Nenhuma. Considero esporte.
Fisc
2007-02-02 17:09:47
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Um esporte! E nesse esporte você aprende a lutar, como esporte também é arte, Judo é arte!
2007-02-06 20:16:00
·
answer #2
·
answered by PATRICIA 1
·
0⤊
0⤋
eh uma arte em forma de luta
2007-02-06 17:14:05
·
answer #3
·
answered by Phoenix 6
·
0⤊
0⤋
uma luta
2007-02-06 15:50:03
·
answer #4
·
answered by Baby 3
·
0⤊
0⤋
Judô é a técnica de elevar o espírito a um grau consiência, traqüilidade e paciência para se evitar uma luta ou qualquer outro tipo de ação que venha a lhe lesar, neutralisando dessa forma o seu adversário, que se levar essa mentalidade para sua vida real, esse adversário pode ser qualquer problema que tenhas a enfrentar. Com certeza, o Judô é uma arte e é através da arte que se pode destina-lá a qualquer objetivo que deseje, desde que seja benéfico. Através do Judô você pode crescer espiritualmente, criar raciocínio rápido e lógico, desenvolve a cordenação motora, melhora as suas condições e/ou aptidões físicas...ou seja,Judô é do bem
2007-02-05 12:11:35
·
answer #5
·
answered by Cuité 2
·
0⤊
0⤋
O caminho suave é uma arte ,aprendemos a cair e levantar sem ter vergonha,usamos nossa técnica respeitando o limite do outro,lutamos para alcançar nossos objetivos,aprendemos a viver em equipe e ser humildes.
2007-02-05 08:28:50
·
answer #6
·
answered by J 1
·
0⤊
0⤋
ambos, uma arte e uma luta, por isso uma arte marcial.
abraços!
2007-02-04 07:50:43
·
answer #7
·
answered by angellus9999 4
·
0⤊
0⤋
uma filosofia de vida, é uma arte marcial que prega a paz e não a guerra.
2007-02-03 15:03:46
·
answer #8
·
answered by manoxanxa 7
·
0⤊
0⤋
Não existe nada mais zen do que fazer meditação ou yoga para buscar um estado tranqüilo e desperto ou, quem sabe, até o nirvana. Porém, a arte do movimento pode ser a grande saída para adquirir um estado zen.
É nessa onda, que entra em ação o Caminho do Samurai e suas artes marciais. Nesta entrevista ao Vya Estelar, a escritora Vera Sugai, autora do livro, o Caminho do Guerreiro, explica como as artes marciais contribuem para o equilíbrio físico, emocional e espiritual. Mostra como adquirir o autoconhecimento e o autodomínio. Conheça o autêntico Caminho do Samurai e saiba porque as artes marciais podem ajudar na sua Vida Afetiva e Sexual e sexual.
Vya Estelar - De que forma as artes marciais contribuem para o equilíbrio físico, emocional e espiritual?
Vera Sugai - A ansiedade diminui com a prática dessas artes. As artes marciais são artes de contato (físico). As pessoas frente a frente, uma esperando a resposta da outra. Cada um querendo defender e conquistar o seu espaço. Isto é um repeteco da vida. No contato com a arte marcial, você sai da indecisão e parte para a realização.
Instinto animal
O tete a tete faz o instintual vir à tona, por mais "delicado" que você seja. Você começa a perceber, através do tempo e da prática, que boa parte dos problemas que você tem no dia-a-dia, são imaginários. Com isto você adquire um estado de transcendência.
Vya Estelar - De que forma as artes marciais ajudam a desenvolver a autoconfiança e a realização?
Vera Sugai - Você adquire esta autoconfiança porque você sai do ato de simplesmente pensar. Você vivencia no tatame, de forma concreta, as situações da vida. Você está concretizando acertos e erros através do ato de cair e de levantar. Com a experiência, você acaba caindo bem melhor e reproduz isto na sua vida, se recuperando com mais rapidez dos duros golpes da vida e errando menos é claro.
Vya Estelar - Por que foi escolhido o judô como arte para o equilíbrio interno?
Vera - Por volta de 1880, o japonês Jigoro Kano tirou os golpes mortais do Jiu-Jitsu e fundou o Judô. A grande diferença entre o velho Jiu-Jitsu e o Judô é a elevação da arte marcial para o caminho do autoconhecimento. A preocupação de Jigoro era com a educação corporal.
Hoje em dia
Nos dias de hoje pensa-se muito na educação intelectual. Porém, o afeto e as emoções são expressos pelo corpo. As pessoas normalmente possuem mãos pesadas, gestos duros, pesados e pouca sofisticação em termos de movimento, porque não conhecem o próprio corpo.
Judô X Sexo
Isto reflete na questão mental, espiritual e sexual. As pessoas acabam transando mal porque pouco conhecem do próprio corpo.
Judô = o caminho da delicadeza
O judô é uma luta que exige muito coordenação motora e um bom repertório de movimentos. Isto reflete no seu trabalho mental. Você tem que pensar rapidamente e se antecipar ao movimento que o seu oponente vai realizar. Através da prática, de métodos de ataque e defesa, ou do treino do corpo para o cultivo da mente, podemos dominar o princípio ou essência desta arte, que é o caminho da delicadeza, ou o princípio de todas as artes e da própria vida.
Vya Estelar - Este princípio filosófico difere totalmente do judô esportivo?
Vera - Não tenho nada contra o judô esportivo ou o judô praticado nas olimpíadas, mas ali o objetivo de dominar o oponente e ganhar uma medalha está na frente da arte do movimento sincronizado, que uma luta como o judô possibilita.
Vya Estelar - Qual é a relação do Xintoísmo com as artes marciais?
Vera - O Xintoísmo é a religião nativa do Japão. A tradução desta palavra é "O Caminho dos Deuses". O Budismo o Taoísmo e o Confuncionismo, junto com o Xintoísmo, formam o zen. Uma palavra japonesa que significa meditação. E meditação, refere-se a um grau de consciência elevado, um estado de ser íntegro, da transcendência e elevação do espírito, num estado tranqüilo e desperto. Não só o judô mas como todas artes marciais dô (caminho) têm o objetivo de trabalhar o zen, como o Aikidô por exemplo.
Isso é Válido Para todas As Artes Marciais
2007-02-03 10:03:53
·
answer #9
·
answered by antonio 5
·
0⤊
0⤋
eu acho que a maioria das artes marciais tambem são lutas
2007-02-03 09:21:47
·
answer #10
·
answered by mathaus 5
·
0⤊
0⤋