As Mulheres no Antigo Egito
Ao contrário de muitas nações contemporâneas, o Egito não via suas mulheres como cidadãs de segunda classe, inferiores, propriedade de pais ou maridos ou como meros objetos. Na sociedade egípcia a mulher possuía um status que só foi recuperado muito recentemente na História, sendo tratadas com respeito e igualdade em relação aos homens. Muitas mulheres eram as Senhoras do Lar mas outras chegavam aos postos de governantas da Casa Real (posto de extrema honra), tesoureiras ou médicas. A primeira grande mulher registrada pela História foi Hatshepsut, a primeira mulher a governar um império com o titulo de Faraó do Egito. Elas eram normalmente afastadas das tarefas governamentais mas isto devia-se não ao sexo mas ao fato de que apenas os habilitados à escrita poderem assumir tais tarefas, o que automaticamente afastava a maioria da população.
Normalmente o status de uma mulher egípcia dependia do status de sua família mas isto não retirava dela seus direitos individuais. Elas podiam manter propriedades individuais e atuar em profissões que lhes garantissem independência econômica do restante de sua família e mesmo de seus maridos. Recebiam por herança um terço dos bens adquiridos após seu casamento e podiam deixar suas heranças a quem lhes bem aprouvesse. Frente a lei eram tratadas de igual para igual com qualquer homem, podendo atuar como testemunhas, acusadoras ou defensoras. Respondiam por seus próprios atos e se fossem condenadas estariam sujeitas às mesmas penalidades que os homens.
Infelizmente a maior parte das informações disponíveis sobre a vida das mulheres do Antigo Egito refere-se às da nobreza ou às ricas, pouco sabendo-se sobre o dia-a-dia das mulheres das classes inferiores. Porém, por comparação com os tempos modernos, pode-se imaginar que pouca semelhança havia entre a vida de uma mulher rica e uma pobre. As pobres tomavam conta de suas famílias e trabalhavam para garantir seu sustento. Em casa, dividiam as tarefas domésticas com outras mulheres da família. É importante notar que o conceito de família entre os antigos egípcios estendia-se para mães, filhas, avós, irmãs, tias e etc., todas vivendo juntas ou próximas entre si. Túmulos de mulheres mostram-nas e vários segmentos profissionais tais como artistas, serventes, cervejeiras, padeiras, carpideiras, sacerdotisas e rainhas.
2007-02-04 10:02:02
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
9⤊
2⤋
sei não mas eu gostaria de ganha os dez pontinhos rsrrsrsrs mas gostei da pergunta, muito interessamte mesmo!!!
2007-02-06 19:17:07
·
answer #2
·
answered by silvio m 2
·
0⤊
0⤋
A condição da mulher no antigo Egipto era igual à dos homens, provando-se pelo facto delas se deslocarem e fazerem escolhas livremente, ocuparem cargos de empresárias, chefes e até serem faraós ( Nefertiti, Cléopatra...).
2007-02-06 15:01:54
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋