Tudo começou quando Éris, a deusa da Discórdia, não foi convidada (de propósito) para um banquete no Monte Olimpo, onde os deuses gregos se reuniam. Com raiva, a deusa resolve se vingar, e arranja um pomo dourado, onde gravou as palavras "à mais bela", e, invisível, lança-a no meio do banquete. Imediatamente, todas as deusas reclamam o pomo, mas Zeus, para abrandar a disputa, diz que somente três delas seriam dignas de tal prêmio: Atena, deusa da sabedoria, Afrodite, a deus do amor, e Hera, sua mulher, a quem não queria magoar. Evitando causar desgosto a duas delas, pediu seu mensageiro, Hermes (ou Mercúrio), que incumbisse o julgamento ao mais belo dos mortais: Páris Alexandre, um pobre pastor.
O constrangimento do rapaz foi enorme ao ver quatro divindades em sua frente. Hermes explicou o problema e deixou que Páris se decidisse. Entretanto, ele não conseguiu, pois nunca havia vista criaturas tão magníficas.
Hera então promete dar Páris riqueza e poder se ela for a escolhida; Atena lhe promete conhecimento e sabedoria, e Afrodite, o amor da mulher mais bela do mundo, Helena.
Páris acaba por escolher Afrodite, que lhe revela o segredo de seu nascimento: Páris era filho do Rei de Esparta, Príamo, e de Hécuba, que havia sonhado durante a gravidez ter dado a luz a uma porção de serpentes flamejantes. Quando os adivinhos foram interpretar este sonho, disseram que a criança causaria a ruína da família e a destruição de Tróia. Ele foi então abandonado e foi encontrado pelo casal de pastores que o criavam até então.
Mas não sabia que havia atraído a ira de duas divindades. Além disso, Helena havia se casado com Menelau, rei de Esparta, pouco tempo depois que todos os seus inúmeros pretendentes, inclusive Ulisses, juraram que defenderiam a escolha de Helena para marido e os protegeriam.
Algum tempo depois de ter escolhido a que pertenceria o pomo dourado, Páris compete nos jogos de sua cidade natal, vence devido a sua força, e é coroado pelo próprio pai. O rapaz mostra os panos que o enrolavam quando foi abandonado, e o rei, esquecendo da profecia, acolhe Páris, que se torna assim príncipe de Tróia e responsável por resolver as missões mais complicadas.
Um dia, Páris é enviado à Grécia e para em Esparta. Como é Príncipe de Tróia, é recebido e se hospeda no palácio de Menelau. Quem acolhe o jovem príncipe é a rainha Helena, que se apaixona por ele em pouco tempo.
Páris não se esquece da promessa de Afrodite e Helena, por ser negligenciada pelo marido, resolve embarcar com Páris.
Ao retornar e descobrir a traição de sua mulher, Menelau exige o cumprimento da promessa dos antigos pretendentes à mão de Helena e os convoca para declarar guerra à Tróia.
2007-02-03 02:55:05
·
answer #1
·
answered by Kelly Hope 3
·
2⤊
0⤋
Naquela época as pessoas tomava como sobrenome o lugar onde viviam... como ela passou a viver em tróia ela passou a usar esse sobrenome.
2007-02-04 12:26:35
·
answer #2
·
answered by NONAME 4
·
1⤊
0⤋
Porque Helena foi para Tróia com seu amante Paris.
2007-02-03 19:09:19
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Helena de ESPARTA tornou-se mulher de Paris de TROIA, segundo algumas lendas eles se apaixonaram antes do início de uma das batalhas mais famosas. Helena era mulher do Rei de Esparta e abandonou-o para ficar com Paris.
2007-02-03 18:39:19
·
answer #4
·
answered by biakuren 1
·
1⤊
0⤋
Assista ao filme Tróia:
Sinopse
Em 1193 A.C., Paris (Orlando Bloom) é um príncipe que provoca uma guerra da Messência contra Tróia, ao afastar Helena (Diane Kruger) de seu marido, Menelaus (Brendan Gleeson). Tem início então uma sangrenta batalha, que dura por mais de uma década. A esperança do Priam (Peter O'Toole), rei de Tróia, em vencer a guerra está nas mãos de Aquiles (Brad Pitt), o maior herói da Grécia, e seu filho Hector (Eric Bana).
É um filme gostoso de assistir, já assisti 4 vezes.
segundo a história:
Páris era filho de Príamo, rei de Tróia, mas quando a esposa de Príamo, Hécuba, estava grávida de Páris, sonhou que estava dando à luz a uma tocha donde surgiam serpentes sibilantes, assim, quando o bebê nasceu, foi entregue a uma criada com ordens de levá-lo ao Monte Ida e matá-lo. A criada, entretanto, ao invés de matá-lo, simplesmente o deixou na montanha para morrer; ele foi salvo por pastores, sendo criado para também se transformar em um deles. Enquanto Páris estava vigiando seu rebanho, Hermes levou as três deusas para que as julgasse. Cada uma ofereceu uma recompensa se fosse a escolhida; Hera ofereceu riqueza e poder, Atena ofereceu habilidade militar e sabedoria e Afrodite ofereceu o amor da mais bela mulher do mundo. Conferindo a vitória a Afrodite, acabou incorrendo na ira das outras duas, as quais se tornaram daí para a frente inimigas implacáveis de Tróia. Logo depois, Páris retornou por acaso a Tróia, onde sua habilidade nas competições atléticas e sua surpreendente bela aparência causaram interesse nos seus pais, que rapidamente estabeleceram sua identidade e o receberam de volta com entusiasmo.
A mais bela mulher do mundo era Helena, a filha de Zeus e Leda. Muitos reis e nobres desejaram desposá-la, e antes que seu pai mortal, Tíndaro, anunciasse o nome do feliz escolhido, fez todos jurarem respeitar a escolha de Helena e virem em ajuda de seu marido se fosse raptada. Helena casou com Menelau, rei de Esparta, e na época que Páris veio visitá-los tinham uma filha, Hermíone. Menelau recebeu Páris muito bem em sua casa, mas Páris pagou esta hospitalidade raptando Helena e fugindo com ela de volta a Tróia. A participação de Helena nesta situação é explicada de diferentes maneiras nas várias fontes: foi raptada contra a sua vontade, ou Afrodite deixou-a louca de desejo por Páris ou, a mais elaborada de todas, nunca foi para Tróia, e foi por causa de um fantasma que os gregos gastaram dez longos anos em guerra.
A Expedição Parte
Menelau convocou todos os outros pretendentes anteriores de Helena, e todos os outros reis e nobres da Grécia, para ajudá-lo a montar uma expedição contra Tróia, de modo a recobrar sua esposa. O líder da força grega era Agamenon, rei de Micenas e irmão mais velho de Menelau. Os heróis gregos afluíram de todos os cantos do continente e das ilhas para o porto de Áulis, o ponto de reunião a partir do qual planejavam velejar através do Egeu até Tróia. Suas origens e os nomes de seus líderes estão listados no grande Catálogo de Navios próximo ao início da Ilíada.
Confira no sitie abaixo mais detalhes.
Um abraço!!!
2007-02-03 10:32:52
·
answer #5
·
answered by olhos cor de mel 3
·
3⤊
2⤋
Ela se apaixonou por um cara de lá, pegou a 1º embarcação e foi para Tróia.
Chegando lá ela percebeu que o cara que ela tinha se apaixonado era feio perto dos outros troianos. Helena se apaixonou muitas e muitas vezes, sendo assim conhecida por toda cidade de Tróia (aí o apelido "Helena de Tróia").
2007-02-08 12:41:25
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Conte a HISTRÓIA inteira pra nós .
2007-02-08 08:35:11
·
answer #7
·
answered by Índião 6
·
0⤊
1⤋
Foi assim....
Atena, Hera e Afrodite estavam brigando para saberem qual era a mais bela das deusas. Aí foram perguntar pro Paris (coitado), principe troiano, e cada uma tentou suborná-lo de um jeito. Atenas afrodiu conhecimento infinito, Hera ofereceu riquezas e Afrodite ofereceu o amor da mais bela dama do mundo. Adivinha quem era essa dama? Helena de esparta!
Adivinha em quem Paris votou? Afrodite!
Sendo assim, Paris fez uma viagem à esparta e lá conheceu Helena, por quem se apaixonou a primeira vista, e vice-versa. Daí eles fugiram para tróia, e Helena de Esparta tornou-se Helena de Tróia. Daí pra frente, é guerra, guerra... Aquiles matando Heitor... Odisseu bolando o cavalo de tróia... flechada no calcanhar de aquiles... e todas essas catastrofes típicas da tragédia grega.
2007-02-07 19:57:00
·
answer #8
·
answered by launder 2
·
0⤊
1⤋
Por que ela se apaixounou por Paris, filho do rei de Tróia e este fugiu com ela!
2007-02-07 09:22:27
·
answer #9
·
answered by A Tolerância é uma religião. 4
·
0⤊
1⤋
Helena era espartana e ao casar-se com Menelau(Rei de Tróia),ficou sendo conhecida como de Tróia.Que ficou conhecida pelo famoso Cavalo,motivo da não menos famosa frase "presente de grego".
2007-02-06 23:16:06
·
answer #10
·
answered by conformada 2
·
0⤊
1⤋