English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Parece besteira,mas considere-se q o helicóptero tenha toneladas,e vemos em filmes e até em novelas q quando uma pessoa fica perto de um helicópteroq está prestes a decolar sofre com o vento,mas não é arrastada a metros como deveria ser(devido a grande proporsão q o vento deveria ter para fazer q com q o helicóptero decole).Mas como explicar este "fenômeno"?

2007-02-04 04:51:12 · 8 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Física

8 respostas

Bom, no meu trabalho estou sempre andando de helicópteros. E também já tive esta dúvida antes de ver acontecer na real.
Posso te dizer uma coisa: no cinema não aparece o vento real, que é muito maior. Quando ele vai decolar ou aterrizar, ninguém fica embaixo, pode crer.
Também ocorre que, se vc está próximo de um helicoptero na decolagem, o vento não te arrasta porque o fluxo de ar mais violento é impulsionado pelas pás do helicóptero verticalmente para baixo.
Aquele vento horizontal que ocorre em volta da aeronave, é apenas turbulência, pois o fluxo de ar já perdeu a maior parte da energia depois que atingiu o solo, por isso não te arrasta.

2007-02-04 05:35:47 · answer #1 · answered by Paulo N 4 · 0 0

"Vento" só é necessário nos aviões. Eles se utilizam da diferença de pressão entre as faces superior e inferior das asas para levantar vôo. Essa diferença é proporcinada pela aerodinâmica da nave. Por isso eles precisam de velocidade na decolagem, pra criar um diferencial maior de pressão pela passagem forçada do ar. Por essa razão tb se dá preferência, nos aviões, à decolagem contra o vento (embora a idéia de aeroportos com pistas q giram pra melhor aproveitar os ventos seja uma idéia impraticável, ahuahua...!).

Num helicóptero, essa diferença de pressão é gerada pelo impulsionamento das hélices qdo em rotação. Basicamente, é o mesmo processo, uma área de baixa pressão na parte superior e uma de alta na inferior, em ambos os casos devido à passagem forçada do ar. A diferença de pressão impulsiona a aeronave pra cima.

Essa sua idéia de "vento empurrando a nave" é mais válida pra espaçonaves, onde elas são realmente empurradas pela expansão dos gases da combustão.

2007-02-04 14:13:12 · answer #2 · answered by ruinadoboi 2 · 0 0

através da força centrifuga do giro de rotação de suas hélices auxiliado pela hélices de cauda pode dar redirecionamento ao vôo

2007-02-04 13:51:31 · answer #3 · answered by pr_gouveia 4 · 0 0

Eu acho que você apenas está subestimando o trabalho que o pouco ar, segundo você mesmo diz, que as hélices movimentam produz. Você deve estar pensando que o vôo do helicóptero precisa daquela violenta quantidade de gases do lançamento de um foguete. São mecanismos diferentes.

2007-02-04 13:21:33 · answer #4 · answered by Átila Dias 2 · 0 0

É só reparar que a quantidade de ar deslocada pelas pás, que gera uma força que é TODA transmitida para o helicóptero. É um círculo com um raio enorme.
Mas em cima da gente é só um ventão, porque a pressão é muito menor.
Mesma coisa o seguinte: Pega uma garrafa de vidro vazia e deixa no vento, OK?
Agora pega algo com o mesmo peso que a garrafa, mas com maior área (tipo uma toalha) e vê se ela não sai voando no vento. É isso.

2007-02-04 13:10:25 · answer #5 · answered by rodolfo_bioufrgs@hotmail.com 2 · 0 0

E simples...... as helices quando giram criam um vacuou e uma pressao. com esta pressao o helicoptero em si mesmo aleventa. Rotacao = Pressao............

2007-02-04 13:07:46 · answer #6 · answered by Amie F 1 · 0 0

Qualquer aeronave tem MOTORES que dão a propulsão necessária para que eles alcem vôo. Vento só é necessário em aparelhos desprovidos de motores como, por exemplo, a asa-delta, o parapente, o balão, etc.

2007-02-04 13:04:39 · answer #7 · answered by Kitty Le Musicien 5 · 0 0

Não sei se entendi, mas o helicóptero empurra o ar para baixo, e consequentemente o ar empurra o helicóptero para cima.

2007-02-04 13:04:33 · answer #8 · answered by WM 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers