English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Entre os anos de 1964 e 1985 o Brasil viveu a fase mais nefasta de sua história. Os militares, por meio de um golpe, derrubaram o vice-presidente eleito, que na época era presidente, João Goulart e se estabeleceram no poder por nada menos que 21 anos. Nesse período, o Brasil viveu um período de terror. Milicos (militares) usaram e abusaram do poder. Os direitos individuais e coletivos deram lugar a um Estado de "Ordem" militar e o Estado civil e democrático ficou apenas no sonho dos brasileiros. Pessoas foram mortas, outras desapareceram, tudo em nome de um Regime político perverso e sanguinário. As ruas e instituições públicas foram tomadas, a população crescia assustadoramente, em meio à pobreza. Jovens, intelectuais e trabalhadores ligados a partidos políticos e instituições estudantis desapareceram e ou foram torturados, muitos ficando loucos, encontrados em manicômios. Em 1984 o Regime Militar acabou, mas em compensação os arquivos que contam essa história ainda estão fechados.

2007-02-03 23:51:43 · 12 respostas · perguntado por cleisac 1 em Governo e Política Outras - Governo e Política

12 respostas

ENQUANTO OS DINOSSAUROS DA DITADURA ESTIVEREM VIVOS. ELES NÃO TERÃO CORAGEM DE ABRIR OS ARQUIVOS DO INFERNO QUE FORAM AQUELES ANOS.

2007-02-04 00:07:01 · answer #1 · answered by LILITH IN FUGA 7 · 0 0

Eu também não concordaria com um regime tão brutal. Mas do jeito que as coisas estão caminhando precisaria ter um braço forte para acabar com essa corja de ladrões.
O Brasil não merece ser democrático, so há impunidade.Temos uma justiça democrática, leis democráticas, só facilitam para o bandido.
Na minha opinião eu não abriria o arquivo. Não iria adiantar nada, remoer o passado só faz mal para a alma. Precisariámos de uma nova luz para melhorar o futuro. Vivemos uma ditadura imposta por bandidos que estão tomando conta do nosso país.

2007-02-04 00:10:00 · answer #2 · answered by Carlos 2 · 2 0

Uma correção: só houve ditadura durante a vigência do AI5.

Uma ponderação : em cada fim de semana, matam-se mais pessoas, só em São Paulo, que os militares mataram por ano em todo o Brasil.

Uma observação: havia trabalho e não é verdade que "a população crescia assustadora mente, em meio à pobreza".

Outra correção: Não é verdade que "Nesse período, o Brasil viveu um período de terror". Não me recordo de nenhum ato de terrorismo, mas, se houve, certamente não foi praticado pelos militares. Também a população não se sentia amedrontada, não havia seqüestros, PCC, MST, Comando Vermelho, etc. Bandidos não incendiavam ônibus com passageiros dentro. Um reparo, houve poucos seqüestros, mas praticados por opositores aos militares.

2007-02-04 02:11:32 · answer #3 · answered by podocarpo 7 · 1 0

POBREZA, NÃO.
TUDO QUE VOCÊ DIGITOU NÃO É VERDADE.
UM PAÍS, NUM CRESCIMENTO DE 19%, A REFORMA AGRÁRIA NO AUGE, O HOMEM NÃO PENSAVA EM ABANDONAR O CAMPO, TODOS NA ESCOLA, SAÚDE MUITO BOA, MORADIA E NÃO EXISTIA CRIME ORGANIZADO.
NÃO SE FALAVA EM TRÁFICO DE DROGAS.
OS CIVIS SE MATAVAM UNS AOS OUTROS.
HAVIAM CIVIS QUE ERAM A FAVOR DO REGIME MILITAR.
E PARA ASSUSTAR, OS "COMUNISTAS" FALAVAM QUE ERAM OS MILITARES.
E HOJE?
O BRASIL ESTÁ BEM?
ALGUNS DESTES COMUNISTAS CONSEGUIRAM TOMAR POSSE DO BRASIL, ESTÃO NO PODER,RICOS E O BRASIL COM A ECONOMIA, MORAL,EDUCAÇÃO,SAÚDE ZERO.
O COMUNISMO NO BRASIL ACABOU COM O PATRIOTISMO, O RESPEITO À NAÇÃO.
PORQUE NÃO DIVULGAM O BRASIL VITORIOSO DAQUELE TEMPO?
NÃO ADIANTA FALAR CONTRA O REGIME MILITAR, OS CIVIS NÃO TIVERAM CAPACIDADE DE MANTER O PAÍS.
SÓ PENSARAM E PENSAM EM SI PRÓPRIOS.
AO CAIR O REGIME MILITAR, O POVO TROCOU A MORADIA, EDUCAÇÃO, SAÚDE, O BEM ESTAR POR UMA SÓRDIDA LIBERDADE.
QUE LÁSTIMA!

2007-02-04 01:02:13 · answer #4 · answered by Agata L 5 · 1 0

não tenho certeza, mas me parece que ja foram no ano passado, mas de qq forma, vc também deveria perguntar, quanto tempo o pt, vai manipular a impresa para que ela esconda a real situação econômica do Brasil, que vai de mau a pior; o pior crescimento do mundo, só na frente do Haiti, lamentável, viramos uma turba de miseráveis.

2007-02-04 00:03:38 · answer #5 · answered by Andre M D 5 · 1 0

Prezado Peter, Suas perguntas são sempre instigantes. Como bom mestre para com seus alunos, nos obriga a pesquisar desenvolvendo e, aprimorando nossos conhecimentos. Boa parte da resposta foi dada pelos postulantes abaixo. Entretanto, lembro-me de uma entrevista que o Gal. Figueiredo deu a um jornalista, se me lembro bem, da extinta television Manchete, após a passagem do Governo Militar. Como sabemos Tancredo Neves, o presidente escolhido, veio a falecer antes de tomar posse oficialmente. Realmente, os procedimento técnicos e, legais não foram oficialmente observados (juramento e, passagem da faixa presidencial). Portanto, o vice também, não estava oficialmente empossado. Ainda assim, José Sarney, o vice, assumiu como Presidente da República. Na verdade, deveria ter sido feito novo procedimento para se validar o processo. Nada foi feito. Diz, então o Gal. Figueiredo que tinham (Sarney e, políticos da época) aplicado o maior 171 (aquele famoso artigo do nosso Código Penal) em todo o povo brasileiro. O jornalista então, perguntou: "mas, porque os militares não alertaram ou, impediram já que todo o procedimento feria as regras da Democracia ?" Ao que o Gal. Figueiredo, respondeu: "o Governo Militar, ao passar democraticamente o poder aos civis, seria acusado de querer se perpetuar no poder e, isso era a última coisa que desejávamos". Assim, Prezado Peter, dali começou o primeiro 171 aplicado pelos políticos no nosso povo e, não parou mais desde então. Talvez, o Gal. Figueiredo tivesse razão quando disse que gostava mais de cheiro de cavalo .......... Obrigado. hayabusa

2017-01-02 03:35:39 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

O carlos resumiu o que estamos passando, precisamos de um braço forte, esta democracia que vivemos não condiz com o verdadeiro sentido, pois, aprendi que democracia é:" o governo do povo, pelo povo e para o povo ", e na realidade nós povo somos massacrados, um pais sem educação (que não tem investimento por interesses escusos), sem saude, sem segurança, e com um bando de politicos envolvidos em escandalos, corrupções, falcatruas, e protegidos por uma imunidade parlamentar, comandado por um presidente omisso e demagogo, um pais onde os aposentados são desrespeitados e massacrados pelo governo ( desde FHC e contuismo de LULLA).
Falta punhos de aço, para acabar com isto.

2007-02-04 11:04:17 · answer #7 · answered by itamar.franca 6 · 0 0

é q no brasil a maioria dos dirigentes economicos, das pessoas publicas e instituiçoes mais fortes do brasil q estaum ainda em sua vida util no cenario brasileiro, colaboraram com essa epoca nefasta da qual estamos ainda pagando a conta.....aqui na argentina já botaram 5 em cana, peixe graudo....rafael videla e asseclas, ate o chefe de policia de buenos aires daquela epoca foi pro xilindro..o decreto de anistia foi suspenso por ser declarado inconsticional....pq naum seguir o exemplo???? resultado foi uma nova motivaçao contaminou a sociedade q está mais confiante de seu presente e seu futuro e uma parte disso se refletiu na economia tb.....a resposta esta aí. naum interessa pra niguem das elites q isso aconteça, pois so querem q fiquemos de cabeça baixa pra falicitar a colocaçao da canga p docilmente nos dirigirem.......qual o interesse d continuar com a historica hipocrisia brasileira???? sempre escondendo as nossas fraquezas e debilidades atras de um alienante ufanismo esteril q naum serve pra pppoooorrra nenhuma....brasil é o maior nisso naquilo, é o mais belo, é o mais isso mais aquilo, somos penta...vai se phudÊ meu! pra q serve esse ufanismo senaum pra fazer cortina de fumaça pra encobrir as falcatruas da classe dominante e da bundamolice do nosso povo, incluindo eu e voce e todos os priveligados q tem aceso a cultura e aos meios de comunicaçao....o q aconteceu na verdad q o processo democratico naum foi uma conquista assim como a nossa indenpencia, foi antes de mais nada uma concessaum e uma forma transferir um endivadamento crecente e incontrolavel, na independencia foi a transferencia da divida externa de protugal (ainda fazem poiadinha de portugues) e na passagem da ditadura/democradura para a democracia atual, foi deixar q a conta do crescimento economico dos governos militares estourasse na mao dos governos eleitos pelo povo.......e o povo ainda acredita e q foi alguma coisa conquistada.....a unica coisa q se conquistou nesse pais foi os campeonatos mundiais de futebol, vai ver q é por isso q isso é taum valioso para a nossa cultura.....

2007-02-04 03:10:05 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Olá Palhaço Bozo: Sem querer ofender o profissional que brilhantemente promoveu o famoso palhaço.
Palhaço, eles vão abrir estes arquivos no mesmo dia que abrirem os arquivos das atrocidades causadas pela Dilma Roussef, pelo Zé-doCaixão-Dirceu , do Genoino e seus comparsas do MR8 entre outros. Você quer mesmo saber a verdade, TODA ELA? Vai c.agar comunista f.d.p.

2007-02-04 00:52:23 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Normalmente, só abrem esses arquivos totalmente, após a morte de todos os envolvidos. Foram liberadas as fichas do DOPS.

Vc encontra muita coisa, nesse site
http://www.torturanuncamais.org.br/mtnm_pub/pub_bibliografia/pub_bib_dossie4.htm

2007-02-04 00:47:18 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers