English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Nossos avós viveram a modernidade, agora estão vendo a pós modernidade. O relativismo em que vivemos é uma evolução ou uma involução? Sem verdades absolutas, não estaríamos pisando em um chão gelatinoso e incerto?

2007-02-02 13:14:45 · 4 respostas · perguntado por Cleber S 2 em Ciências Sociais Antropologia

4 respostas

Claro que já observei. Observo o tempo todo e isso só me irrita. As pessoas percebem que suas idéias são fracas, não podem ser aplicadas a todos, e pensam: "bom, já que eu sou assim, todo mundo também é, então o certo é ficar em cima do muro". E se tornam paladinas da tolerância, defensoras das idéias múltiplas e incoerentes, da liberdade de expressão, e que se calem aqueles que não concordam.
Eu vejo como isso é nocivo. Não dá mais pra conversar, não dá mais pra interagir. Quando a gente vai dar um toque na pessoa, discutir com ela algum assunto importante, é só emitir algum princípio, algum valor, que vem logo a resposta: "isso é o que você acredita", "isso é verdade pra você", e por aí vai. Ou seja, as pessoas se tornam ilhas. Se tornam prisioneiras de si mesmas porque elas têm que ter a palavra final sobre tudo. Têm que ser donas da própria vida, auto-suficientes, não podem nem parecer que estão seguindo algo que outra pessoa disse, mas sim fazendo uma "análise seletiva e original de tudo que viram e ouviram". Resultado: frustração, desilusão, insegurança diante do mundo. Quem tenta ser Deus, mesmo que apenas na própria vida, acaba vendo que é difícil.

2007-02-02 13:32:31 · answer #1 · answered by Fernando - Macaco Véio 5 · 0 1

Nossa razão exige a existência de uma verdade absoluta. Costumo dizer que o fato de crer que o Sivuca é negro não fará com que ele deixe de ser albino. A verdade é imutável, o que temos são opiniões. A confusão com estes termos criou uma sociedade confusa, na qual ou cada um defende o que crê ser a verdade ou não se importa com nada que o cerca. Como nos mostra Aristóteles e Sto. Tomás, é racionalmente possível se provar a existência de Deus (veja, digo racional e não cientificamente) e sua unidade. Com isso se torna necessária a existência de uma única Verdade. Pax!

2007-02-03 12:04:11 · answer #2 · answered by Thiago "Maza" 5 · 0 0

Você sabe de onde veio veio? E por que esta aqui?
Nem você nem teus avos sabiam. Quer incerteza maior do que isso?
Mas alguém disse que a ordem do caos é o seu pleno discernimento.

2007-02-02 21:24:10 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Ou então os valores impostos por esta sociedade mudou!

As pessoas não olha o valor pessoal, nem querem saber se a pessoa tem alma ou não, o que importa é o bem material que ela possui, isso é ruim, cada vez mais as pessoas vão ficando vazias, buscando algo de material, por isso que mais e mais pessoas estão com depressão, cada vez mais o amor é desacreditado em razão de uma desculpa qualquer.
Essa coisa de "todo mundo" é uma coisa tão banal quando os valores buscados, Cadê a Espiritualidade? Cadê o Amor?

2007-02-02 21:21:02 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers