Olá Felipe! Espero explicá-lo resumidamente:
Benefícios - os fungos, principalmente as leveduras, causam fermentação e isso é usado na indústria alimentícia p caramba, por exemplo, na fabricação de bolos, queijos, pães, vinhos, cerveja....
Prejuízos- destroem lavouras, causam mofo em paredes, alimentos e em qualquer lugar adequado ao seu meio. Além disso, corroem fios e podem causar doenças, como as micoses.
Tomara q tenha t esclarecido!
Bjs
2007-02-05 08:45:20
·
answer #1
·
answered by **Little Girl** 4
·
13⤊
1⤋
Benefícios
Reciclagem:através da decomposição de matérias orgânicas.
Medicina:Penicillium na fabricação desta substância (penicilina) utilizado como antibiótico que foi muito importante no tratamento de sífilis e pneumonias.
Alimentação:leveduras e fermentos utilizados na fabricação de queijos, pães e bebidas e de vários cogumelos utilizados como pratos de iguarias por muitos povos.
Prejuízos
Na agricultura: várias doenças que comprometem as lavouras no café por exemplo o fungo da ferrugem.
Saúde: impinges, micoses, candidíase que atingem a pele, os dedos e órgãos internos como a vulva, mucosa da boca e língua.
2007-02-05 00:35:03
·
answer #2
·
answered by duardomaria 3
·
7⤊
1⤋
valeu pessoal !!!!!!!!!!!!!
2014-05-22 08:11:10
·
answer #3
·
answered by ? 1
·
4⤊
0⤋
Toda fermentacao eh causada por fungos, seja na cerveja , no queijo, no vinho etc. Fungos sao a maior causa de contaminacao em laboratórios tipo 1 e 2, eles estao presentes no ar,na terra e em todos os locais.Causam alergias e doencas sistemicas graves como paracoccidioidomicoses, doenca de Jorge Lobo etc. Eh muito frequente no trato genital feminino, a Candida Albicans que causa a candidiase q eh sexualmente transmissível.
2007-02-05 12:34:04
·
answer #4
·
answered by GERALDO GONCALVES DE ALMEIDA FIL 2
·
3⤊
0⤋
Benefícios: Alguns fungos servem de alimento para o homem, como champignons e Trufas por exemplo.
A cerveja é feita atrvés da fermentação de fungos.
Fungos são responsáveis pela decomposição( juntamente as bactérias)são agentes recicladoresde nutrientes da biosfera.
Malefícios: Micoses e frieiras por exemplo são doenças causadas por fungos.
2007-02-05 10:06:35
·
answer #5
·
answered by * Cah Fraletti 1
·
3⤊
0⤋
CARAMBA
2015-09-26 10:51:24
·
answer #6
·
answered by Matosalém 1
·
1⤊
0⤋
Fungos
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
?Fungos
Fungo amarelo
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Fungi
Divisões
Chytridiomycota
Zygomycota
Glomeromycota
Basidiomycota
Ascomycota
Os fungos são um vasto grupo de organismos classificados como um Reino pertencente ao Domínio Eukaryota. Estão incluídos neste grupo organismos de dimensões consideráveis, como os cogumelos, mas também muitas formas microscópicas, como bolores e leveduras. Foram já descritas umas 70.000 espécies, mas talvez existam até 1,5 milhões de espécies, sendo que a maioria ainda está a ser identificada e descrita pelos micologistas (Hawksworth, 1991; Hawksworth et al., 1995). O Reino Fungi sofreu mudanças substanciais no arranjo dos vários taxa nas últimas décadas, especialmente a partir do momento em que técnicas para comparar características bioquímicas (tais como RNA ribossômico e DNA) se foram tornando mais sofisticadas. A filogenia apresentada aqui segue a de Bruns et al. (1991, 1993) para os Eumycota (fungos verdadeiros) e reconhece quatro divisões: os Chytridiomycota, Zygomycota, Ascomycota e Basidiomycota.
Os fungos ocorrem em todos os ambientes do planeta e incluem importantes decompositores e parasitas. Fungos parasitas infectam animais, incluindo humanos, outros mamíferos, pássaros e insectos, com resultados variando de uma suave comichão à morte. Outros fungos parasitas infectam plantas, causando doenças como o apodrecimento de troncos e aumentando o risco de queda das árvores. A grande maioria das plantas vasculares têm associações simbióticas com fungos, a nível da raiz, ao que se dá o nome de micorrizas. Esta associação ajuda as raízes na absorção de água e nutrientes.
Alguns fungos, tais como: Shiitake, Porto Bello, Champignon, shimeji, Maitake e Mexican Corn Smut, são utilizados como alimento; outros são extremamente venenosos.
O que são Fungos?
Os fungos são seres vivos ao mesmo tempo muito comuns, e desconhecidos.
São fundamentais para a ecologia do planeta, atuando lado a lado com as bactérias no processo de reciclagem de matéria e são muito importantes na fabricação de produtos muito consumidos no mundo inteiro, como o álcool etílico, queijos e pães.
Possuem características comportamentais, de alimentação e de reprodução completamente únicos entre os seres vivos.
Guilherme de Sousa Battistuzzo e Rafael Penteado Vitta
Os fungos são os representantes do Reino Fungi, e constituem um grupo com aproximadamente 200.000 espécies, que sobrevivem nos mais diversos ambientes do planeta. O que pode ser mais frequentemente encontrado em nosso dia-a-dia, é a chamada levedura, ou Saccharomyces cerevisiae.
Mesmo não muito conhecido pela população em geral, ele é essencial na produção de pão, álcool, cerveja, cachaça e combustível, devido a fermentação que realiza. Essa fermentação é realizada a partir do açúcar. Ela se dá quando o fungo retira do açúcar a energia que necessita para suas funções vitais e libera o álcool etílico.
No outro oposto, também temos substâncias produzidas por fungos que podem ser extremamente tóxicas ( como por exemplo o cogumelo que cresce sobre o esterco do gado, extremamente prejudicial à saúde humana), e ainda outras substâncias com poderes alucinógenos ( como o LSD, produto sintético, proveniente de uma substância produzida por um fungo, assim como os cogumelos utilizidados em rituais alternativos de alucinógenos. O uso excessivo de algum deles provoca casos de desintegração mental que exigem internamento psiquiátrico).
2007-02-04 23:24:16
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
A cerveja é produzida pela fermentação da cevada (da qual também se faz o malte) com o fungo Saccharomyces cereviceae, que produz álcool (etanol) quando não encontra oxigênio. O sabor amargo característico da cerveja vem das flores de lúpulo, que são acrescentadas para impedir o crescimento de micróbios indesejados. O vinho fermenta por processo igual: frutas maduras, pisadas, e fungo. O mesmo Saccharomyces, adicionado à farinha, nos dá o pão. Sovar a massa ativa o glúten e põe o fermento em contato com o oxigênio do ar; assim se produz dióxido de gás carbônico (CO2), que faz o pão crescer, e álcool etanol (CH2OH), que evapora no forno.
Em pacientes cuja resistência a infecções é reduzida, C. albicans pode entrar na corrente sanguínea e causar doença generalizada. Tratamentos longos à base de antibióticos de largo espectro, como tetraciclina e cloranfenicol, podem predispor ao desenvolvimento da candidíase, provavelmente porque matam micróbios normalmente antagonistas dos fungos. Na quimioterapia e nos tratamentos de aids a proliferação de cândida é um dos efeitos colaterais mais delicados, porque impede o paciente de se alimentar direito.
Depois de Candida albicans, a infecção por Aspergillus é a que mais maltrata humanos debilitados. Às vezes nem produz sintomas, mas na maioria dos casos dá pneumonia e infecção generalizada. O fungo entra pelo ar ou através de algum corte ou ferida. Se for um portador de leucemia ou outro câncer, o fungo se espalha na pele e toma o fígado, os rins e o cérebro. O diagnóstico é difícil, porque as culturas realizadas em laboratório raramente dão resultado positivo; e as drogas antifúngicas não conseguem deter a velocidade com que a infecção avança.
Coccidioides immitis e Histoplasma capsulatum também provocam sintomas de infecção respiratória. Galinhas, pombos, cães, ratos, morcegos e outros bichos costumam ser infectados por histoplasma; usar esterco de galinha no jardim ou na horta freqüentemente faz com que os humanos da casa sejam contaminados.
Dentre os cogumelos, muitos são tóxicos e alguns podem matar. Outros têm efeitos medicinais inclusive contra o câncer, como shiitake, shimeji e reishi.
++
2007-02-04 23:13:21
·
answer #8
·
answered by ♡Sophia♡ 7
·
2⤊
1⤋