A Logística é a área da administração que cuida do transporte e armazenamento das mercadorias.
As novas exigências para a atividade logística no Brasil e no mundo passam pelo maior controle e identificação de oportunidades de redução de custos, redução nos prazos de entrega e aumento da qualidade no cumprimento do prazo, disponibilidade constante dos produtos, programação das entregas, facilidade na gestão dos pedidos e flexibilização da fabricação, análises de longo prazo com incrementos em inovação tecnológica, novas metodologias de custeio, novas ferramentas para redefinição de processos e adequação dos negócios (Exemplo: Resposta Eficiente ao Consumidor - Efficient Consumer Response), entre outros.
Em resumo: "Logística é a arte de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o produto/serviço certo, na hora certa, no lugar certo, ao menor custo possível"
A profissão do Administrador
O conselho federal de Administração (CFA) e os conselhos regionais de Administração (CRAs)
No Brasil, apenas os Administradores registrados nos CRAs podem exercer a profissão de Administrador. O registro é feito na sede do CRA, localizada nas capitais e no Distrito Federal, ou em suas delegacias regionais no interior de cada estado. É por meio do registro no CRA que o bacharel em Administração, ou em outros cursos da área de Administração, se habilita legalmente a exercer a profissão. Além de ser uma obrigação legal, o registro no CRA representa um ato de consciência profissional. A falta do registro torna ilegal e punível o exercício da profissão.
Podem se registrar: bacharéis em Administração (com habilitações específicas) ou Turismo (quando este exercer atividades privativas do Administrador) e tecnólogos (executivo, em Administração rural, em Administração Hoteleira ou cooperativismo). Por último, empresas, entidades e escritórios técnicos que explorem, sob qualquer forma, atividades típicas e privativas do Administrador ou aquela que explore as atividades específicas da área de informática, prestando serviços no campo privativo do Administrador.
Para saber mais detalhes sobre o registro, visite os s?ites do Conselho Federal de Administração e do Conselho Regional de Administração de Sergipe
O símbolo
Este é o símbolo do sistema CFA/CRAs. Deverá ser usado nas suas várias versões, em toda a comunicação visual dos Conselhos Federal e Regionais de Administração. O símbolo é composto de um emblema que representa a profissão de Administrador, cuja concepção e composição é detalhada no "Manual de Identidade Visual da Profissão", inclusive especificações de cores, para aplicação em policromia ou em preto e branco.
Origem:
O Conselho Federal de Administração promoveu em 1979 um concurso nacional para a escolha de um símbolo que o representasse. Para tanto, foram convidados personalidades relacionadas às artes gráficas, como o industrial José E. Mindlin, o especialista em heráldica Adm. Rui Vieira da Cunha, o grafista Adm. Zélio Alves *****, ? o arquiteto Alexandre Wollner, além dos Presidentes dos Conselhos Regionais de Administração do Rio de Janeiro e de São Paulo, Adm. Antônio José de Pinho e Adm. Roberto Carvalho Cardoso, e do Conselheiro Federal Arlindo BragaSenna, para compor um corpo de jurados que deveriam julgar e escolher o Símbolo da Profissão do Administrador.
O concurso recebeu trezentas e nove sugestões, vindas de quase todos os Estados brasileiros. Estes trabalhos foram analisados por sete membros do júri e teve como primeiro resultado a seleção de 40 (quarenta) trabalhos para serem escolhidos na segunda fase de julgamento. No dia 9 de abril de 1980, em Brasília/DF, foram selecionados 10 (dez) trabalhos para uma segunda fase de julgamento. A escolha final, dificílima, devido às linguagens gráficas distintas e oriundas das diversas regiões do país, finalmente legitimou o símbolo já bastante conhecido, que representa em todo o território nacional a profissão do Administrador. O trabalho escolhido foi apresentado por um grupo de Curitiba, denominado "Oficina de Criação".
Para adquirir informações detalhadas sobre o significado, as principais aplicações e o diagrama básico para elaboração do símbolo do Administrador, adquira o Manual de Identidade Visual da Profissão de Administrador, enviando um e-mail para marketing@cfa.org.br. O símbolo escolhido para identificar a profissão do Administrador tem a seguinte explicação pelos seus autores:
"A forma aparece como intermediário entre o espírito e a matéria".
Para Goethe o que está dentro (idéia), está também fora (forma).
A justificativa para o uso do quadrado como ponto de partida para construção do símbolo é o de que esta forma geométrica é uma condensação expressiva e precisa correspondente ao (intensivo/qualitativo), por contraposição ao (extensivo/quantitativo). O quadrado serve como ponto de partida pois é uma forma básica, pura, onde o processo de tensão de linhas é recíproco, como podemos ver nas imagens abaixo: (NÃO FOI POSSÍVEL ENVIAR O SÍMBOLO, MAS PODE SER VISTO NA PÁGINA: http://www.dad.ufs.br/caad/?c=profissao)
Este é o símbolo do sistema CFA/CRAs. Deverá ser usado nas suas várias versões, em toda a comunicação visual dos Conselhos Federal e Regionais de Administração. O símbolo é composto de um emblema que representa a profissão de Administrador, cuja concepção e composição é detalhada no "Manual de Identidade Visual da Profissão", inclusive especificações de cores, para aplicação em policromia ou em preto e branco.
espero ter ajudado.
2007-02-11 06:03:17
·
answer #1
·
answered by cemporcentoelda 3
·
0⤊
0⤋
não sei, mas deve ter, veja no DA ou no CA da sua faculdade, eu sou engenheiro e gerente de logística e o único símbolo que conheço é do $, que vc tem de economizar para o seu patrão todo mÊs para manter o emprego, aliás, eu não sabia nem que existia curso superior em Logística. Agora vou procurar saber mais. Ah sabe onde deve ter isso! No Orkut.
2007-02-04 13:20:48
·
answer #3
·
answered by Andre M D 5
·
0⤊
0⤋