English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sua opinião!

2007-02-03 07:23:40 · 12 respostas · perguntado por ta15 2 em Educação e Referência Outras - Educação

12 respostas

O ensino religioso no Brasil é voltado mais aos catolicos, entao queles que tem outras crenças ficam de fora. è ate umpouco de preconceito num é

2007-02-03 07:27:53 · answer #1 · answered by luis fernando 2 · 1 1

O ensino religioso serve para tudo. Eu aprendi religião para me defender dela e dos dogmas enganosos. Quem não sabe, não pode contestar, ou pode, mas mal. Todo o mundo fala que não acredita em deus porque p.ex. há guerras no mundo. Dá logo vontade de partir o cara que diz essas porcarias. Só com conhecimento se avalia.
Mas é uma boa forma de transmitir ensinamentos morais, se bem que é preferível transmití-los sem o uso da religião. Mas algo de bom se tem que extrair da religião não é verdade?
Como se diz cá em Portugal: "A religião é o ópio do povo". Todas as pessoas precisam de algo a que se agarrar, os ignorantes procuram o mais simples.

2007-02-03 15:37:08 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

O ensino religioso nas escolas não é definido, segundo a lei federal, 9394 LDB, se é ou não cristão, e por isso mesmo precisamos abranger o maior número possível de expressões religiosas em nossa sociedade, para garantir o direito de livre expressão de culto, sob o risco de ignorarmos tais manifestações culturais e tornar-nos este dispositivo de lei como proselitismo e intolerância religiosa, o que contraria o espírito da própria lei. Reduzir o ensino religioso às próprias convicções religiosas, à historicidade cultural ou familiar é crime de discriminação religiosa.

As aulas de ensino religioso não podem ser aulas de catequese ou de classe de catecúmenos. As instituições religiosas têm seus programas de Educação religiosa que visam suas doutrinas aos seus fiéis, portanto a prática do ensino religioso nas escolas precisa de uma definição bem clara de seus objetivos, antes mesmo da elaboração de seu currículo. A elaboração de um currículo depende em muito da realidade vivencial (contexto) em que está sendo elaborado. Quando pensamos em ensino religioso podemos seguir a linha da história das religiões, das doutrinas religiosas, da teologia cristã, da ética e cidadania, enfim, existe um universo de abordagens que precisará passar por um crivo bem idôneo em diversos níveis.
A grande novidade a ser introduzida é que o Ensino Religioso deverá ser tratado como disciplina do sistema de ensino, cujos conteúdos deverão primar pelo conhecimento religioso que forme consciências e atitudes anteriores a qualquer opção religiosa." (Joel de Holanda, PE).

"Substitutivo ao Projeto de Lei n. 2.757, de 1997. (Dá nova redação ao artigo 33 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.) O Congresso Nacional decreta: Art. 33 – O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. 1º - Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores. 2º - Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso."

Acredito que, independentemente de ser religioso ou não, o Ensino de Religião nas escolas tem o caráter de passar a informação sobre a religião e concede a oportunidade de reflexão sobre o assunto, sem com isso catequisar alguém para esta ou aquela denominação religiosa.

2007-02-06 15:16:04 · answer #3 · answered by cemporcentoelda 3 · 0 0

O conhecimento não ocupa espaço. Pra vc poder dizer, sem dúvida que não crê, deve conhecer melhor um pouco de todas as religiões e quem sabe vc mude de idéia.. ou não, mas não se deve perder a oportunidade de rever seus conceitos abrir seus horizontes.

2007-02-03 15:38:12 · answer #4 · answered by demolidor 3 · 0 0

Acredito que sim , por menos que acredite em qualquer uma delas, é importante saber em que acreditam as outras pessoas , vale como referencia para viver em sociedade . Vc não e´obrigado a acreditar em nenhma delas , mas sim respeitar a opinião dos que acreditam em alguma delas.

2007-02-03 15:37:36 · answer #5 · answered by Adriano Gouveia 2 · 0 0

Serve, e muito! Só que enquanto tu estiver assistindo a aula tu tem q ficar se lembrando que aquilo é o ponto de vista dakela pessoa, q segue akela religião... e tem que ter a cabeça muito bem feita também, para não se deixar levar pela opnião alheia.

e é interessante assistir pq tu vai entender, o pq dakelas pessoas seguirem akela religião, e no que se baseia as suas crenças. Ajuda vc a crescer, memso que tu não tenha crença, ou aquela não seja a sua crença religiosa.

2007-02-03 15:37:32 · answer #6 · answered by Lottus 1 · 0 0

eu penso que o ensino religioso nas escolas não serve pra nada e nem pra ninguem . por que se deveria LOBOTOMIZAR os alunos num lugar aonde se deve ensinar a ter LÓGICA ? ! ...

2007-02-03 15:35:53 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 1

Serve apenas para terem argumentos contrários, afinal de contas, para criticar vc precisa ter conhecimento, e isso é o q acontece com quem ñ crer, critica.

2007-02-03 16:55:53 · answer #8 · answered by Pérola Furiosa 6 · 0 1

Sim, é fundamental para confrontarmos nosas teorias com a dos crentes, e certificarmo nos se estamos certos de nossas convicções.

2007-02-03 15:43:33 · answer #9 · answered by cunhatc 2 · 0 1

Porque faz parte da educação , do entendimento. Afinal os mandamentos da Lei de Deus são as mesmas leis que temos : Não Matar , Não Roubar , Não Desejar a Mulher do Outro , Não Levantar Falso Testemunho , não é mesmo ?@

2007-02-03 15:29:31 · answer #10 · answered by Bruxa do 71 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers