Indepentemente de suas novas lideranças, algumas das quais abusando de fanfarronices ou histrionices,creio que está surgindo por parcelas do povo eleitor mais consciente e intelectuais, que realmente fizeram auto-crítica, uma nova tendência hegemônica para a esquerda democrática se firmar, com mais responsabilidade...isto demora...pois não existem sociedades,nem evoluções perfeitas... como um democrata socialista almejo o desenvolvimento dos povos... fazer o quê,torcer pela velha barbárie dos exploradores?... Noberto Bobbio, grande filósofo e teórico italiano atual, já lançou o dilema: não pode existir democracia,sem socialismo, e nem socialismo,sem democracia...Marx já bem interpretou,que o capitalismo foi avanço na História da humanidade, e o socialismo surgiu como um grande crítico de suas mazelas...houve melhoras...depois,os países socialistas estagnaram..e deu no que deu,recentemente..acho que está havendo uma retomada de posições... sem esquecermos os valores humanos universais, como Gramsci,etc... não podemos é recuar... prá frente,Brasil! e queridos cosmopolitanos também!
03.02.2007 - sábado,16 h. local - Belém(PA)
2007-02-03 05:48:39
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sinceramente não acho, o que há na minha opinião na america do sul, é um risco muito grande de regressão as conquistas tão poucas que houve por aqui nos últimos anos.A esquerda que um dia foi uma esperança, hoje não passa de uma farsa sem alma e sem pudor, alguns países daqui inclusive o nosso, entrou num caminho escuro e perigoso, o pupulismo,a corrupção, a mentira, a hipocrisia e a falta de esperança num país grande, hoje é uma coisa real nesses paises de gente que não gosta de ler, que não liga pra cultura e adora favores, isso é triste e preocupante, mas alguns paises daqui parecem não optar por essa política de faz de conta, o Chile é um deles.
2007-02-03 05:21:02
·
answer #2
·
answered by nunnys 7
·
1⤊
0⤋
Existe sim uma hegemonia de esquerdas na América Latina, não por maioria na política, mas por maior apoio pelas classes eleitorais, por isso chegaram ao poder em países importantes, mas a verdade é que são só figuras de opressão diferenciadas aos povos desses países e ao do Brasil, o que eu quero dizer com isso?
Quero dizer que essas esquerdas tem o único intuito de dar uma falsa esperança de que enfim alguém apareceu para mudar as coisas, Evo Morales fala em nacionalização das empresas estrangeiras, mas com que mão-de-obra especializada ele vai fazer funcionar essas empresas?O mesmo se atribui a Hugo Chávez, que fala que os EUA querem a subordinação total dos latino-americanos aos norte-americanos, faz barulho, quer mais poderes para ele por mais tempo, mas pouco fala em programas sociais e melhora na educação, ou seja eles só querem passar a falsa impressão de melhora, e se aproveitam para terem mais poderes por causa de sua ganância, o que eles irão fazer é afundar ainda mais a clausura econômica de seus países em especial a Bolívia, o liberarismo econômico não causa miséria, causa quando as pessoas não estão qualificadas para servirem as grandes empresas e ficam desempregadas, portanto para a Amércia latina é necessãrio o liberarismo e acima de tudo uma única coisa: EDUCAÇÃO!
2007-02-03 08:00:01
·
answer #3
·
answered by Paulo Souza Jr. 3
·
0⤊
0⤋
Acredito é que há uma hegemonia de "malucos" a soldo de interesses internacionais hegemónicos!
Esse conceito de esquerda e de direita está mais do que banalizado.
Hoje temos mais de nos preocupar com quem está na frente e atrás!
2007-02-03 07:56:23
·
answer #4
·
answered by cotamalanje 4
·
0⤊
0⤋
Acho que não, pq o Brasil é o mais importante país da América Latina e não é de esquerda coisa nenhuma, basta olhar se os índices sociais melhoraram, os bancos cada vez mais ricos, o povão sem saúde, o país sem estradas...são os chamados "cortes orçamentários", não pode-se investir...O Brasil é de uma direita disfarçada.O Chavez fica falando sozinho:"abaixo Bush", mas é um samba de uma nota só, nada a ver, Venezuela é um país pobre que depende somente do petróleo, se não fosse o ouro negro, aquilo alí tava um cabaré de cego, já é ruim.Não vejo nada de esquerda nessa America Latina...só um atrevimento internacional por parte da Bolívia, para ver se ganha alguma coisa em troca, como uma criança chorando querendo algo do papai, fazendo birra...se nossa comunidade latina fosse realmente contrária à direita, revolucionária na qualidade de vida, nos princípios econômicos, eu só queria ver o desfecho: os americanos+bloco europeu aliado já tinham dado um recadinho para cá: uma ligação telefônica da Casa Branca para a Embaixada Americana em Brasília e daí, para o Planalto.Resultado: impeachment.., a queda dos "esquerdistas" e intervenção militar ou governamental do bloco hegemônico mundial nos demais países mais frágeis.Se eles não respeitam nem a ONU, espera-se de tudo nessa linha abaixo do Equador...e VIVA A MULHER BRASILEIRA!!!!!!!!!!!!!!!
2007-02-03 05:58:48
·
answer #5
·
answered by JAS 7
·
0⤊
0⤋
Determinadas "esquerdas" sempre encontram uma disculpa para seus fracassos... e, quando atribuem aos Estados Unidos as ditaduras da América Latina,.... sempre "esquecem" a de Fidel Castro em Cuba...
A verdade está aí... frente aos olhos de todos...
Fidel, em Cuba... Chaves na Venezuela... Evo Morales na Bolivia... este último palhaço que assumiu o Ecuador.... vão pretender que alguem creia que são democráticos?
Eu, não sería a favor da ditadura no Brasil, cujo exemplo começou com Getulio Vargas, mas, tampoco estou de acordo com isso de chamar de "democracía" o que essas supostas "esquerdas" hipócritamente pretendem para o Brasil e para a América Latina.
2007-02-03 05:50:03
·
answer #6
·
answered by omeirelles 6
·
0⤊
0⤋
A América Latina `e uma hegemonia de ignorância , miséria e corrupção , nisto a América Latina `e a melhor de todos os continentes , pessóas atrasadas que so pensam em levar vantagem em cima dos outros , pessoas sem caracter e sem honra .........
Infelizmente não nascem mais pessoas como Getulio Vargas e Bento Gonçalves , infelizmente .....
2007-02-03 05:22:06
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não acredito muito em hegemonias, os USA tá diminuindo a sua em gênero e grau, na America Latina por enquanto só os aloprados Chavez e Moralez querem impor sua presença a todo custo, que está valendo a liberdade do povo deles. Lula não entra nessa por que ele tá mais pra oportunista, um capitalista que levantou uma bandeira de esquerda pra entrar "pela" direita, se já está dentro, é direita mesmo.
A idéia inicial poderia ser mesmo essa já que Fidel ajudou Lula que ajudou Cahvez, que incentivou Moralez que agora quer dominar a América Latina. Mas é só conversa fiada, o povo não cai mais nessa...Esse tempo já acabou, eles tem que aceitar agora é a ditadura da globalização e esperniar muito, espero que a gente não pague alto por isso.
2007-02-03 05:18:06
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Acredito que haja uma hegemonia de um passado corrupto, que enseja uma busca sem peias, por uma política que sempre é feita por políticos cercados de vícios, dificultando a vitória do que é bom, num emaranhado de situações incrivelmente estabelecidas e aceitas, até que venha a eclodir um grito de LIBERDADE.
2007-02-03 05:15:41
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
sim
2007-02-03 05:15:11
·
answer #10
·
answered by Balack 3
·
0⤊
0⤋