English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

É. Quem disse que ando misturando religião com ciência e diz que não tem nada a ver veja este exemplo do criador do Positivismo uma filosofia que adorava a ciência no lugar de Deus e criou uma igreja: a Igreja Positivista onde a ciência é seu deus e os santos são os sábios e cientistas que "ajudaram a humanidade a evoluir". Legal não? Já que Comte misturou religião com ciência, por quê o seu admiridador Marx da qual deriva esse conceito evolucionista aplicado ao comunismo não poderia ter? Veja bem Comte acreditava na evolução da humanidade em estágios evolutivos do qual o marxismo herdou em grande parte junto com as idèias de Hegel que foi o primeiro filósofo formulador da dialética vinda secretamente da maçonaria.
Quem não sabe que as idéias de Hegel influenciaram Marx é que é altamente ignorante! Todos que tem um mínimo de conhecimento em filosofia sabem disso! O máximo do ridículo que Comte cometeu foi transformar a sua amante Clotilde de Vaux em deusa, dedicando um culto a ela.

2007-02-04 05:34:35 · 3 respostas · perguntado por haroldo jose h 1 em Artes e Humanidades Filosofia

3 respostas

Auguste Comte foi importante para sua época, levando-se em conta o contexto em que vivia. Em termos históricos há importância nos seus estudos, pois sempre esteve preocupado com a miséria em que viviam a França e seus pares.
O grande problema das pessoas é trazer para os dias atuais, num mundo totalmente diferente, o pensamento dos grandes filósofos e querer aplicá-lo no nosso cotidiano conturbado, evoluído, pragmático e totalmente louco. Vira essa confusão como a que está na sua cabeça.

2007-02-04 05:46:28 · answer #1 · answered by Pensando em voltar... 7 · 0 0

haroldo jose h,

Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (Montpellier, 19 de Janeiro de 1798 — Paris, 5 de Setembro de 1857) foi um filósofo francês e o pai da Sociologia.

Filho de pais católicos e monarquistas fervorosos, Comte, que rejeitou as convicções dos pais ainda bem jovem, foi aluno brilhante, dos estudos básicos aos superiores, na Escola Politécnica de Paris.

Nesse período, seu melhor amigo foi Henri de Saint-Simon (1760-1825), expoente do socialismo utópico, com quem viria a romper mais tarde por questões ideológicas.

Comte trabalhava intensamente na criação de uma "filosofia positiva" quando sofreu um colapso nervoso, em 1826. Recuperado, mergulhou na redação do Curso de Filosofia Positiva, que lhe tomou doze anos.

Em 1842, por divergências com os superiores, perdeu o emprego de pesquisador na Politécnica e começou a ser ajudado por admiradores, como o pensador inglês John Stuart Mill (1806-1873). No mesmo ano,

Comte se separou de Caroline Massin, após dezessete anos de casamento. Em 1845, apaixonou-se por Clotilde de Vaux, que morreria de tuberculose no ano seguinte. Clotilde seria idealizada por Comte como a expressão perfeita da humanidade.

O filósofo, que dedicou os anos seguintes a escrever Sistema de Política Positiva, morreu de câncer em 1857, em Paris.

A filosofia positiva de Comte nega que a explicação dos fenômenos naturais, assim como sociais, provenha de um só princípio.

A visão positiva dos factos abandona a consideração das causas dos fenômenos (Deus ou natureza) e torna-se pesquisa de suas leis, vistas como relações abstratas e constantes entre fenômenos observáveis.

Tendo por método dois critérios, o histórico e o sistemático, outras ciências abstratas antes da sociologia, segundo Comte, haviam atingido a positividade: a Matemática, Astronomia, a Física, a Química e a Biologia. Assim como nestas ciências, em sua nova ciência chamada de física social e posteriormente Sociologia,

Comte usaria da observação, da experimentação, da comparação, da classificação e da filiação histórica como método para a obtenção dos dados reais.

Comte teve o mérito de firmar que os fenômenos sociais podem ser percebidos como os outros fenômenos da natureza, ou seja, como obedecendo a leis gerais.

Em 1851 Comte instituiu uma sétima ciência, a Moral, cujo âmbito de pesquisa é a constituição psicológica do indivíduo e suas interações sociais.

Pode-se dizer que o conhecimento positivo tem como fundamento "ver para prever, a fim de prover" - ou seja: conhecer a realidade para saber o que acontecerá a partir de nossas ações, para que o ser humano possa melhorar sua realidade. Dessa forma, a previsão científica caracteriza o pensamento positivo.

O espírito positivo, segundo Comte, tem a Ciência como investigação do real. No social e no político, o espírito positivo passaria o poder espiritual para o controle dos cientistas, embora esse poder seja exclusivamente baseado nas opiniões e no aconselhamento, afastando-se a ação política prática a esse poder espiritual.

Um abraço!

2007-02-12 08:17:13 · answer #2 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

Eu também sou uma deusa!!!

2007-02-04 13:39:36 · answer #3 · answered by Sabrina Gay 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers