English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Como surgiram exatamente o DNA e o RNA, visto que não há ser vivo sem eles, mas como podem ter surgido espontâneamente de substâncias não-vivas? E a quiralidade molecular do DNA, como quimicamente surgiu? Quais reações químicas podem dar origem à vida e como?

2007-02-03 06:09:56 · 8 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Biologia

8 respostas

Quais reações químicas podem dar origem á vida? A vida não eh algo que se faz.. Alguem fez a vida, não ha como negar!!!

2007-02-03 06:20:36 · answer #1 · answered by . 2 · 1 0

Meu amigo se eu soubesse essa resposta com certeza ganharia o prêmio Nobel de medicina ou seria Deus e lhe responderia a exatidão do início da vida. Essa exatidão que vc busca dificilmente será encontrada, tudo são teorias: escolha a que mais lhe convencer. Sincemente duvido que alguém tenha a sua resposta da maneira exata.

2007-02-10 18:09:17 · answer #2 · answered by TAZ 2 · 0 0

resposta
DNA=Alguns cientistas afirmam que o planeta Terra era um Jardim do Éden molecular, há cerca de quatro bilhões de anos. As moléculas se reproduziam de forma ineficiente, produzindo-se cópias grosseiras. Neste tipo de cenário ocorreram as primeiras replicações, mutações, e extinções de forma seletiva e aleatória. As variedades menos eficientes foram sendo eliminadas, enquanto aquelas que conseguiam sobreviver se tornaram cada vez mais eficientes a cada geração.

Avançando-se no tempo, as moléculas orgânicas foram adquirindo mais e mais funções especializadas, foram se juntando aos poucos e de forma casual. A princípio, pode-se dizer que estas coletividades moleculares formaram algo parecido com o primeiro ser vivo composto a partir de algum momento por um DNA funcional.

RNA=é o processo de formação do RNA a partir do DNA. Esse RNA formado é o RNAm (RNA mensageiro), que tem como função "informar" ao RNAt (RNA transportador) a ordem correta dos aminoácidos a serem sintetizados em proteínas.

O processo é catalisado pela enzima RNA-polimerase. Essa enzima rompe as pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas dos dois filamentos de DNA, como se fosse um zíper.

A partir deste momento, a enzima escolhe uma das fitas de DNA como molde para se construir o RNAm, ligando bases nitrogenadas de RNA (adenina, citosina, uracila e guanina) à essa fita de DNA. Ao se concluir essas ligações, o processo está completo.

A enzima destaca o filamento de RNA formado a partir do DNA, e volta a unir as duas fitas de DNA.

Para a ligaçao entre a RNA-polimerase acontecer são necessários Fatores de transcrição ou TF em células eucarióticas. Já, homologamente aos fatores de transcrição, em células procarióticas existem os chamados fatores sigma.

2007-02-05 06:56:56 · answer #3 · answered by neto 7 · 0 0

Acredito que vc já saiba a resposta de suas perguntas. De uma forma ou de outra procure mais sobre "autopoiese" e cognição em teoria da complexidade (humberto maturana). Outra tese a ser avaliada é da Pan-espermia... que pode por um pouco mais de pimenta neste angú!

2007-02-03 20:52:20 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

De acordo com os pesquisadores, o RNA é anterior ao DNA.A atmosfera primitiva da terra era formada por gases de enxofre ,metano,amonia, hidrogenio, etc, a penetracao de descargas elétricas provenientes de raios fez,catalizou reacoes quimicas formando aminoácidos e esses com ligacoes peptídicas formam as proteínas. essa experiência já foi comprovada em laboratórios.O dna qdo transcrito pelo RNA mensageiro eh traduzido em proteínas isso foi o chamado dógma central da vida por Francis Crick e James Watson, ganhadores do nobel em 1953 por terem decifrado a estrutura dupla fita, helicoidal do dna.

2007-02-03 15:59:10 · answer #5 · answered by GERALDO GONCALVES DE ALMEIDA FIL 2 · 0 0

Consciência existencial, em que as bases químicas dos genes de todas as espécies, sempre existiram e vão existir nesta Ciranda da vida, onde toda espécie inclusive do homem tem origem certamente ancestral, onde uma viagem para frente (para o futuro) resulta em uma chegada ao passado – e que acaba de volta ao presente com você fazendo esta mesma pergunta.

2007-02-03 15:14:52 · answer #6 · answered by britotarcisio 6 · 0 0

Essa é a pergunta que todo criacionista, ou no minimo adepto do "design inteligente" faz aos evolucionistas para tentar desbancar a teoria evolutiva. É fácil demais 'jogar' o problema para mais adiante, dizendo que foi "alguém ou algo" que criou ou projetou-nos.

Já adianto que não é porque não temos a explicação "pronta" a essa pergunta que a teoria é toda invalidada. Toda teoria tem lacunas, especialmente na biologia, que necessariamente lida com registros fósseis.

Pois bem. há teorias a respeito desse surgimento de DNA e RNA, e é algo MUITO extenso para argumentar ponto a ponto.
RESUMIDAMENTE, teriam surgido estruturas auto-replicantes, que posteriormente adquiriram uma proteção lipídica. O DNA consensualmente teria surgido depois do RNA, já que este possui tanto funções estruturais (tal qual proteínas e enzimas) quanto codificantes (tal qual o DNA).
Como? Quando? Onde?
Quem der a resposta cabal ganha o maior prêmio Nobel jamais concedido.

Para maiores informações. vide 1° capítulo de "Paleobiology - a Synthesis": http://www.earth-pages.com/paleobiology
Os livros "um rio que corria para o Éden" e "o Gene egoísta", do Richard Dawkins, também pincelam esse surgimento (embora sejam mais direcionados à argumentação de "por que os instintos são egoístas")

2007-02-03 14:31:58 · answer #7 · answered by rodolfo_bioufrgs@hotmail.com 2 · 0 0

Um grupo de cientistas revelam que judeus, palestinos, sírios e libanesa são todos irmãos do ponto de vista genético...

Os cromossomos Y, que é transmitido do pai para filho homem, foi analisado em mais de 1.371 homens - grupos de diversas regiões do mundo - e descobriram que houve um ancestral comum e que judeus e árabes são mais aparentados uns com os outros.

Ao longo da história da humanidade ocorreram alterações na seqüencia de bases químicas que formam o DNA contido nos cromossomos, gerando variações e conseqüentemente o rastreamento dos ancestrais comuns de grandes populações.

2007-02-03 14:30:07 · answer #8 · answered by Creuzinha 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers