Com toda certeza, não só eu como todos seres humanos! Nós usamos tudo que danifica a natureza como combustivel, esgoto, lixo e etc!
Cabe cada um fazer sua parte como usar produtos de empresas que tem projetos de conservação do meio ambiente como no caso de algumas empresas de papel, usar energia solar assim como gastar menos energia, produzir menos lixo, cuidar da manutenção de seu carro (pq um carro desregulado polui muito mais) não jogar lixo na rua e etc...
2007-02-05 03:56:07
·
answer #1
·
answered by *Camilla* 7
·
0⤊
0⤋
Sim,todos nós temos uma parcela de culpa infelizmente...
2015-03-15 14:02:54
·
answer #2
·
answered by Carla 1
·
0⤊
0⤋
Não, ele tem labirintite.
2007-02-05 06:10:50
·
answer #3
·
answered by Carlos E 3
·
0⤊
0⤋
Não,praticamente,não tenho culpa nenhuma... não possuo fábricas poluidoras, não exploro ninguém ,não jogo lixo nas ruas, nunca efetuei queimadas de árvores (nem para fogueiras juninas), há 25 anos não possuo carro, cocô só faço na sintina (e minha cidade tem rede de esgotos saudável),deixei de fumar há dois anos....é verdade que uso uma geladeira (está mesmo provado,que ela afeta a câmada de ozônio?)...sempre educo as pessoas para não poluirem nada...detesto som alto,em casa,na rua,em qualquer lugar... sou apenas uma pessoa,que pesa nunca mais de 71 kg.. por que,você quer poluir minha cabeça com preocupações que devem ser enfiadas na cabeça dos grandes capitalistas internacionais, e na cabeça dos governantes das nações grandemente industrializadas?
2007-02-05 05:57:30
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sim, mas procuro fazer o possível pra contra-balançar.
Por exemplo, não posso abrir mão de usar o carro no trabalho (viajo bastante entre cidades, e dificilmente consigo me planejar para isso). Ainda, utilizo energia elétrica no banho, em casa, no trabalho, vários produtos de higiene e limpeza com embalagens plásticas, gasolina, papel não reciclado, tecidos sintéticos, consumo açúcar (mesmo sendo rapadura/melado), soja (monoculturas)...
Mas eu procuro comprar produtos a granel - assim, uso menos embalagem, menos tinta, menos energia - e uso mais produtos in natura e integrais do que industrializados. Reciclo meu lixo inorgânico (mas ainda não consegui fazer uma composteira do lixo orgânico) e faço sabão com meu óleo de fritura (que é pouca).
Plantei algumas árvores em casa (ainda são anãzinhas, rsrs, a maior é um pé de caqui de um metro) e sempre uso o Click Árvore.
E também não consumo carnes, ovos, e evito leite o máximo que consigo e não compro nada que eu consiga identificar que é feito com animais (couro, pele, cosméticos) ou testado.
No futuro, penso em construir uma casa com reaproveitamento de água não-potável para descargas, lavar calçadas, carro, etc e com tratamento de esgoto doméstico.
O único problema é que o mercado está tão saturado de produtos que não se preocupam com a sustentabilidade, que é quase um luxo nós pensarmos nessas atitudes. Precisa de força de vontade, de disposição pra procurar e de dinheiro... Uma pena que essa inversão de valores vigore. Mas temos que insistir e fazer nossa parte.
2007-02-05 04:19:03
·
answer #5
·
answered by renata1978 5
·
0⤊
0⤋
Muito... Todos os dias penso no mundo que estamos deixando para os nossos filhos, netos... Sei que cada um tem sua parcela de culpa e que é importantíssimo que façamos a nossa parte! Mas ao mesmo tempo é desanimador, sinto-me impotente diante da ganância do bicho homem... Penso no que mais precisará acontecer para que percebamos o quanto já afetamos o meio em que vivemos. Alguns danos são irreversíveis, mas acredito que possamos, pelo menos, parar com os estragos por aqui...
Fica a letra de uma música que fiz como reflexão para todos nós...
GRITO DE SOCORRO
Ecoa no silêncio voz desesperada
tentando a todo custo chamar a atenção...
E as consciências surdas não escutam nada,
recusam-se a entender qual a situação...
É o planeta Terra que agonizante
num grito de socorro pede compaixão!
Através do solo cansado e pobre,
dos animais feridos quase em extinção...
É chegada a hora, vamos acordar
e salvar a natureza!
Respeitar a Terra é sobreviver...
E a vida é a maior riqueza!
Mas dopadas pela droga perigosa e forte
que leva as pessoas à degradação
de melhorar de vida provocando a morte
levadas pelo vício que pé a ambição!
Destroem florestas, poluem ares,
ficando o vazio da devastação!
Tornam rios mortos, sujam os mares,
sem se lembrar que morrem com a destruição!
Chegou o momento de compreender
que o tempo está correndo!
Respeitar o Meio é evitar o fim!
A vida já está morrendo...
2007-02-05 04:14:59
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
CONCERTEZA, POIS TODOS NOS TEMOS CULPA, PELA POLUIÇÃO SONORA, VISUAL, AMBIENTAL.
O CERTO É PRA CADA UMA PESSOA NA TERRA QUE NÃO TENHA CARRO É TER UMA ARVORE, CADA PESSOA COM CARRO DEVERIA DE TER 9 ARVORES.
ENTÃO É MUITA POLUIÇÃO PARA O MEIO AMBIENTE.
2007-02-05 04:10:00
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sim! Ninguém está fora dessa! Todos saum culpados! Desde o carro q vc compra até a bolinha de gude ajudam a destruir a natureza! Para fazer o carro e a bolinha tem a indústria. A indústria polui a natureza! Tudo o q vc compra está ajudando a destruir a natureza!
2007-02-05 04:02:25
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu não, mas os EUA deveriam se sentir pois são responsáveis por 25% de toda a poluição mundial>
2007-02-05 03:59:39
·
answer #9
·
answered by Rogerio T 3
·
0⤊
0⤋
De certa maneira sou responsável si, pois não procuro saber se tudo o que consumo é produzido de maneira sustentável.
Sempre troco o filtro do carro, não jogo lixo nas ruas, não faço nada que polua o ar ou a água de nosso planeta! Mas também não faço nenhum movimento ou protesto e não cobro nada de ninguém!
Então de certa maneira sou responsável sim!
2007-02-05 03:57:21
·
answer #10
·
answered by Mocinha 3
·
0⤊
0⤋