English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

porquê aqui tem tantas pessoas ( aparentemente ) inteligentes, enquanto existem pessoas passando fome, na rua, sem escola, sem casa, sem computador...acha possível mudar este quadro ou melhor continuar esperando o governo, e quando tem uns que fazem sua parte, são criticados, xingados não sendo verdade as críticas..

2007-02-03 07:43:56 · 16 respostas · perguntado por espiao33rj 2 em Artes e Humanidades História

16 respostas

Oi Espião
Acabei de chegar de uma jornada gratuita de 4 horas dentro de um hospital especializado em atender pacientes terminais. Não sou médico. Sou voluntário e faço o que sou competente para fazer. Leio, converso e faço companhia para pessoas que foram abandonadas pelas famílias para morrer nesse hospital. Você já fez alguma coisa parecida hoje? E nos outros dias da semana... Ou do mês... Ou, pelo menos, do ano?
E você ainda se julga no direito de me cobrar por mais?????
Seu primeiro erro foi separar o governo do restante da nação.
Enquanto não revertermos esse quadro trágico de ocupação dos cargos públicos por facínoras alienados, aprendendo a votar bem e cobrar pelo serviço que pagamos para os políticos fazerem, não adianta ficarmos tomando providências paleativas pensando que salvaremos o mundo.
Para resolver ou, pelo menos minimizar, os problemas por você citados, temos que ter um povo com um governo engajados e decididos a tomar as providências necessárias, idéia essa que nos remete ao seu segundo erro: Inteligência não tem nada a ver com bom senso, escolaridade ou boa vontade.
Note que quanto mais pobre e menos escolado é o indivíduo, maior é a sua vontade de ajudar o seu próximo.
O terceiro erro é relevar a desgastada desculpa de "fazer a sua parte" e se sentir redimido porisso, pois, segundo Cliford Geertz, o antropólogo mais respeitado da atualidade, cuja linha de pensamento é seguida por mim (sou antropólogo também), "a sociedade é uma teia de significados" (interpretação das culturas - 1992) e porisso não adianta um só fazer a sua parte. Todos tem que fazer cada uma das suas partes para que seja atingido um resultado satisfatório.
Como exemplo para esclarecimento, coloco a montagem de um automóvel: Não adianta eu fazer a minha parte e construir o melhor motor do mundo se o outro não fizer um câmbio bom e outro também não fizer uma lataria boa, etc na mesma época que eu. Cabe a mim então, fazer o bom motor e cobrar a confecção do restante dos outros envolvidos, desde a limpeza do prédio até o atendimento do revendedor. Esse é o emaranhado de interesses, relações, posicionamentos, objetivos, providências, ações, reações, etc aos quais Geertz se refere como "teia de significados.
Parece fácil, não é?
Eu também "faço a minha parte" gerando empregos na minha empresa (tenho 13 funcionários), fazendo acessoria e assistência gratuita a pessoas e pequenas empresas que precisam de um empurrãozinho para vingar no mercado, trabalhando como voluntário, alfabetizando adultos e ajudando financeiramente dois hospitais da minha cidade, mas faço parte de um pequeno grupo que, no máximo, "apaga alguns pequenos incêndios" (medidas paleativas).
Para o problema ser resolvido é necessário muito mais do que isso, você não acha?
Dia 26 deste mês começo com uma nova turma de "burrecos analfabetos" (conforme o seu pensamento) e tenho até o final do ano para transformá-los em "alfabetizados inteligentes" (grifo seu).
Sabe quanto eu irei cobrar por isso?
Nada. Nem um centavo. Somente o prazer de ser útil a pessoas da minha comunidade que não tiveram a mesma sorte que tive, pois fui um menino muito pobre também.
Quem sou eu?
Sou anônimo. Jamais lhe direi. Não quero fama. Quero justiça social.
Quanto é o salário do Ministro da Educação, mesmo...?
Ganhando a fortuna que ele ganha, será que ele está "fabricando a sua peça do automóvel"?
E você... Além de cobrar (o que é muito bom), está "fabricando" a sua também?
Se estiver, não ligue para as críticas, pois o crítico é aquele que não tem competência para se igualar ao artista e porisso "dá um jeitinho" para aparecer à sombra dele.
Abs

2007-02-03 08:40:11 · answer #1 · answered by Químico 7 · 4 0

*Tem de tudo um pouco .como na farmácia ...ainda bem!!
que somos diferentes.. já imaginou se todos fossemos quadrados, azuis e sem pernas ,,,,,,,,,, que coisa sem graça!!!
A aparente inteligência de cada um de nós, infelizmente, não vai dar riqueza de alimento para a boca, nem alterar de forma social quem tem pouco ou nada .........
Mas pode ajudar no enriquecimento individual e colectivo de todos e de cada um ....
Eu hoje aprendi cv !!! ... que devemos fazer algo mais pelo próximo que não seja só dizer que temos muita pena .....

Não é que já não o soubesse e que já não o faça..mas é muito bom, ser alertada, para essa consciência social ....

2007-02-03 16:06:10 · answer #2 · answered by amimadinha 6 · 1 0

Já disse em várias perguntas, o que precisa é de educação, trabalho, salário digno e uma política forte de Planejamento Familiar e, se tem criança no semáforo é porque fazem filhos e mais filhos sem poder criá-los. Culpa dessas pessoas que fazem um monte de filhos, cada um com pai diferente e depois vai ser o que quando crescer?

2007-02-05 13:12:51 · answer #3 · answered by Carlos 2 · 0 0

Enquanto existirem pessoas inconformadas como nós, o mundo sempre vai ter esperança de mudar. Precisamos arregaçar as mangas e dar nossa contribuição.

2007-02-05 12:26:59 · answer #4 · answered by Alaghtinha 1 · 0 0

Afinal qual é pergunta bom samaritano, cuidado não da tudo que tu tem aos meninos de rua um dia eles vão te assaltar.

2007-02-04 08:14:10 · answer #5 · answered by leocir b 5 · 0 0

Não acho uma questão de inteligencia e sim de consciencia. Formar cidadãos conscientes é tarefa dos pais e da escola. Se as crianças não são capazes de respeitar uma fila para entrar na escola, que diremos da dor de um ser humano que passa necessidade.

2007-02-04 07:22:35 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

As pessoas que estão nesse estágio não o estão por puro acaso, existe sempre uma causa para um efeito.
Sem querer julgar ninguém, existem muitos irresponsáveis que na hora de fazer sexo não se importam com as conseqüências e colocam no mundo pessoas que sofrerão as conseqüências tempos depois.
Existem também aquelas que deixam suas propriedades no interior e se aventuram na cidade grande, decepcionando e sem ter como retornar, ficam em estado de muita pobreza e seus familiares sofrem também as conseqüências de sua decisão impensada.
E sobre isso tudo está o descaso do Estado todo Poderoso mas que não enxerga essa situação e nada faz para melhorar efetivamente, tentam de todas as formas manter grandes aglomerações humanas no intuito de transformá-las em eleitores em potencial.
O problema é de ordem social, econômico e demográfico.
Esperemos que alguém acorde e comece a fazer pelo menos uma campanha a respeito disso, não adianta programas demagogos de matar a fome no natal, as pessoas comem nos outros dias do ano também.

2007-02-03 16:01:03 · answer #7 · answered by wanderleyfreitas 5 · 0 0

O QUE IMPORTA É IR ALÉM DAS CRÍTICAS.
APENAS CRÍTICAS NÃO ESTABELECEM VERDADES.
AÇÕES SÃO NECESSÁRIAS PARA ALCANÇA-LÁS.
INTELIGENTE É TER ATITUTE

2007-02-03 16:00:10 · answer #8 · answered by LILITH IN FUGA 7 · 0 0

Esperar o governo não é solução em lugar nenhum do mundo!
O brasileiro reclama muito e faz pouco, mas..
em todo país do mundo que é decente e bem desenvolvido as pessoas começaram com a receita chamada:
Faça sua parte, trabalhando e pagando seus impostos, ambos de maneira honesta. Isto é um excelente começo e eu bom fim!

2007-02-03 15:55:20 · answer #9 · answered by Nabosantos 7 · 0 0

Sou e obrigado...pois é, amigo, aqui estudantes manifestaram contra aumento da passagem, coisa que não é de tanto seus interesses, estudantes, já que tem passe livre, muitos trabalham, e a policia, maravilhosa por sinal, ocupada demais pra correr atrás de ladrão, levou alguns destes manifestantes em cana...algemados como criminosos perigosos...Reclamar como, só pintando as nossas caras mesmo de palhaço e distribuir balinha lá em Brasilia...O que reina é a lei do mais poderoso quem tem, tem, quem não tem, se lasca...A única saida mesmo, pra alguma luz, é uma manifestação a nivel nacional, um dia de paralização, ningué, trabalha, dai dói no bolso dos grandes indústriarios, empreiteiros, milhonarios...

2007-02-03 15:54:10 · answer #10 · answered by █Lσbσ_∂σ_Áяtι¢σ█ do Pólo Norte 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers