Fácil.
Primeiro, um trem num trilho jamais fica desgovernado, pode estar sem freio mas não desgovernado, afinal sabemos exatamente por onde passarás.
--- Levando em consideração que o trem possui freios (Afinal esses equipamentos apresentam dois tipos de freios, portanto seria muito azar se os dois estivessem com defeito):
Ele na realidade ele teria como parar o trem, basta sinalizar ao maquinista. Ele poderia colocar galhos nos trilhos o que simbolizaria um perigo eminente a frente.
Mesmo que o maquinista não pare ou não reduza a velocidade ele (por lei), tem a obriação de acionar a buzina do trem, o que já poderia ser uma ajuda para os funcionários que estão trabalhando nos tuneis.
--- Levando em consideração que o trem não possui freios:
Neste caso se ele souber que o trem está vazio (ou é um trem de cargas) ele poderia, com pedras provocar o descarrilamento do trem e na pior das hipóteses mataria apenas os dois maquinistas (neste caso o trem ficaria realmente desgovernado, mesmo que por poucos metros).
No entanto se o trem tiver mais de quarenta passageiros, Greg só tem uma opção: Já que o trem está sem freios e em alta velocidade ele terá que minimizar a inclinação da curva a qual o trem obrigatoriamente fará, ou seja, ele deverá puxar a alavanca (ou não) de forma a evitar que o trem saia dos trilhos, descarrile e possivelmente mate seus passageiros. Mas só se ele souber que o trem tem mais de quarenta passageiros, caso contrário ele poderá deixar o trem descarrilar ou provocar o seu descarrilamento de forma a salvar os quarenta operários ou os cinco (dependendo do número de passageiros do trem).
Mas seja qual for o desfecho da história ele poderia processar a empresa responsável pelo trem (por falta de manutenção do mesmo) e a empresa responsável pela administração da quela linha (por permitir que se faça trabalhos de manutenção em duas vias ao mesmo tempo). Ele poderia alegar danos emocionais e psicológicos, alem de estresse causado por trauma evitável.
Mas respondendo sua pergunta, ciente que no Brasil existem pouquísimas linhas de transporte de passageiros (e nenhuma delas o trem vai muito rápido), eu não teria dúvidas, tentaria sinalizar para o maquinista parar, mas com as pedras estrategicamente colocadas afim de provocar o descarrilamento do trem.
Valeu?
Barbosa.
2007-02-04 10:57:01
·
answer #1
·
answered by BARBOSA® 7
·
0⤊
0⤋
ACORDAVA DESSE PESADELO.
2007-02-04 18:12:14
·
answer #2
·
answered by ====== 6
·
1⤊
0⤋
Certo... vamos considerar os fatos...
O trem desgovernado vai em direção de trabalhadores em um tunel, na linha de trem.... primeiro... se tem trabalhadores na linha de trem, independentemente se é um tunel.... medidas de segurança foram tomadas... em caso de acidente, conseguiriam se proteger....e vamos considerar q o trem não é silencioso, faria muito barulho ate chegar aos trabalhadores q fugiriam ou se protegeriam..
Mas respondendo a pergunta: eu viraria pra o tunel de cinco operarios, pois levanto em contas as circunstancias acima tomadas seria muito mais facil a proteção ou a fuga do que o tunel de quarenta homens
2007-02-04 19:33:11
·
answer #3
·
answered by Nikalus 2
·
0⤊
0⤋
Greg teve duas opções a seu alcance basta uma decisão simples, lógica e objetiva, o que o levaria a pençar é se os cinco ou dentre as cincos pessoas estivesem algum ente querido..., aí o lado emocional nos repreende..., porém a lógica é a mesma...e até questionavel...
E....
2007-02-04 18:34:50
·
answer #4
·
answered by Ráffa 2
·
0⤊
0⤋
mad, você colocou aqui um verdadeiro dilema, com poucas opcões.
Ao tentar colocar-me no lugar do Greg pensei, entre matar ou deixar morrer significa para mim a mesma coisa.Mas entre deixar morrer 40 homens ou matar 5, conhecendo-me como me conheço optaria infelismente pelos 5 homens, porque morrer 40 homens, deixaria muitas mais família com faltas, a sofrer e a chorar as suas mortes.
Abraços
2007-02-04 18:31:28
·
answer #5
·
answered by Soraya 6
·
0⤊
0⤋
Eu deixaria o trem tomar o seu próprio curso,
pois aquele era o horário de almoço dos 40 trabalhadores,
e em menos de meio segundo já estariam fora por já estarem morrendo de fome, então se não fosse a fome seria o trem que
os mataria venceu o fominha do estômago.
Um grande abraço!
2007-02-04 18:30:44
·
answer #6
·
answered by Alvaro dos S. Saraiva 2
·
0⤊
0⤋
.
Matar ou deixar morrer?
A culpa não será minha...
Deixaria acontecer...
Pondo pedras na linha...
2007-02-04 18:23:50
·
answer #7
·
answered by Juarez dos Reis Correa 4
·
0⤊
0⤋
O sentimento de culpa por ter sido responsável pela morte de 5 pessoas é mais suave do que a consciência pesada por ter sido culpado por deixar que 35 pessoas a mais morresem, pois se nos deparamos com uma situação como essa e não fazemos nada, seremos tão culpados quanto se tivessemos tomado alguma atitude que na minha opinião seria louvável. De qualquer forma seria algo que deixaria um certo trauma, então que seja um trauma pela morte de 5 e não de 40.
2007-02-04 18:20:18
·
answer #8
·
answered by nene 2
·
0⤊
0⤋
Acredito que se Greg não tomasse nenhuma atitude, permitiria que ocorressem mais mortes, sendo assim o co-responsável por elas. Nesse caso, utilizaria um fundamento matemático e bem lógico. Se é necessário a perda, que seja a menor de todas.Desviaria o trem, para evitar um número maior de mortes.
2007-02-04 18:19:03
·
answer #9
·
answered by Paulo Cesar 3
·
0⤊
0⤋
Na impossibilidade de salvar ambos os grupos, deixaria como está, só ia correndo na direção dos 40 para tentar fazer alguma coisa. Certamente eles sentiriam a aproximação do trem,que não é nada silencioso, só isso já os alertaria e talvez eu, na minha tentativa, conseguiria aumentar o número dos que se salvariam. Não seria justo com o grupo dos 5 que não estavam no caminho do trem, eu mudar seus destinos.
2007-02-04 18:17:27
·
answer #10
·
answered by aila313 4
·
0⤊
0⤋