English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quando enviei esta pergunta antes, não pude consultar as respostas a tempo de escolher a melhor. Agora que pude ler comentários dos participantes, percebi que não fui compreendido em meu questionamento, à exceção de uma participante chamada Zizi, e do escolhido como melhor resposta "Missão or...", que aparentemente teria compreendido.
Outros participantes digitaram muito rápido e não foi possível compreender o que disseram, por falta de letras em algumas palavras.
As respostas vieram no sentido de que há de fato uma superioridade do ensino da rede privada, quando é isto que eu questiono. Outras respostas sugeriram a igualdade - em termos de nivelamento por baixo - o que estaria de acordo com o que desconfio.
Sobre a vantagem das escolas particulares haver em função de os professores poderem ser demitidos a qualquer momento não vejo como justificativa porque vai de encontro àquilo que considero vital para ser um bom profissional que é a estabilidade no emprego, que dar tranqüilidade.

2007-02-03 09:23:07 · 10 respostas · perguntado por buscador 2 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

10 respostas

claro que a estabilidade é importante, mas o salário tbm favorece! professores da rede pública ganham muito mal, enquanto os professores de escolas particulares ganham melhor e assim se dedicam mais ao trabalho, além do q, não tendo essa estabilidade que vc citou é certo q eles se dediquem mais até pelo medo de perder esse emprego, enquanto os professores de escola pública não têm essa preocupação e muito não estão nem aí para os alunos, já que sabem que não perderão o emprego se não se esforçarem! acho q é mais ou menos por aí!
eahh e muito pais tbm ficam mais em cima dos filhos q estudam em colégio particulares, porq se rodarem, além de perder um ano, terão "jogado fora" o dinheiro que foi investido. :P

2007-02-03 09:31:17 · answer #1 · answered by Juliana 3 · 0 0

Sou professora e dei aula na escola de ensino público,onde comecei a lecionar!
Isso faz mais de vinte anos,e esperava apenas o concurso para me efetivar,no entanto,os salários eram cada vez mais desvalorizados,devido a alta inflação ,e o governo repassava índices menores que os reais!Como era época da ditadura militar ,nossas manifestações eram duramente reprimidas!
Nessa época a escola pública começou a perder os professores para a rede privada que não dava a sonhada estabilidade,mas o salário era bem melhor e valia a pena arriscar!
Faz 17 anos que estou na escola privada e muitos de meus colegas tem histórias parecidas com a minha!
Já a universidade pública é bem diferente,todos meus colegas que dão aula estão muito bem!

2007-02-03 10:15:15 · answer #2 · answered by cris 2 · 0 0

Apesar de não ter estudado em escola pública, nos anos 50, 60, 70, o ensino publico era excelente, ele foi piorando na medida que diminuíram o salário dos professores, fazendo com que muitos não quisessem mais abraçar essa carreira.

2007-02-03 09:58:46 · answer #3 · answered by Veterana. 7 · 0 0

Bom! Tudo que é de graça pouco valor tem.
Os professores das escolas particulares, também dão aula nas publicas.

2007-02-03 09:34:29 · answer #4 · answered by Marcio B 4 · 0 0

Infelizmente, as escolas públicas existe uma falta de estrutura e organização muito grande. O conteúdo programático não é cumprido.Os professores não estão bem preparados. Ganham muito mal e não tem tempo de se especializar, porque precisam dar muitas aulas para poder sobreviver. o governo não investe em estrutura, cursos, preparação dos professores. Os colégios particulares, exigem mais dos professores e se preparam melhor.

2007-02-03 09:33:38 · answer #5 · answered by Luciana F 3 · 0 0

Na universidade publica voce encontra o professor com doutorado e mestrado. Na particular o professor e' cara que sabe agradar os alunos. E dar uma aula que agrade os alunos. Na publica, o professor nao se esforca muito mas faz o aluno pensar. Em geral derrama materia e nao ta nem ai se o aluno ta aprendendo ou nao. O problema da particular e' que professores com doutorado e mesmo com mestrado nao sao mantidos na instituicao, somente aqueles para agradar o MEC.

2007-02-03 09:33:28 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

empenho...tudo se resume ao empenho
o estado não se empenha tanto quanto uma instituição privada

ou vc pagaria para ser burro...creio que ngm faria isso portanto as escolas privadas se empenham mais para obter mais lucro...o que para o estado é uma despesa

2007-02-03 10:12:10 · answer #7 · answered by nirvana 4 · 0 1

'Será verdade ? Qual o período de análise ?
Quem já está no mercado de trabalho, onde estudou ?
Outras variáveis influenciam, por exemplo, o grau de escolaridade dos pais.
Você está falando do ensino fundamental ( primeiro grau )?

Idem ensino médio ( segundo grau ) ?
fim
Idem terceiro grau ( graduação - faculdade ) ? Você quer comparar as universidades federais com qual universidade particular ?

Idem mestrado ? Qual a comparação ?

Idem doutorado ?
Favor ser mais específico(a) !
fim

A locomotiva do ensino é o ensino público.
No primeiro grau ( ensino fundamental ) - Como pode uma escolinha particular de suburbio ( ou da zona norte ) reprovar os seus alunos se o prefeito da cidade instituiu a "aprovação automática" e no ensino de segundo grau a governadora Rosinha instituiu a mesma coisa no ensino de segundo grau ( ensino médio ) ? Estas escolas tem que pagar luz, telefone, professores e embolsar a maior parte do dinheiro na conta do proprietário ?
Se essa escolinha particular reprovar os seus alunos os pais tiram os filhos desta escola e colocam na rede pública dizendo o seguinte : Se é para ficar reprovado ! é melhor ir para rede pública !
Os pis querem passar os seus filhos no grito !

Escola particular boas são poucas ( ORT, cruzeiro, Corcovado, mais um ou outro ), No RJ capital tem um bom colégio com preços razoáveis, premiando os alunos com bolsa através de um provão periódico, onde os descontos parecem mudar de acordo com o desmpenho, chama-se Colégio ou curso "Elite" fica em madureira e especializou-se na olimpíada da matemática nacional e internacional e na aprovação "maciça" para as escolas militares. Os caras arrassam para as escolas militares, o resto das escolas particulares é enganação.

A maioria chega a primeira série do segundo grau sem saber marcar um par ordenado, tipo : A(0,1) ; B(5,3). Isso é uma bobagem para aprender em 2 minutos e muitos vão terminar a última série sem saber !
Na escola pública é a "aprovação automática" e na escola particular 'a "necessidade de não perder alunos" e o aluno percebe e não estuda.
A governadora Rosinha diminuiu a carga horária de matemática nos colégios estaduais para não abrir concurso para professores e hoje ouvi falar que a terceira série das escolas estaduais tem 2 tempos de matemática por semana, enquanto o colégio militar tem 8 tempos por semana.
As pessoas que escreveram antes desconhecem essa realidade herdada pelo atual governador Sérgio cabral da antiga gov. Rosinha matheus garotinho.
Essa criatura vai para a faculdade sem saber e se forma na mesma condição !
Brasil, meu Brasil varonil !
fim

Não me venha com essa balela que o ensino particular é melhor que o público.
Se você fala das escolas particulares Top , eu contraponho o Colégio militar ( sei que posso levar uma ligeira desvantagem ) !

Na verdade, o ensino é uma vergonha !

Falo do RJ capital !
fim

Nos parâmetros curriculares nacionais (PCN) editado e prefaciado pelo então digno e meio douto ( Fernando henrique cardoso - meio douto porque a sua amada esposa escreveu e revisou a maioria das suas obras; não se espantem, pois esse roubo é coisa de homem mesmo, parte da obra de Jorge amado tem muito de sua esposa Zélia Gatai, mas deixa isso para lá que ambos estão fora de cenário, mas a verdade tem que ser dita ) diz que não é o professor quem ensina e sim o aluno que aprende ! O aluno deve ser preparado para não depender de ninguém para aprender !nem do professor !

É muito cômodo e idiota colocar a culpa no professor, mas não esqueça que na hora de uma seleção de pessoal para certa empresa, não é válido dizer ao RH que você não domina certo conteúdo por culpa do professor ! Amigo , a fila anda ! O próximo !
rs rs rs
Ferre-se !
Você é o senhor do seu destino !
fim

A vida é cruel : A sua dor é apenas sua ! o máximo que você consegue é alguma solidariedade, mas a dor é só sua !
Só você sabe como está doendo !
fim

A vida é uma estrada, onde voce vai com algumas pessoas: irmãos, pais, amigos, etc.
Chega uma hora que só tem você na estrada !
fim
04/02/2007

Você pode compreender a educação como uma linha de montagem e "filhos da burguesia alta" é um insumo de melhor qualidade do que o do "os filhos do baixo clero".
Pais cultos e com acesso ao "top de tudo" oferecem aos filhos escolas mais caras que r$ 900,00 por mês, professores particulares para reforço e acompanhamento, viagens nacionais e internacionais, fins de semana em sítios-e-fazendas e/ou em ambientes marinhos como praias, cinemas, teatros, clubes, aprendizado de pelo menos uma lingua estrangeira ( também com reforço de professores particulares ) e sobretudo um ambiente familiar favorável ao progresso geral.
O rio vai para o mar !
fim
No "colégio Cruzeiro" no Rio de janeiro os alunos aprendeu inglês e alemão desde a primeira série do primeiro grau, todos os seus professores tem "mestrado concluído" e ganham mais do que os professores da Uerj ( universidade). A primeira série custa 900,00 por mês ou 1400,00 por tempo integral - Possui 1400 alunos na unidade jacarepaguá - Este ano esta unidade começará a oferecer a primeira série do segundo grau ( ensino médio). É impossível o aluno entrar no meio do antigo ginásio ( atual ensino fundamental) pois faltará a esse aluno o conhecimento de alemão.
fim
Outra escola notável é o "Colégio Corcovado", igual ao Colégio cruzeiro, mas com a diferença que as aulas são dadas em alemão.
Fim
Os dois colégios acima promovem viagens periódicas a Alemanha.
Quem vai concorrer com esses dois colégios ?
fim
Temos também o "Colégio Ph" também muito bom, idem o "Colégio Santo Agostinho", todas escolas top.
O resto querido é vala comum com o ensino público !
A família "Antony garotinho" tem muita culpa na decadência pelo ensino público no RJ e arrastando consigo a chamada "escolinha particular" que vive modulada pelo ensino público.
fim
O salário modal da maioria das escolas particulares ( excetuando essas que citei) é o piso do sindicato que era r$ 7,00 ( sete reais ) até onde acompanhei, hoje deve ser uma miséria a mais . Escolas intermediárias talvez paguem o dobro ! Mas continua um salário miserável ( o dobro de uma porcaria de saláriao, ainda é porcaria de salário )
fim
No capitalismo, a busca do lucro é o mais importante ! Por isso pagar salários miseráveis no ensino particular.
As pessoas mais inteligentes e qualificadas vão estar onde estão os melhores salários e por isso os profissionais mais bem preparados e qualificados não estão no magistério ( excetuando as escolas que citei ).
Não tem milagre ou azar ! O capitalismo é assim !
Oferta abundante de mão de obra ! salário achatado !
Para aumentar a oferta de mão de obra barata no magistério, hoje é possível um graduado em engenharia estudar alguns meses e ministrar aulas de matemática e física.
No lugar de aumentar os salários para atrair inteligencias para o magistério ( crime contra os donos de escolas ), prefere-se aumentar a oferta de professores de matemática via a captura de engenheiros desempregados e/ou que trabalham como engenheiros no setor público e buscam uma aposentadoria no setor privado ou vice-versa.

2007-02-03 10:09:44 · answer #8 · answered by vitor m 6 · 0 1

O ensino público é tido como um ensino sem qualidade por culpa do próprio sistema que não fiscaliza as escolas e como está sendo aplicado os recursos nelas inseridos. Já as escolas particulares são vistas como prestadoras de ensino de boa qualidade porque há uma cobrança por parte dos seus dirigentes e pais de alunos. A maioria dos bons profissionais se encontram na rede publica e como complemento de renda lecionam na rede particular.

2007-02-03 09:54:35 · answer #9 · answered by luizptg 3 · 0 1

na rede puplica os prof. não São fiscalizados e também´m ganham pouco já na rede particular é totalmente ao contrario, certo????

2007-02-03 09:36:07 · answer #10 · answered by back mil 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers