English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-04 23:52:08 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Artes e Humanidades Filosofia

5 respostas

Olá Nelson,

Acho muito oportuna a sua pergunta.

Compreendo a violência como o resultado de alguns fatores:

01 - Uma visão de curtíssimo alcance do ser humano sobre quem ele é, de onde ele veio e para onde ele vai.

02 - Esta visão restrita, onde o sentido individual da existência mostra-se banal e inespressivo é, potencialmente, muito desagregador, inviabilizando a obtenção de um maior significado para a própria existência e, consequentemente, do sentido prático de haver uma Humanidade.

03 - Este aspecto existencial onde o homem se percebe vindo do pó e retornando a ele num curto espaço de tempo, favorece um comportamento imaturo e irresponsável sobre o alcance dos seus atos, pois quem acha a existência banal pode facilmente banalizar a vida.

04 - A constatação no dia a dia do prevalecimento da...LEI do mais FORTE, onde a postura ética e o seu enquadramento vale, na prática, apenas para o mais fraco, contando os privilegiados com a impunidade, favorece posturas individualistas pautadas na Lei de Gérson, onde se procura obter vantagens numa abordagem redutora do tipo Ganha-Perde, e não agregadora como a Ganha-Ganha.

05 - O fato das leis e sua aplicação favorecerem, em muitos casos, os interesses de uma minoria em relação à maioria, descortina diante dos olhos que o discurso democrático e de igualdade é apenas uma fachada decorativa e demagógica sendo, na melhor das hipóteses, uma boa intenção da qual o inferno já está cheio.

Enfim, entendo que criamos as formas-pensamento ligadas à violência à partir do momento em que não nos mostramos capazes de considerar o próximo tão importante e merecedor de nossa atenção, cuidado e estima, realmente de igual para igual como a nós mesmos.

À partir do momento em que nos consideramos mais do que aos outros, geramos violência, pois destituimos o próximo da mesma consideração, desencadeando em efeito cascata reações que favorecem a potencialização das diferenças, da individualidade, gerando a violência, o preconceito, os abusos, as exceções, os privilégios e a impunidade.

É realmente uma pena...que pena.

Um grande abraço!!!

2007-02-04 23:56:40 · answer #1 · answered by Peregrino 6 · 3 0

é estinto humano. Se evoluimos mesmo do australopitecus éramos como os outros animais que a defesa era o ataque e herdamos isso, em alguns é mais evidente em outros não.Essa característica não é comum a todos.

2007-02-05 09:34:20 · answer #2 · answered by Cineasta 2 · 0 0

Por q vende!?

2007-02-05 08:08:11 · answer #3 · answered by Dan@ 6 · 0 0

Só se for você

2007-02-05 07:59:37 · answer #4 · answered by A Tolerância é uma religião. 4 · 0 0

não sei...
talves isso seja próprio do extinto humano....

2007-02-05 07:59:28 · answer #5 · answered by ? 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers