English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Até onde sei, subsidiar a produção agrícola significa que o governo investe determinada quantia de dinheiro para manter certo produto no mercado.

Por exemplo, se a China produz o produto X a um preço muito abaixo do que os países da UE produzem, então a UE subsidia a produção deste produto para que possa competir com a China.

Assim, gostaria de saber por que é importante para o Brasil a redução de subsídios por parte dos EUA e países da UE?

Seria pelo fato de que o Brasil não subsidia seus produtores e, portanto, não é capaz de competir no mercado a não ser que os concorrentes parem de ser subsidiados?

2007-02-03 15:00:26 · 5 respostas · perguntado por Marcos 1 em Governo e Política Governo

5 respostas

O Brasil como todos os países, subsidia seus produtos agrícolas. A Agricultura é um setor complicado e que garante apoio e votos em qq país. O problema é que o Brasil tem poucos produtos a oferecer, e é muito depen-dente das 'commodities' ( mercadorias primárias- soja, café, ferro, algodão), daí a importância destes produtos. E pior, concorre com quem? Com os EUA, líder ou vice-líder em laranja, soja, algodão, etc... Como não nos industrializamos de verdade, vivemos de exportar ferro, aço, soja, suco de laranja, café, açúcar, carne, frango, alumínio, e outras matérias para a indústria internacional. E nesses setores todos se subsidiam, pois ninguém aguenta as intempéries( chuvas, secas, geadas, enchentes)... Estamos há anos formando e produzindo advogados e juízes, enquanto China, India e o resto do mundo produz técnicos e cientistas. É duro para o Brasil e A. Latina, concorrermos com eletrônicos, automóveis, máquinas, texteis, "griffes" de franquia, informática, exportando apenas produtos primários. É como enfrentar a faca um inimigo dotado de armas automatizadas e letais. Na verdade, uma dura batalha no comércio internacional...

2007-02-03 23:04:13 · answer #1 · answered by pedro de souza 3 · 0 0

O Brasil não subsidia seus produtores, principalmente os do setor pesqueiro.

2007-02-07 22:52:04 · answer #2 · answered by Daniel . 6 · 0 0

De forma bem simplista, diria, para aumentar as suas exportações. Mas não é bem por aí, nós exportamos muita matéria prima, precisamos nos equipar para mudarmos este perfil. Exportar produtos acabados, renovar nosso parque tecnológico, industrial e de comercialização de produtos primários, e a partir desse passo o nível de competição, com certeza tomaria novos rumos, independente de subsídios!!!

2007-02-06 17:27:15 · answer #3 · answered by Antonio M Xaulim 7 · 0 0

O que você disse está correto. O Brasil não subsidia o próprio agronegócio, e não quer que a Europa e os EUA subsidiem o agronegócio deles. A Europa e os EUA não deixarão nunca de subsidiar a produção rural deles, pois isso é um fundamento da sociedade deles. Se eles forem depender da comida de outros países, acontecerá igual o petróleo. Os países que produzem comida poderão colocar o preço que eles quiserem e que se dane o mundo, como aconteceu com a OPEP.



.....

2007-02-06 11:49:36 · answer #4 · answered by 7 · 0 0

Não se trata disso. O que acontece aqui é uma questão social histórica. Imagine um país cuja população tenha uma boa qualidade de vida, um bom nível per capita, baixo analfabetismo e que tenha além de uma indústria forte, um setor de serviços amplo. Agora pense num país com condições quase opostas. Isso é mais ou menos o quadro do mundo. Os EUA e a União Européia já tem condições suficientes para manter a sua agricultura a todo vapor, os subsídios que eles dão, atrapalham e muito a competição no ambito mundial, tirando dos países subdesenvolvidos os mínimos espaços que ainda possuem. Certo, mais até aqui você poderia perguntar:E o que eles têm a ver com a nossa situação, não é problema deles. Mas aí está um grande engano. O mundo não funciona apenas através da veia dos mais importantes, se assim o fosse, eles não estariam tão interessados em acordos e formação de alianças conosco. E são esses acordos e alianças que não funcionam sem um certo apoio deles, pois o Brasil precisa que eles diminuam os subsídios para firmar contratos que beneficiem ambas as partes. Você sabe que no Brasil, nunca se fez uma reforma agrária.E não é que o presidente ou o governo não subsidiem, é que temos acordos também com os países do Mercosul e devemos cumprir suas regras, cuja principal é respeitar a livre concorrência. Por isso é inaceitável a postura da Bolívia atualmente. E também a postura da União Européia e dos Estados Unidos, que dizem querer ajudar a América e formar blocos fortes com ela, mas não se importa com a barragem de produtos provinientes daqui e nem abaixam as altas tarifas de comércio.Mas o que esperar de um povo que mesmo ao ver a destruição do planeta, não tem coragem de diminuir as emições dos gases poluentes?

2007-02-04 15:58:54 · answer #5 · answered by Nay 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers