar em QUAQUER agência espacial do mundo e nenhuma faz referência a qualquer apetrecho do gênero.
Veja algumas respostas sérias sobre a balela lançada pelo frei.
http://mbarbatti.sites.uol.com.br/def/p60.html
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/atual_cie.aspx?cod=751
Se você procurar pela tal ressonância no Google verá que 98% das referências em português estão em sites esotéricos :)
Boa leitura e desculpe se não gostou da resposta, mas definitivamente o tempo não está "andando" mais rápido, é apenas uma sensação sua. Muitos dizem que isto acontece porque o ritmo de trabalho, a quantidade de informações e de atividades do homem moderno é muitissimo superior a de uma pessoa de 50 anos atrás.
Veja bem, hoje você chega no trabalho, lê seus 30 e-mails, tem acesso a 20 jornais, pesquisa 300 páginas na internet, assiste a 110 canais de TV e a 4 filmes por semana. A 50 anos, uma pessoa que desempenhava funções semelhantes à sua demorava uma semana para fazer o que você faz em um dia!
Talvez esteja ai a raiz do problema, e não em um fenômeno físico inexplicavel, porém isso é um assunto para os psicólogos e não para astrônomos ou astrofísicos...
2007-02-06 00:03:17
·
answer #1
·
answered by Marcelo Ayatola 3
·
0⤊
0⤋
Creio que isso seja relativo: um minuto com a pessoa que você gosta é um milésimo de segundo, já um minuto com uma pessoa que você detesta torna-se uma hora; mas se é fato de que o tempo está mais rápido não sei, corrijam-me se estiver errada, pois depois do tsunami, segundo o jornal a Terra gira em torno de 6 milésimos de segundos mais rápido, pois houve uma pequena alteração em seu eixo, mas não sei se 6 milésimos podem fazer tanto estrago assim (rs) em um dia.
2007-02-09 12:47:48
·
answer #2
·
answered by Natasha 6
·
0⤊
0⤋