bom achei esse artigo e achei bem legal !!!!
explica tudo direitinho!!!!
Esse é o título de uma das reportagens do nº 20 do jornal dos alunos do Instituto de Química, assinada por Mauro Faro. Leia alguns trechos:
"Bem, como alguns de vocês pediram, o Re-Ação vai desvendar o segredo dos refrigerantes. Afinal, como colocam o gás nos refrigerantes? Pra começar, vamos ver qual é o gás que está lá fazendo bolhinhas no seu refrigerante. Esse gás é um velho conhecido nosso: o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2). Mas você deve estar perguntando: para que colocar gás carbônico no meu refigerante? Você já esqueceu alguma vez de tampar o refrigerante e foi tomar o resto no dia seguinte? Percebeu alguma diferença? Você deve ter percebido que quando você coloca o refrigerante no copo não aparecem as bolhinhas, e ele fica com um gosto horrível. É por isso que colocam o gás carbônico no refrigerante, para melhorar o gosto. E aí aparece outra pergunta interessante: por que o gás foi embora? Então vamos começar a ver o que acontece" (aqui, a reportagem traz um quadro sobre o que é solubilidade).
"Então o gás carbônico está dissolvido no refrigerante. É por isso que você não enxerga o gás carbônico no refrigerante antes de abrir a garrafa. Quando ele se dissolve, ele reage com a água do refrigerante, formando o ácido carbônico.
CO2 + H2O -> H2CO3
gás carbônico + água -> ácido carbônico
Só que esse ácido carbônico é muito instável. Ele fica dentro da garrafa porque a pressão lá dentro é grande. Quando você abre a garrafa, a pressão diminui e o ácido carbônico acaba se transformando de novo em gás carbônico e água. Quando colocam o líquido na garrafa eles colocam mais gás carbônico junto. Assim, a pressão dentro da garrafa é maior que fora. Aquele espaço vazio dentro da garrafa está cheio de gás carbônico. O gás fica lá louquinho para sair, e quando você abre a garrafa ouve aquele barulhinho do gás saindo. Mas para sair todo gás demora um pouco, porque existem moléculas de gás carbônico ligadas às moléculas do líquido.
Bom, mas até agora nós falamos por que o gás carbônico fica lá dentro e por que ele escapa. Agora, vem o momento mais esperado: como ele é colocado lá dentro!" (Quem quiser saber, leia o resto da reportagem, que acaba assim:)
"Mas cuidado! Essa história de mais solúvel no líquido mais frio só vale para os gases. Quando você dissolve o sal na água é diferente. Bem, agora, só resta beber todo esse refrigerante!"
2007-02-05 03:35:02
·
answer #1
·
answered by Dark Princess 2
·
2⤊
1⤋
O gás usado na fabricação de refrigerantes é o gás carbonico, mas existe refrigerantes que são produzidos com água gaseíficada natural, direto da fonte, geralmente é água carbonatada.
2007-02-05 07:58:42
·
answer #2
·
answered by Eng.Quimico 4
·
0⤊
0⤋