Sim, o Linux é um sistema operacional. Em termos técnicos dizemos que trata-se de um "kernel", ou seja o núcleo do sistema operacional. Dizemos que é um núcleo por que ao redor dele há diversas outros softwares que também compõem o sistema. Apenas com o kernel um usuário não consegue fazer quase nada útil. É o conjunto de programas que vêm junto com o Linux que o tornam algo legal de se usar.
Muitos destes softwares foram desenvolvidos pelo projeto GNU. Por isso, algumas pessoas argumentam que o mais adequado seria chamar o sistema pelo nome GNU/Linux.
Dito isto, eu gostaria de esclarecer uma coisa. Várias pessoas aqui sugeriram que um software gratuito é nescessariamente um software pior do que um que seja pago. CUIDADO! Isto é uma falácia!
A diferença fundamental entre o software livre (GNU/Linux, por exemplo) e o software proprietário (MS Windows, por exemplo) não é o fato de ser pago ou não. É o fato de ser *livre*. No sentido de que os desenvolvedores de software livre encorajam as pessoas a compartilhar os programas enquanto que no mundo do software proprietário quem compartilha é tido como pirata criminoso.
Por ser livre, além de poder compartilhar à vontade, todo mundo pode ter acesso ao código do programa, se assim desejar. Isto faz com que muitas pessoas ao redor do mundo trabalhem colaborativamente com o objetivo de fazer um software cada vez melhor. Já as empresas de software proprietário têm equipes reduzidas com um número pequeno de programadores (se comparado à quantidade de pessoas que hj em dia trabalham para melhorar os softwares livres)
É por causa deste efeito colaborativo que o software livre, em geral, é de ótima qualidade. Pq um número enorme de pessoas participa da comunidade não por causa de dinheiro, mas pq elas querem um software que funcione! E parece que a grande lição que aprendemos com o software livre é que trabalhando juntos podemos fazer algo melhor até mesmo do que aquilo que é feito por grandes empresas consagradas como a Microsoft.
2007-02-03 17:53:50
·
answer #1
·
answered by juca_blues 2
·
1⤊
0⤋
É um sistema operacional. Quem fala q nao é precisa rever seus conceitos.
Se é bom ou ruim isso é outra conversa.
2007-02-02 23:40:48
·
answer #2
·
answered by Luiz S 7
·
3⤊
0⤋
Sistema Operacional
2007-02-02 23:50:31
·
answer #3
·
answered by CrYForM 2
·
2⤊
0⤋
Sem dúvida... é um Sistema Operacional, a diferença é que o Linux é de Código Livre.
2007-02-02 23:46:46
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Sim é...
Linux é ao mesmo tempo um kernel (ou núcleo) e o sistema operacional que roda sobre ele, dependendo do contexto em que você encontrar a referência. O kernel Linux foi criado em 1991 por Linus Torvalds, então um estudante finlandês, e hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi), coordenada pelo mesmo Linus, agora um desenvolvedor reconhecido mundialmente.
O Linux adota a GPL, uma licença livre - o que significa, entre outras coisas, que todos os interessados podem usá-lo e redistribuí-lo. Aliado a diversos outros softwares livres, como o KDE, o GNOME, o Apache, o Firefox, os softwares do sistema GNU e o OpenOffice.org, o Linux pode formar um ambiente moderno, seguro e estável para desktops e servidores
2007-02-02 23:43:37
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Tudo que se executa em um computador pode ser classificado como PROGRAMA. E os PROGRAMAS são divididos em várias categorias, uma delas sendo SISTEMAS OPERACIONAIS.
Essa é a definição do dicionário, mas a maioria das pessoas considera que PROGRAMAS são aqueles que se executam dentro do sistema, como o Messenger, o Office ou outros e, portanto, não incluem os SISTEMAS OPERACIONAIS.
Ambas definições estão corretas, eu diria.
2007-02-02 23:41:31
·
answer #6
·
answered by denisgomes 7
·
2⤊
0⤋
sistema operacional, e diga-se de passagem muito melhor que o windows
2007-02-03 01:09:52
·
answer #7
·
answered by pri 1
·
1⤊
0⤋
Chamos de sistema operacional porem não deixa de ser um programa, assim como o MS-DOS, ou o DELPHI que desenvolve programas mas é um programa, o Linux não é uma porcaria apenas não estamos adaptado a ele e sim ao windows, Lembre se que quando o DOS dominava e BioGates desenvolveu o Windows dissem que era uma pocaria Tb muitos rejeitaram e hoje é o que é!! Potência mais de 10 anos Bill está no topo dos mais ricos
2007-02-03 00:08:34
·
answer #8
·
answered by And YOU 2
·
2⤊
1⤋
Com certeza é um Sistema Operacional, concorrente do Windows, só que é gratuito.
2007-02-02 23:52:13
·
answer #9
·
answered by Joel 5
·
1⤊
0⤋
É um sistema operacional criado para competir com o Windows.
Ele é grátis, então qualquer um pode fazer uso dele sem ter a consciência pesada de estar pirateando nada.
Tem a vantagem do computador quase ou até não pegar vírus. Tendo em vista que os vírus são feitos para as últimas séries do windows. Pode ver que o Windows 98 quase não pega vírus. Fiquei um tempão com o win 98 sem nem usar antivírus.
Claro que se algo é grátis e legal não se pode exigir muito dele!
Comparando com o XP que está na faixa de 600 a 700 reais tem que ser melhor que o linux você não acha?
2007-02-03 00:19:22
·
answer #10
·
answered by magrão 7
·
1⤊
1⤋