o arco -íris se forma quando a luz solar branca incide em cada uma das gotas de água das nuvens, essas gotas agem como prismas decompondo a luz branca em sete cores: vermelho, amarelo, laranja , verde ,azul, anil, violeta, por isso a luz se decompôe em cada gota a partir de um ângulo de incidência de 45º graus, a explicação precisa está nos diferentes índices de refração da ar e da água que aliado ao ângulo faz as diferentes cores do arco-íris percorram caminhos diferentes separando-as ao sair as cores se espalham pelo céu por isso cada pessoa enxerga seu próprio arco-íris.
2007-02-04 14:26:46
·
answer #1
·
answered by isaac s 1
·
2⤊
2⤋
O arco íris se forma por uma composição de dois efeitos: reflexão da luz dentro das gotículas de água em suspensão na atmosfera (não precisa ser em dias de chuva, um belo esguicho de água, se olhado da maneira correta, pode apresentar arco-íris também) e dispersão da luz pelo fato de na água (e em quase todos os materiais transparentes) o índice de refração não é constante, mas varia para cada comprimento de onda. Como temos reflexão, é preciso que o Sol (ou a fonte de luz) esteja atrás do observador e as gotículas de água na frente. Assim a luz refletiva pode chegar aos olhos do observador. Ao passar por dentro das gotas de água, a luz vai ter seus comprimentos de onda separados (cada comprimento de onda será refratado com ângulos diferentes, separando as cores). Por uma razão geométrica, os raios que entram em uma gota aproximadamente esférica vão sair para várias direções, mas uma grande parte desses raios incidentes saem a 42 graus com o feixe incidente. Assim, isso determina a abertura angular do arco-íris. As cores são, em princípio, todas as cores do espectro visível. Pode-se observar SEIS cores com facilidade, violeta, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Porque se fala tanto em sete cores se ninguém as vê? Porque um indivíduo muito importante chamado Newton estudou decomposição cromática por dispersão e como era um cara muito místico, não passava na cabeça dele que as cores seriam seis (um número não muito significativo). Então ele postulou um tal de "anil" (azul escuro) que ficaria entre o azul e o violeta, e então o espectro de cores da luz do Sol seria "perfeita", constituída de um número cabalístico de componentes. Até hoje essa particularidade sobrevive. Quer tirar a dúvida? Observe um arco-íris e conte as cores. Duvido que ache as "sete" :-) E pelo mesmo processo de reflexão, não vemos apenas um arco-íris, mas dois: se a luz sofre duas reflexões dentro da gota e volta na direção do observador, este verá um segundo arco-íris (atentando para a geometria, sua abertura angular será 51 graus, portanto externo ao arco íris primário), bem mais fraco (duas reflexões, mais perda de luz por transmissão) e com a seqüência de cores invertida (duas reflexões). É muito bonito, e essas formações todas se originam de dois princípios físicos: reflexão e dispersão.
2007-02-05 08:12:45
·
answer #2
·
answered by Oráculo 4
·
1⤊
1⤋
a luz branca quando exposta a um prisma se divide em cores...as gotas de chuva se portam como prisma por isso vemos o arco iris...em nada tem haver com o por do sol
faça seu proprio teste:pegue uma bacia com agua e coloque espelho no fundo...posicione a bacia de maneira que a luz bata no espelho e reflita em uma parede...voila vc tem seu proprio arco iris protatil...XD
2007-02-04 22:10:34
·
answer #3
·
answered by nirvana 4
·
1⤊
1⤋
As cores se formam pelo espectro natural, em que os raios solares incidem nas partículas d'água, que geralmente é observado quando o sol está perto de se por. São sete cores; azul, rosa, laranja, lilás, verde, vermelho e amarelo.
2007-02-04 21:53:51
·
answer #4
·
answered by ILACIR TUDO AZUL 5
·
1⤊
2⤋