Olá, Zelig!
A música erudita é dividida em escolas, como a Literatura. Há a literatura Barroca, Romântica, Clássica, Moderna, etc.
Assim com a música. Há a Barroca (cujo maior expoente é Bach), a Romântica (de Beethoven, por exemplo), a Clássica (de Mozart, Salieri, etc.), a Moderna (de Tchaikowski) e a Contemporânea (Ih, não lembro de nenhum compositor).
Dessa forma, se vc não entende de música erudita e ouve uma tocando, é melhor não dizer que é uma "música clássica" porque pode se tratar de outro estilo!
Se você diz que só gosta de música clássica, quer dizer que gosta da música de Mozart, Salieri, Liszt, etc., mas não de Bach, Vivaldi, Beethoven, Vila Lobos, Mendelsohn, etc.
Pra evitar confusão, use sempre o termo "música erudita".
Abraço!
2007-02-03 02:15:15
·
answer #1
·
answered by Labaki 4
·
1⤊
0⤋
Na verdade a musica classica é só um dos "estilos" do própio erudito, mas ha uma certa diferença entre ritmo e colocações tonais.
Por exemplo, as musicas consideradas classicas são geralmente formadas de uma descrição mais alegre ou até mesmo mais contemporanea passando por melodias mais belas, já a musica erudita é mais um lado sombrio da musica européia com temas cheios de padrões e etc...
Basicamente essa é a divisão que eu faço entre elas, mas existem mais como o barroco, neo-classico e etc...
2007-02-03 07:35:59
·
answer #2
·
answered by satriani 2
·
1⤊
0⤋
A música erudita (do latim, eruditu, que significa conhecimento, saber, sabedoria) é também mencionada como Música Clássica. Há várias controversas sobre a terminologia mais correta no Brasil, mas até hoje não se chegou a um consenso acadêmico.
A divergência é que alguns musicólogos consideram que o termo "música clássica" deva ser reservado à música erudita produzida somente no período da história da música designado por Era Clássica ou Classicismo, que se estende de 1730 a 1809, caracterizado pela busca do equilíbrio das estruturas, da simetria das frases, da lógica dos desenvolvimentos articulados com a concisão do pensamento. Também há quem dê o nome de "música acadêmica" pelo fato de ser rigidamente estudada e possuir regras minunciosamente matemáticas.
Outros acham que o termo "erudito" é inadequado, por julgarem que se refere a um tipo de música destinado a ser inacessível às massas, preferindo o uso do termo "clássico", pela mesma razão que se fala em "literatura clássica", sem levar em consideração o período em que foi escrita
2007-02-03 07:16:57
·
answer #3
·
answered by Admir Silveira 2
·
1⤊
0⤋
O correto é música erudita ( contrário , de popular).
Clássico é um dos períodos da música erudita.
Canto gregoriano
- música antiga
- renascença
-barroco
- clássico (Bramhs, Schumann, Mozart)
- contemporânea.
2007-02-03 06:40:37
·
answer #4
·
answered by Betty 6
·
1⤊
0⤋
Não existe diferença,apenas se convencionou chamar música erudita de clássica.
Abração!!.
2007-02-03 12:56:52
·
answer #5
·
answered by sebasca 5
·
0⤊
0⤋
Na minha humilde opinião não existe diferença nenhuma, a diferença está em quem faz a classificação, normalmente gente da mídia. Esse negócio de pagode, samba, música baiana, etc.. só atende aos apelos da mídia. Música, no meu entender, poderia ser classificada em instrumental e articulada. A articulada em mono e coral. Os ritmos em lentos e rápidos. E acabou.
2007-02-03 07:00:42
·
answer #6
·
answered by rubsgouvea 4
·
0⤊
0⤋
http://pt.wikipedia.org/wiki/Música_Erudita
2007-02-03 06:38:21
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋