Gás lacrimogêneo é um nome genérico dado a vários tipos de substâncias irritantes da pele, olhos e vias respiratórias. A forma mais comum de gás lacrimogêneo, o CS, foi desenvolvido nos anos 50, na Inglaterra, pelo laboratório CBW, no controverso centro de pesquisas de armas químicas em Porton Down. Depois, nos anos 60, foi utilizado em larga escala pelos Estados Unidos durante a guerra do Vietnam. O uso crescente do gás lacrimogêneo como arma de “controle de multidões” se deveu ao fato de, supostamente, ser capaz de dispersar multidões sem causar efeitos letais (mortes). Os primeiros estudos clínicos mostravam que o gás causava irritação e mal-estar e em concentração controlada era incapaz de deixar seqüelas ou causar óbitos. Por isso era chamado de arma “não letal”.
Mas análises recentes têm mostrado um cenário diferente. Até hoje, muitos poucos estudos médicos independentes foram realizados e as fontes da maior parte dos dados clínicos disponíveis são justamente as empresas que fabricam a substância. Segundo estudo feito por uma equipe de especialistas e publicado no periódico da Associação Médica Americana em 1989, a inalação de gás lacrimogêneo (na sua forma mais difundida, CS) pode causar pneumonia química e endemas pulmonares fatais. Em situações analisadas de grande exposição ao gás, foram notadas também paradas cardíacas e há casos registrados de morte entre adultos. Segundo um dos autores do estudo, Dr. Howard Hu, epidemologista da Universidade de Harvard, “a extensão dos efeitos nocivos desses químicos é ainda desconhecida, pois não existem estudos rigorosos independentes sobre populações afetadas”.
Evidências recentes têm levado os fabricantes dessas armas a chamá-las de “menos letais” ao invés de “não letais”. Relatos de mortes relacionadas a gás lacrimogêneo têm aumentado nos últimos anos. Em 1996, 76 pessoas morreram, entre elas 25 crianças, depois que o FBI bombardeou com gás lacrimogêneo uma casa da seita dos davidianos em Waco, nos Estados Unidos. Dados da Anistia Internacional, de 1988, mostram que médicos em Israel citaram o gás lacrimogêneo como causa ou fator relevante na morte de mais de 40 palestinos nos territórios ocupados. E dados recentes de autoridades médicas palestinas estimam que do total de mortes em conflitos com forças israelenses, pelo menos 1,4% são causadas por gás lacrimogêneo.
Desde 1969, o uso de gás lacrimogêneo em guerras é condenado pelo Protocolo de Genebra, mas o uso “doméstico” não é recriminado. No debate ocorrido na Assembléia Geral da ONU, destacou-se a posição da Embaixadora da Suécia que enfatizou que embora o uso militar do gás fosse condenável o mesmo não podia ser dito de seu uso para o “controle de tumultos” – assim “como não se pode confundir o uso militar de pesticidas e seu uso na agricultura”. O Brasil aderiu ao tratado em 1970.
2007-02-05 03:30:07
·
answer #1
·
answered by Dark Princess 2
·
0⤊
0⤋
Uma informação que também parece pertinente observar é que gênio quer dizer algo em formação (primitivo) e lacrimo deve querer dizer lácrima(concernente às lágrimas), logo lacrimogênio é algo que venha gerar a formação de lágrima.
2007-02-05 16:17:25
·
answer #2
·
answered by Flittiere 1
·
0⤊
0⤋
resposta
gás lacrimogênio=é um gás que provoca uma forte irritação nos olhos.
Ex: cloro-acetona (CH3– CO –CH2– Cl), bromo-acetona (CH3– CO –CH2– Br) ou acroleÃna(CH2=CH–COH).
2007-02-05 12:21:22
·
answer #3
·
answered by neto 7
·
0⤊
0⤋
Koklplite...
Gás-Lacrimogénio
O agente de controlo de desordem pública é um agente do tipo agente lacrimogénio. os seus componentes químicos são, o Benzyl Bromido, ou CS gás(o-Clorobenzilideno malononitrilo) que causa um ardor nos olhos.
A palavra "Lacrimogénio" vem do Latim "lacrima" que significa " lágrima". O termo "agente de controlo de distúrbios" é eufemístico. Qualquer químico que tenha este efeito pode ser chamado de Lacrimogénio, mas "agente de controlo de distúrbios" ou "gás de lágrimas" implica que o químico lacrimogénio escolhido tem uma toxididade baixa e não pode ser letal.
Um abraço!
2007-02-05 12:06:09
·
answer #4
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
Gás que induz a produção de lágrimas por meio da reação com a lubrificação natural dos olhos.
Provoca irritação e ardência nos olhos.
2007-02-05 11:31:04
·
answer #5
·
answered by Marcelo R 2
·
0⤊
0⤋
é um gás que provoca uma forte irritação nos olhos.
cloro-acetona (CH3– CO –CH2– Cl), bromo-acetona (CH3– CO –CH2– Br) ou acroleÃna(CH2=CH–COH).
++
2007-02-05 11:16:34
·
answer #6
·
answered by ♡Sophia♡ 7
·
0⤊
0⤋