English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Explique porque permanecer dentro dos carros numa tempestade é uma boa idéia.

2007-02-04 09:50:04 · 12 respostas · perguntado por Argo 4 em Ciências e Matemática Física

12 respostas

Uma Gaiola de Faraday é uma blindagem elétrica, ou seja, uma superfície condutora que envolve uma dada região do espaço e que pode, em certas situações, impedir a entrada de perturbações produzidas por campos elétricos e ou eletromagnéticos externos.
Porque as rodas de borracha do carro impedem os raios de atingir o interior do carro

2007-02-04 10:00:00 · answer #1 · answered by 7 · 0 0

Circuito aberto, não permite carga elétrica. Ascender a luz na tomada é fechar o circuito eletrico e a lampada recebe toda a carga.
Os pneus funcionam como isoladores, a carga elétrica não encontra circuito para descargas, a tensão se neutraliza.
É como aquele efeito das pedras de dominó que empurra uma a outra até derrubar todas, mas se uma pedra só faltar não vai haver uma descarga da forca cinética sobre as restantes. Essa força se desfaz ali. Penso que isso Faraday tentou demonstrar com uma gaiola.

2007-02-12 15:59:35 · answer #2 · answered by hillrivero 3 · 0 0

Dentre muitas experiências e realizações de Faraday é relevante a construção de uma gaiola metálica, por ele utilizada para demonstrar que condutores carregados eletrizam-se apenas em sua superfície externa. O próprio Faraday entrou na gaiola, grande o suficiente para abrigá-lo, e fez com que seus assistentes a eletrizassem intensamente. Da gaiola, mantida sobre suportes isolantes, chegaram a saltar faíscas, mas o cientista em seu interior não sofreu nenhum efeito elétrico. Faraday conseguiu assim comprovar sua tese.

A Gaiola de Faraday é composta por uma tela metálica no formato cilindrico e a base isolada através de um apoio de acrílico. Presa a tela (tanto na parte exterior quanto interior) por um fio de nylon encontram-se algumas pequenas bolinhas de isopor.

Quando conectamos a Gaiola de Faraday, à Máquina de Winshurt (que fornece uma ddp de aproximadamente 30.000 volts) a gaiola fica então eletrizada e as bolinhas presas do lado de fora são repelidas, enquanto que as bolinhas presas à parte interna permanecem em repouso. Mostrando assim o efeito da bindagem eletrostática.

A blindagem eletrostática é muito utilizada para a proteção de aparelhos elétricos e eletrônicos contra efeitos pertubadores externos. Os aparelhos de medidas sensíveis estão acondicionados em caixas metáilcas, para que as medidas não sofram influências externas. As estruturas metálilcas de um avião, de um automóvel, e de um prédio constituem blilndagens eletrostáticas.

Como se faz:

Pegar uma tela metálica e deixá-la no formato de uma gaiola, cilindrica ou quadrada. Prender bolinhas de isopor por uma linha na parte exterior e interior da gaiola. Conectá-la a um gerador, por exemplo, o Gerador de Van de Graaf, ou à Máquina de Winshurst e observar o efeito descrito acima.

Quando estamos dentro de um carro, e este é atingido por um ráio, ele funciona como um isolante, por causa dos pneus, isso explica porque não levamos choque. É o principio da mesma gaiola construida por Faraday.

2007-02-12 12:34:35 · answer #3 · answered by Patywiccan a Bruxinha do Bem 5 · 0 0

Porque o carro está isolado da terra pelos pneus. Os raio sempre vai em direção a algo que esteja aterrado. Ex. arvores edifícios, Por isso que em edificações mais altas usa-se o PARA-RAIOS.Que é um objeto de boa condutibilidade, com forma de um tridente apontado para cima e um cabo ligado a uma haste bem enterrada no solo. Isso atrai os raios que cairem nas proximidades dai o nome PARA-RAIOS. (Nunca fique perto desse cabo em tempo de tempestade )

2007-02-11 21:00:23 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

A gaiola de faraday é oque deveriam colocar ao redor dos presídios para cancelar as ligações de celular... pois o principio de funcionamento é baseado em que o campo EM de foram não entra e o de dentro não sai, por isso o carro é um bom lugar... pois o raio não vai atravessar ele vai percorrer toda a estrutura do carro e seguir seu caminho ionico até o solo... outro exemplo de gaiola é aquela rede de metal que fica dentro do forno de micro ondas, pois é uma gaiola que evita o campo EM do micro ondas sair....

2007-02-10 23:35:01 · answer #5 · answered by Alexandre 3 · 0 0

A descarga eletrica, formada por negativos eletrons, na gaiola de Faraday, por terem sinais iguais, se repelem ficando o mais longe possivel um do outro, ou na superficie externa da gaiola. Nenhuma eletricidade passa por quem fica no interior da mesma. Caso de um carro atingido por um raio, ou mais comum, fio eletrico caido. Nunca, mas nunca mesmo, tente ajudar alguem nesta situaçao. Sera fatal para ambos. Peça para ficarem calmos e chame os bombeiros.

2007-02-10 15:54:31 · answer #6 · answered by Genio 5 · 0 0

É uma espécie de barreira blindada elétrica, impedindo a passagem de pertubações criadas por campos elétricos e ou eletromagneticos. Por exemplo, um simples papel de alumínio envolvido num receptor de rádio pode se constituir numa gaiola de faraday, na medida que impediria a captação de ondas que transportaria o sinal que faz com que o rádio transmita algum sinal.

2007-02-09 12:44:49 · answer #7 · answered by duardomaria 3 · 0 0

Os carros , com pneus de borracha isola e tira o contato do solo, portanto, não suscetpivel de ser atingido por raios...

2007-02-09 07:23:56 · answer #8 · answered by John - Se chamarem digam que saí 7 · 0 0

resposta
Gaiola de Faraday=Na imagem abaixo, o exato momento em que um avião é atingido por um raio em plena descolagem. Não é a toa que morro de medo de raios!

É comum aviões serem atingidos pelos raios, mas como estão imersos no ambiente ionizado, o raio passa pela carcaça metálica, que forma uma "gaiola de Faraday", e continua a descida em direção ao solo, sem afectar os instrumentos de bordo.
Em tempos, Michael Faraday, cientista que viveu no século XIX, desenvolveu uma proteção contra descargas atmosféricas, este dispositivo, nada mais é, do que um cubo feito de tela de fio condutor (arame, por exemplo).

Quando um raio cai sobre a tela, cada "quadrícula" da malha metálica funciona como uma espiral de bobina. A reação do raio torna o campo eletromagnético dentro da gaiola nulo, desviando para a Terra a corrente gerada.

Dizem os historiadores que, quando Faraday revelou a sua descoberta à comunidade científica da época, os seus colegas zombaram da sua teoria. Faraday acabara de se tornar pai de um saudável bebé. Para provar as suas convicções, ele pegou no seu filho e, cobrindo-lhe os olhos com um pano escuro, colocou-o dentro de uma gaiola metálica. Diante das autoridades científicas, Faraday ligou um autotransformador, cujo secundário estava próximo da gaiola aterrada.

Após elevar a tensão para milhares de Volts, várias descargas (raios) atingiram a gaiola. Quando o transformador foi desligado, retirou o seu filho ileso da gaiola, para espanto de todos. O princípio de Faraday é utilizado tanto para alta quanto para baixa tensão.

(Colaboração de Luciano Andrade Arié)

2007-02-05 12:50:52 · answer #9 · answered by neto 7 · 0 0

Todo corpo eletricamente carregado, possui cargas elétricas em excesso, as quais se repelem mutuamente concentrando-se em regiões periféricas. Assim que as cargas elétricas se posicionam uniformemente nessa região, acabam isolando eletricamente seu interior, ou seja, nenhuma manifestação de fenômeno elétrico ocorrera no interior desse corpo. Um corpo com essas características, recebe o nome de Gaiola de Faraday, Gaiola porque sua superfície não precisa ser continua e de Faraday pois este foi o físico que primeiro percebeu este fenômeno e o utilizou na proteção de aparelhos sensíveis.O Carro funciona como uma Gaiola de Faraday que protege seu interior de fenômenos elétricos.

2007-02-04 18:39:18 · answer #10 · answered by Mito 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers